O Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), iniciou, nesta segunda-feira, 11 de novembro, o evento Escola São Paulo de Ciência Avançada em Atividade Solar e Clima Espacial (ESPCA), em colaboração com a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI).
Celebrando os 25 anos do retorno do CRAAM ao campus Higienópolis da UPM, o evento tem uma programação, até o próximo dia 22, com palestras, workshops e uma visita ao Rádio Observatório Pierre Kaufmann, localizado em Atibaia (SP).
Os principais temas abordados durante o ESPCA serão atividade solar, impactos no planeta Terra, monitoramento do Sol e tratamento de dados, com aproximadamente 60 pesquisadores de 23 países, incluindo o Brasil.
O painel de abertura, que aconteceu no auditório João Calvino, foi Explosões Solares: Estrutura Magnética e Liberação de Energia, ministrado pela professora e pesquisadora Cristina Mandrini, do Instituto de Astronomía y Física del Espacio, da Argentina. De acordo com o estudo de Mandrini, a explosão é uma liberação repentina de energia na atmosfera solar em forma de calor e partículas de aceleração.
“Ao longo dos próximos dias, encorajo vocês a se engajarem nos conteúdos, compartilharem suas perspectivas e criarem conexões duradouras com os demais participantes”, disse a coordenadora do Pós-Graduação em Ciências e Aplicações Geoespaciais (PPGCAGE), Adriana Valio, durante a abertura.
Para mais informações sobre a programação, acesse aqui.
Visita ao ROPK
Como parte das atividades da ESPCA, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer o Rádio Observatório Pierre Kaufmann (ROPK) no sábado, 16 de novembro.