21.09.2023 - EM Universidade
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM), realizou, nos dias 19 e 20 de setembro, o Mackenzie Conecta, iniciativa que pretende aproximar a instituição de colégios e escolas de Ensino Médio de São Paulo. O encontro foi realizado no campus Higienópolis.
O objetivo do encontro foi permitir que diretores e coordenadores de Ensino Médio de colégios paulistas se aproximem da Universidade. A ideia é criar um vínculo entre as instituições, em parcerias duradouras, por meio de um programa de relacionamento educacional, que se chamaria "Pré-Mackenzie".
Nos dois dias de evento, os professores e gestores convidados foram recebidos pelo reitor da UPM, Marco Tullio de Castro. “Nosso foco é mostrar aquilo que estamos fazendo, os nossos propósitos e comunicar os nossos projetos, que muitas vezes fica difícil de passar por uma propaganda”, afirmou.
Após a palavra inicial do reitor, o capelão da UPM, reverendo José Carlos Piacente, passou uma rápida mensagem, lembrando os pilares confessionais mackenzistas. “A nossa educação é com um olhar cristão e é assim que nos comportamos. Quem entra por nossas portas não é nosso cliente, mas sim parte de nossa família. Os alunos entram como calouros e saem como parte de nossa história”, declarou.
Em seguida, o chefe de gabinete da reitoria, Marcos Nepomuceno, apresentou a UPM, sua estrutura acadêmica, os cursos de pós-graduação, bem como prêmios conquistados pela qualidade do ensino da instituição. Além disso, também foi mostrado como o Pré-Mackenzie funcionará, por meio de projetos de ensino e pesquisa desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio, para que eles já passem a entender o funcionamento da Universidade e tenham um vivência mackenzista. “É um projeto que queremos realizar há muito tempo, para nos manter mais próximos das escolas”, apontou ele.
No final da apresentação, a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, falou sobre a importância da Recepção aos Calouros, que acontece todo início de semestre. Segundo ela, é uma chance dos novos mackenzistas conhecerem todas as oportunidades da Universidade, não se limitando apenas às atividades de suas respectivas unidades acadêmicas. A pró-reitora garantiu aos convidados que esse momento “acalma o coração dos estudantes, que iniciam uma nova fase em suas vidas”, e destacou o programa MackSTLR, o uso do e-Portfólio e a importância do Fórum de Aprendizagem Transformadora, voltado para os docentes mackenzistas.
Satisfação
Entre os professores convidados, a sensação era de satisfação pela aproximação com o Mackenzie. “É a primeira vez que eu venho ao Mackenzie. Nossa escola tem muitos alunos que prestam vestibular no Mackenzie. Estou muito contente pela conversa aqui e todas as dúvidas tiradas sobre o projeto de parceria”, disse Luciene Côrtes, diretora do Colégio Octa.
Os diretores também puderam tirar dúvidas sobre os processos seletivos e formas de ingresso na UPM. “Eu fico preocupado em entender como as universidades podem atender meu aluno que sai do Ensino Médio e ingressa no ensino superior e no mercado de trabalho. Enxergar que o Mackenzie está preocupado com a formação integral desse aluno, que também é uma preocupação nossa, dá uma confiança de indicar o vestibular do Mackenzie”, afirmou Vitor Dias, orientador educacional de Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus.