Atualidades

Curso do Mackenzie ensina pensamento estratégico e tomada de decisão na era digital

As inscrições podem ser feitas até dia 21 de setembro

17.09.201915h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Já não é novidade que o mundo se transforma constantemente, a grande questão atual, no entanto, é a velocidade em que essa transformação ocorre, levando a diversos cenários incertos e voláteis que dificultam a tomada de decisão dentro das empresas. Visando a capacitação dos profissionais responsáveis por esse direcionamento, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferece um curso de extensão nesse semestre voltado à temática, o Strategic Mindset 4.0, que acontecerá nos dias 28 de setembro e 05 de outubro, das 9h às 17h, no campus Higienópolis.

As aulas serão ministradas por Marco Morsch, coordenador do curso, e pela professora convidada Keitiline Viacava, pós-doutora em neurociência cognitiva pela Georgetown University, em Washington. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro pelo site

O curso tem como objetivo desenvolver o pensamento estratégico e a cognição de líderes organizacionais para formular estratégias inovadoras e tomar decisões na Era da Transformação Digital e em ambientes de elevada volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, o famoso contexto VUCA.

Capacitar os participantes para desenvolver um mindset estratégico permite que gestores, líderes e empreendedores passem a resolver problemas complexos e definir estratégias por meio de um processamento de informação mais apurado e centralizado, função fundamental para a tomada de decisão eficaz nas empresas.

O contexto VUCA pode afetar dramaticamente o processo de tomada de decisão, pois o mundo está cada vez mais complexo, cheio de volatilidade, ambiguidade e incertezas. “Diante da necessidade de dar respostas rápidas, podemos tender a colocar o cérebro no automático, muitas vezes não parando para refletir sobre pequenas mudanças no contexto, o que pode implicar em erros”, explica Morsch. 

Vieses cognitivos

Segundo Morsch, a baixa qualidade das decisões e até mesmo decisões erradas ou fatais estão relacionadas aos vieses cognitivos, que são diversos. Eles se constituem em atalhos mentais “que utilizamos no processo de informação (heurística) para facilitar nossa tomada de decisão, como por exemplo, atitude de excesso de confiança, ilusão de controle, viés de ancoragem ou aversão à perda”, diz ele.

De acordo com Keitiline, o diferencial está em notar que enquanto alguns apontam os vieses cognitivos como algo negativo e que deve ser evitado, outros buscam agilidade na tomada de decisões por essa mesma via, onde encontram vantagem competitiva para lidar com os desafios da economia digital. “Se vieses fossem ruins, a seleção natural teria encontrado uma forma de eliminá-los”, completa ela.

Estudar os diversos tipos de  vieses é importante porque, ao entender como eles influenciam o processo mental de julgamentos e tomada de decisão, é possível evitar erros neste processo. “Esse conhecimento também contribui para a vantagem competitiva, pois traz agilidade à decisão na medida em que elege apenas o que é relevante para a análise de dados”, finaliza o coordenador do curso. 

Serviço
Curso de Strategic Mindset 4.0
Data:
 28 de setembro e 05 de outubro
Horário: das 09h às 17h
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Higienópolis
Inscrições: acesse aqui