Em matéria publicada no dia 14 de março de 2024, a revista Exame dissertou sobre proatividade, assim como sua importância e seus benefícios no ambiente de trabalho. Inicialmente, a matéria explica que essa é uma qualidade desenvolvida através das soft skills e que consiste em ser diligente e agir de acordo com as necessidades e demandas, sem precisar de instruções para tal. A seguir, o artigo se aprofunda nas vantagens da proatividade.
Basicamente, uma pessoa proativa apresenta iniciativa, independência e assume diversas responsabilidades, pois está sempre procurando solucionar os problemas que se apresentam em seu caminho. Outra característica indispensável é a capacidade de antecipação: o indivíduo proativo não busca apenas a solução de problemas já existentes, como também identifica potenciais obstáculos que podem surgir. Essas pessoas são flexíveis, adaptáveis, comprometidas com seu crescimento pessoal e profissional e estão sempre procurando desenvolver sua capacidade comunicativa.
No ambiente de trabalho essas características são essenciais. Com elas, o funcionário proativo torna-se um líder, pois não espera por instruções para agir e inspira seus colegas com uma atitude positiva. Outra área muito estimulada é a criatividade, pois a busca constante por soluções inovadoras e inteligentes incentiva o autodesenvolvimento do trabalhador. Do ponto de vista comunitário, esse tipo de atitude impulsiona a evolução da empresa no mercado e, em escala menor, ajuda a reduzir os conflitos e os problemas entre funcionários.
De acordo com o artigo, para uma pessoa ser mais proativa ela precisa assumir responsabilidades por suas ações, decisões, resultados e assumir uma posição ativa diante de desafios. É importante que o indivíduo trace metas, crie planos de ação e desenvolva suas habilidades de comunicação, colaboração e resiliência. Em conjunto com essas características, a busca por oportunidades de aprendizado contribui para a evolução pessoal do trabalhador.
Por fim, a matéria apresenta exemplos de proatividade na prática, ou seja, de comportamentos proativos. Entre seus exemplos, o autor menciona a atitude ativa de um funcionário que, após encontrar uma falha em um trabalho, procura maneiras de solucionar o problema. Ao final, o autor salienta que “a proatividade se manifesta quando um profissional se voluntaria para liderar um projeto desafiador”.
E você? Já parou para refletir sobre como reage diante dos desafios acadêmicos e profissionais? Para ler o artigo completo acesse: https://exame.com/carreira/guia-de-carreira/como-ser-mais-proativo-no-trabalho-dicas-para-aumentar-sua-proatividade/