Boas práticas no uso de IA no ambiente de trabalho

Com a chegada de novas ferramentas digitais, saiba como se adaptar a nova realidade

04.03.202409h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

De acordo com o relatório Customer Experience Trends, realizado pela empresa de software Zendesk, houve um aumento significativo no investimento de empresas em desenvolvimento e implementação de recursos baseados em Inteligência Artificial. Os dados mostram que 67% dos líderes pretendem aumentar os investimentos em IA em 2024.

Com a chegada de novas ferramentas digitais, é evidente que o mercado de trabalho está em processo de adaptação. Assistentes de chatbot como o ChatGPT, Bing Chat e outras formas de Inteligência Artificial facilitam os processos criativos e de pesquisa, além de aprimorar o tempo de execução de tarefas como tradução, leitura de dados e outras. 

Apesar de favoráveis, o uso excessivo ou sem critério de tais tecnologias pode prejudicar o funcionamento pleno e eficiente do profissional. Neste artigo, selecionamos algumas dicas para introduzir a Inteligência Artificial de forma correta e ética no dia a dia.

Dados e informações

Ao pedir para o ChatGPT, por exemplo, para gerar um texto, a IA utiliza informações de sites, fóruns e diversas plataformas disponíveis na Web para produzir o conteúdo, muitas vezes as fontes utilizadas não são oficiais ou fidedignas, fazendo com que o filtro não seja 100% eficaz. Quando se trata de contas matemáticas com alto grau de complexidade, a Inteligência Artificial também se mostra menos eficiente do que as calculadoras tradicionais. 

Para usar a IA da forma correta, é considerável tê-la apenas como uma base inspiracional. Independentemente do sistema utilizado, é fundamental verificar se as informações concedidas estão corretas e, caso estejam, também checar se o conceito empregado faz jus à pesquisa.   
 
Plágio

Ao utilizar quaisquer plataformas de Inteligência Artificial para uma atividade profissional, é primordial que o conteúdo gerado não seja aplicado em sua forma integral, seja em um e-mail, texto e outros formatos de comunicação. Como citado anteriormente, tais plataformas utilizam textos pré-existentes na internet para elaboração de conteúdos, assim não existe nenhuma garantia que o material não seja alguma reprodução de algum portal ou domínio que detenha direitos autorais. 

A cópia ou reprodução de quaisquer materiais sem dar crédito ao autor, além de descredibilizar o profissional, é crime, passível de processo para o plagiador, e em alguns casos, até mesmo para empresa ou marca que atua.
Experiência humana

Apesar da IA ser um avanço tecnológico indispensável, e que não pode ser descartado, a sensatez e a experiência humana ainda são as melhores opções para o desenvolvimento de diversas tarefas. No ambiente de trabalho, é extremamente importante levar em consideração quais são os requisitos para execução eficiente de um projeto, ação e tarefa, além de entender quais exigem características e capacidades únicas. 

Caso tenha alguma dúvida de como proceder e quando utilizar a IA em alguma atividade, converse com o seu gestor direto, e pesquise boas práticas de mercado. Com cautela e sabedoria o uso da IA será um potencializador do trabalho e não um causador de problemas.