Faculdades

Alunos e professores visitam maior obra urbana viária do DF

Construção no túnel de Taguatinga tem suporte tecnológico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

19.12.202218h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Estudantes e professores da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) visitaram o túnel de Taguatinga, uma das maiores obras viárias do Brasil e que contou com controle tecnológico da obra por meio dos Laboratórios de Engenharia Civil da FPMB. A obra está na fase final e deve ser entregue em breve. 

As visitas fazem parte do escopo de atuação do curso de pós-graduação em Gestão de Infraestrutura e Governança da FPMB, que alia teoria e prática, incluindo visitas a importantes ativos de infraestrutura. Na ocasião, o Secretário de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Luciano Carvalho de Oliveira, guiou, no último dia 10 de dezembro, os alunos e professores da Faculdade para conhecer a obra do túnel de Taguatinga. 

Para Carvalho, a iniciativa de incluir visitas técnicas na programação da pós-graduação permite que os alunos tenham melhor desempenho nos conteúdos ministrados. "A visita é interessante para que vejam os desafios na contratação, execução e fiscalização de obras como essa”, destaca o secretário de obras, que também faz parte do corpo discente da pós-graduação.

De acordo com Luciano, o túnel de Taguatinga se torna fundamental para o Distrito Federal e, principalmente, para a região oeste. Para ele, a estrutura vai desafogar o trânsito, além de melhorar o fluxo das pessoas que estão apenas de passagem na região central da cidade administrativa. Ela também contempla o contrato do corredor de ônibus Eixo-Oeste, que privilegia o transporte coletivo que vai ligar o Sol Nascente até o Plano Piloto. 

A participação da FPMB na modernização da infraestrutura do DF

A FPMB, em parceria com o Consórcio Future ATP Prisma, responsável pela supervisão da construção do túnel de Taguatinga, participa desde 2020 do controle tecnológico dos materiais empregados na obra. Atualmente, com o curso de pós-graduação em gestão de infraestrutura e governança, este tema também é abordado em sala de aula.

A visita ao túnel contou também com os coordenadores do curso, Marcelo Sampaio e Vinicius Resende, além dos professores Fernando Mitkiewicz, Nicola Khoury e Felipe Queiroz.

De acordo com Vinícius Resende, essas ações são importantes para ressaltar o conhecimento prático do curso de pós-graduação. "Elas possibilitam que os alunos façam o link direto entre o que é dado em sala de aula e o que acontece na prática do setor. Essa troca com os professores têm sido um diferencial do curso’’, destaca.

As instalações da FPMB têm ganhado destaque do poder público e da iniciativa privada desde o início das obras. Em especial, devido à estrutura tecnológica de ponta para pesquisa e desenvolvimento.

A construção do Túnel de Taguatinga é uma das construções mais aguardadas do Distrito Federal. Com 1.010 metros de extensão, duas pistas paralelas de três faixas de rolagem em cada sentido e uma ligação subterrânea direta com a Ceilândia, pela Via Elmo Serejo, a via também será uma alternativa para o próprio Centro de Taguatinga, mitigando a retenção de veículos, de acordo com informações divulgadas pela Agência Brasília.