Dia Internacional da Educação: os desafios do ensino remoto

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Data é celebrada nos Colégios Presbiterianos Mackenzie

28.04.2021


No dia 28 de abril é comemorado o Dia Internacional da Educação, data de grande importância, uma vez que o ambiente escolar tem o poder de transformar as vidas das crianças e adolescentes. Em meio à pandemia da covid-19, as aulas passaram a ser on-line, mas as unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) continuam oferecendo um ensino transformador e de qualidade.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a data foi instituída no dia 28 de abril de 2000, por líderes de 164 países, incluindo o Brasil, e recorda a assinatura da Declaração de Dakar, realizada no Senegal, quando os países signatários assumiram diversos compromissos com a educação, firmados até 2030.

A superintendente de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), professora Márcia Braz, afirma que a comemoração provoca reflexões sobre os inúmeros desafios que ainda serão enfrentados. “Também nos faz lembrar as metas estabelecidas pelas nações envolvidas, que só serão cumpridas com políticas sérias, investimentos financeiros e reflexões sobre políticas pedagógicas”, complementa.

Além disso, Braz defende que a celebração traz à tona o ideal pedagógico mackenzista, que se dá no princípio de sua identidade confessional da cosmovisão cristã reformada, por duas razões: pelo respeito à pessoa, sem discriminação de qualquer natureza, por resguardar a verdade, o amor e ética cristã; e à confessionalidade que, “ao abordar os saberes do conhecimento humano, evita as dicotomias do pensamento secular para promover uma visão de mundo transcendente, aplicada de forma transversal, permanente e transparente”, explica.

Para Vera Mendes, diretora do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré, a educação é uma prática social possibilitadora do desenvolvimento do ser humano sobre aspectos amplos. “Ao estimular a capacidade cognitiva e intelectual, a educação oportuniza o crescimento das potencialidades de crianças e jovens como um todo. A integração da criança nas suas atividades escolares é fundamental para a sua socialização, favorecendo o desenvolvimento orientado e harmonioso dos alunos”, completa a diretora.

Por isso, o ambiente escolar precisa proporcionar estímulos positivos para as crianças, afinal é o local onde ela passa a maior parte do seu dia e desenvolve sua capacidade moral, cognitiva, emocional, física e espiritual. Na escola, além de aprender sobre novos conceitos, a criança tem a oportunidade de conhecer e conviver com diferentes grupos de pessoas, o que a leva a compreender ideias, opiniões, comportamentos e gostos diferentes dos seus.

As unidades dos Colégios estão focadas na formação integral da criança e do adolescente, que se aprimora por meio de atividades artísticas, esportivas, culturais e sociais, promovendo autodisciplina, empatia e fortalecendo os laços de amizade. Segundo a diretora Vera, isso acontece sempre com o foco no desenvolvimento dos valores cristãos eternos, presentes na confessionalidade da Instituição.

“Na parte social, isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências emocionais fundamentais, como a empatia, a solidariedade e o respeito ao próximo”, destaca Márcia.

Nas unidades Brasilia, Castro, São Paulo, Tamboré e Palmas do CPM, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, para o Mackenzie como um todo, o compromisso com a educação continua acima de qualquer adversidade, como é o caso da pandemia. Mas como trazer o ambiente escolar para a casa dos alunos? Segundo a superintendente, o processo de "aprender-ensinar-avaliar'' tem, como um dos pontos principais, a figura do professor. 

“O ambiente escolar é levado até o estudante pelo professor", aponta Braz. 

Ainda de acordo com ela, o docente é um dos profissionais que mais se mostraram resilientes nesses últimos meses. Com sua capacidade de reinventar-se em curtíssimo espaço de tempo e de desenvolver determinadas competências e habilidades requeridas no ensino tecnológico digital para manter-se conectado com seus alunos. “Por meio de sua imagem, é possível acolher, acalmar, transmitir conhecimentos e dizer: nós estamos aqui, nós estamos juntos”, complementa. 

Comemorar o Dia Internacional da Educação é uma oportunidade de refletir e de reafirmar os valores que conduzem a atuação nessa área. “A cada dia surgem novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem e superá-los é o que impulsiona nossa evolução como educadores. Questões de saúde, estruturais, emocionais, relacionais, tecnológicas, entre outras, são concernentes ao ser humano e à nossa sociedade em constante transformação. Porém o amor, que é o vínculo da perfeição, supera todas as barreiras. O amor pela educação, pelo desenvolvimento do ser humano e, sobretudo, a Deus, nos fortalece, nos capacita e nos equipa para irmos além dos desafios”, finaliza a diretora do CPM Tamboré. 

Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15