Maio Amarelo: segurança no trânsito em áreas escolares

Compartilhe nas Redes Sociais

10.05.2023 Responsabilidade Social


Inspirado nas placas de sinalização que indicam atenção e precaução, o movimento Maio Amarelo nasceu com o propósito de conscientizar a população e prevenir acidentes de trânsito. A ideia tem início a partir de estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tendo como base a segurança em diversos países.

De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), de janeiro a março de 2023, a cidade de São Paulo registrou o maior número de mortes no trânsito dos últimos sete anos - foram 209 óbitos em decorrência de acidentes.

Para garantir a segurança de nossos alunos e colaboradores, separamos algumas dicas de boas práticas no trânsito para pedestres e motoristas em áreas escolares.

Atenção ao limite de velocidade

O limite de velocidade de circulação em perímetros escolares costuma ser reduzido, não ultrapassando 20 km/h. Fique atento aos limites de velocidade no entorno do Mackenzie.  Mesmo se não houver indicação de limite, transite em velocidade reduzida para sua segurança e daqueles à sua volta.

Não estacione em fila dupla

Parar o veículo em fila dupla, além de causar transtornos no tráfego, tende a ser perigoso. Recomendamos não abrir a porta do veículo do lado em que outros automóveis e motos circulam, já que isso pode colocar em risco tanto sua segurança quanto das pessoas que estão em outros automóveis.

Atravesse com cuidado

Permanecer atento aos seus arredores é muito importante, especialmente no momento de atravessar a rua. Evite o uso de fones de ouvido ou celular. A medida fará com que você fique atento, evitando acidentes com veículos que estejam em alta velocidade ou fora de seu campo de visão.

Pare próximo à entrada

Procure sempre estacionar na entrada do seu destino, especialmente se estiver transportando crianças ou adolescentes. Para segurança e dos seus, também recomendamos esperar que os passageiros entrem no local antes de ir embora.