09.11.2023 - EM Universidade
Na quarta-feira, 08 de novembro, a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que completa 70 anos em 2023, recebeu o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, para a palestra Desafios e Oportunidades da Gestão Municipal para o Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentável das Futuras Gerações, destinada aos alunos do curso de Direito.
O prefeito definiu a cidade como “pulsante e de oportunidades”, com 12 milhões de habitantes e considerada a quinta maior metrópole do mundo. “Tudo aquilo que tem capacidade de gerar um grande público e movimentação financeira, a cidade de São Paulo não fica fora da rota”, destacou Nunes.
Sobre a administração de uma grande cidade, Nunes disse ser necessário foco em muitos pontos. “Costumo dizer que temos duas cidades dentro de uma única cidade. Temos uma cidade muito rica e com capacidade de tecnologia em todas as áreas, e uma cidade com os problemas das regiões periféricas”. Dentro desse contexto, segundo o prefeito, a visão de gestão é fundamental para que haja equilíbrio entre “as duas cidades”.
Outro destaque feito pelo chefe do poder executivo municipal foi sobre o bem público ser algo maior na sociedade e que “sempre deve se anteceder ao interesse particular”. Nunes também abordou os tópicos de infraestrutura, pessoas em situação de rua e áreas verdes e sustentáveis.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, relembrou a visita feita pelo prefeito no início do ano, em abril, e afirmou que o Mackenzie “é uma instituição longeva e com uma bela trajetória, que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Nós nos entendemos como uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, pronta para ajudar o município”.
Estiveram presentes o presidente do Supremo Concílio do Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro; o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas; o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o diretor da FDir, Gianpaolo Smanio; a coordenadora do curso de Direito da UPM, Renata Rocha; o secretário adjunto municipal da Casa Civil, Milton Alves; e o secretário especial da comunicação da prefeitura de São Paulo, Marcelo Dangelo.