O impacto da IA generativa na educação sob a perspectiva do alunado

Estudantes compartilham perspectivas sobre o uso da Inteligência Artificial em seus estudos e suas preocupações com o futuro da educação.

07.10.202415h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

O impacto da IA generativa na educação sob a perspectiva do alunado

Desde o lançamento do ChatGPT no fim de 2022, educadores têm buscado entender o que o avanço da Inteligência Artificial (IA) significa para eles, seus alunos e o sistema educacional como um todo. Alguns adotaram essa nova ferramenta, adaptando-se da melhor forma possível; outros estão mais resistentes, questionando como os alunos realmente utilizam esse recurso e se ele contribui ou prejudica o aprendizado.

Em artigo publicado em 6 de junho de 2024, o canal Harvard Business Publishing Education entrevistou estudantes sobre suas opiniões a respeito do uso de IA em seus estudos. Os participantes compartilharam diferentes maneiras de utilizar a IA generativa - tipo de Inteligência Artificial capaz de criar novo conteúdo por si só - para realização de pesquisas, limpeza de dados, superação de bloqueios criativos e criação de imagens para apresentações. Alguns mencionaram preocupações com a confiabilidade das informações fornecidas pela IA, enquanto outros destacaram sua utilidade para ajudar tutores a criar modelos personalizados para facilitar explicações e resolver problemas práticos. Também foi ressaltado o uso da IA para a explicação de conceitos complexos, geração de ideias e tarefas de codificação.

Quando questionados sobre os pontos fortes e fracos da IA na educação, ficou claro que a maior preocupação dos alunos é o possível uso inadequado pelos próprios estudantes, bem como a incerteza em relação à precisão da ferramenta em tarefas que envolvem criatividade. No entanto, eles veem vantagens no uso da IA para oferecer tutoria personalizada e ilimitada, revisão, programação e manipulação de dados.

Em relação às preocupações sobre o papel da IA no ensino, os entrevistados mencionaram a falta de regulamentação no uso dessa tecnologia em sala de aula, a desigualdade na adoção da IA entre diferentes países, e o risco de ensinar conceitos de maneira incorreta. Alguns expressaram dúvidas sobre se os sistemas educacionais estão prontos para lidar com as mudanças que essa tecnologia trará.

Por fim, os estudantes deram conselhos para professores e administradores escolares sobre como lidar melhor com a IA generativa. Eles recomendam não proibir o uso da ferramenta pelos alunos, mas sim aprofundar o conhecimento sobre ela, abraçar a tecnologia e adaptar-se a ela, já que a IA veio para ficar. O autor do artigo conclui que, apesar das opiniões divergentes sobre essa nova tecnologia, há um consenso sobre a importância de melhorar a educação. Também destaca a responsabilidade dos educadores de aprender sobre a IA, experimentá-la e desenvolver políticas para seu uso nas salas de aula.

Para ler o artigo completo, acesse: https://hbsp.harvard.edu/inspiring-minds/how-students-are-actually-using-generative-ai.