Alunos da FAU comemoram lançamento da edição da Revista &DESIGN

O evento contou com palestrantes que visam a inclusão no mercado de trabalho

23.08.202411h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, foi realizado o lançamento da 4ª edição da Revista &DESIGN, que conta com projeto gráfico e criação de arte de alunos e professores do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento de lançamento da 4ª edição ocorreu no auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), no campus Higienópolis, em São Paulo.

Para o pró-reitor de Graduação da UPM, Marcos Nepomuceno, a Universidade tem um papel crucial quando se trata de fabricar conteúdos que agregam conhecimento. “O curso de Design retoma e produz com altíssima qualidade essa revista, um trabalho de preservação de código de linguagem e de estrutura, e isso é o papel de uma universidade com a nossa tradição e com o nosso compromisso com a educação”, adiciona ele.

“A articulação conjunta entre a &Design Magazine e o curso de Design do Mackenzie reforça esse compromisso que a gente tem como curso, não só de formar com excelência, mas também de construir pontes entre a academia e a sociedade, trazendo alunos, professores, e a comunidade para discutir, isso amplia a formação do aluno”, destacou o coordenador do curso de Design, professor Ivo Eduardo Pons.

O Projeto

A 4ª edição da Revista &DESIGN é uma continuação, pois os mackenzistas já participaram da terceira edição da publicação e, devido ao excelente trabalho dos alunos, a &Design convidou a UPM novamente. Os textos foram feitos pela editora, e os alunos tiveram o papel essencial de diagramar, verificar as massas dos textos, desenvolver ilustrações e editar as fotos.

Esse auxílio dos estudantes de Design do Mackenzie faz parte de um projeto de extensão do curso, o Design Experience Mackenzie, que busca, com essas experiências, levar para a vida profissional deles esses aprendizados.

A professora de Design e responsável pelo projeto, Nara Martins, ressaltou a relevância do conhecimento que os estudantes tiveram e como isso pode impactar em suas carreiras. “Essa é uma experiência muito importante, porque os alunos aprendem fazendo e para um cliente real. Então, eles têm a parte de fundamentação, de conhecimentos, que são trabalhados juntamente com os professores, tutores e orientadores, aproximando-se cada vez mais do mercado”, pontuou ela.

O professor de Design e também responsável pelo projeto, Marcos Castanha, destacou as habilidades que os alunos desenvolveram ao longo do processo. “Acredito que trabalhar em equipe foi uma skill que eles treinaram muito, o que tem tudo a ver com o projeto do Mackenzie MackSTLR. Neste período, buscamos construir essa percepção do aluno, não só de protagonismo, mas também de ter essa inteligência emocional treinada, e trabalhar isso dentro da Universidade é essencial”.

“Outro aspecto, é a questão técnica, que são as habilidades dos softwares, composição, análise gráfica, estudo cromático, estudo tipográfico, todas as instâncias da sintaxe visual que o design promove”, completou o professor Castanha. 

A aluna Ana Paula, que está no quarto semestre de Design, ressaltou a importância deste projeto para seu desenvolvimento. “Eu aprendi a utilizar ferramentas nas quais ainda tinha dificuldade. Foi muito enriquecedor fazer parte de um projeto tão grande e profissional, foi uma honra trabalhar com eles”, adicionou.

“Eu sempre tive essa vontade, de trabalhar com o editorial, então, para mim, foi muito interessante ter esse contato com uma editora e com colegas de outros semestres, foi bem legal ter essa troca de conhecimento. E isso no portfólio agrega bastante à minha caminhada. Eu acredito que não teria essa oportunidade se eu não estivesse no Mackenzie”, salientou a aluna Ana Paula, do sexto semestre. 

As palestras

Ao fim da abertura institucional, o evento contou com três palestrantes, dois deles representando o Estúdio QUE, a sócia e diretora de Novos Negócios, Marina Cusnir, e o diretor de arte e fotógrafo, Diego Carvalho. O Estúdio QUE é uma empresa multidisciplinar, que busca a inclusão pela criatividade das pessoas com deficiência intelectual para impulsionar a autenticidade do design brasileiro. 

O terceiro palestrante, mas não menos importante, foi o cocriador da CaSa SLAMB, Artur Slama,que gere uma casa de arte e cultura, sendo um local de criação, que também busca a inclusão. 

“Na palestra, mostramos um pouco como é o nosso trabalho, como entendemos que as pessoas neuro diversas podem trazer e agregar dentro do processo criativo. Pensamos quase na contramão de um mundo globalizado, que está com as mesmas referências, com inteligência artificial, com toda essa produção, nós buscamos a inovação”, ressaltou Marina. 

Diego é antigo aluno do Mackenzie e, para ele, poder voltar e transmitir conhecimento para seus colegas é nostálgico. “É super interessante essa troca, é um momento de agradecimento, de continuação daqueles ensinamentos. Depois de 12 anos, poder retribuir aos mackenzistas com aprendizado, transmitindo um pouco da minha experiência, é marcante”, salientou.

“Eu gostaria que os estudantes se aproximassem da minha ideia, nesse lugar da inclusão e da arte, trazer para eles um pouco desse universo. Aliás, acho muito importante trazer o jovem para um protagonismo, para o mercado profissional. A visão do jovem é super necessária em todo momento, traz, às vezes, até uma disruptividade para o que a gente já está acostumado a ver, traz novos olhares”, ressaltou Artur. 

Também estiveram presentes no evento: o diretor da FAU, Carlos Leite; e o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente, que na ocasião estava representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro.