Cultura

Dia Mundial do Livro: a leitura no processo de ensino-aprendizagem

Sistemas de Ensino Mackenzie desenvolvem projetos de incentivo à leitura 

23.04.202010h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Nesta quinta-feira, dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, que tem como objetivo incentivar o hábito e o prazer da leitura, além de homenagear diversos autores que contribuíram para a cultura literária ao longo dos séculos, como William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Pensando no estímulo à prática da leitura dentro do ambiente escolar, desde os primeiros anos da Educação Básica, os Sistemas de Ensino Mackenzie, que congregam o Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e o Mackenzie Educacional (ME), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), desenvolveram dois projetos: o de Competência Auditiva e o Literatura Viva.  

O projeto de Competência Auditiva pretende ensinar às crianças a forma narrativa prioritariamente pelo viés oral, com temas didáticos. Como explica Karen Stephanie Melo, analista pedagógica dos Sistemas de Ensino Mackenzie, o conhecimento da narrativa é essencial para o pensamento a partir da palavra escrita.

“O material de Competência Auditiva dos Sistemas, portanto, auxiliará o professor a desenvolver essas habilidades com as crianças da Educação Infantil”, explica Karen. 

Ela acrescenta que, em primeiro lugar, é importante que a criança seja exposta a uma quantidade progressiva de palavras e que desenvolvem o pensamento a partir da visão cristã do mundo. “Por exemplo, se o conflito está relacionado a uma quebra de rotina devido a um evento inesperado, algumas perguntas que são respondidas pela história são ‘como pessoas que se relacionam com Deus lidam com um evento inesperado? Como isso afeta suas atitudes?’. A narrativa escrita com esses cuidados tende a auxiliar as crianças a superarem as dificuldades de dominar o pensamento a partir da palavra escrita”.

Karen destaca, ainda, que esse cuidado com o material contribui não apenas para o entendimento da palavra escrita, mas também a manter a concentração durante tempos progressivamente mais extensivos, criar expectativas e imaginar soluções, derivar a imagem a partir das palavras, superar expectativas frustradas, incorporar estruturas lógicas, acumular gradualmente conhecimentos e ideias.

Já o Literatura Viva é composto por recomendações de obras literárias e tem como propósito marcar a necessidade do trabalho escolar e familiar com a leitura de tais obras; propor uma estrutura de trabalho didático com literatura e “trazer uma curadoria que pode ser tomada como base para a escolha dos livros que serão adotados pela escola”, afirma Karen.

Para Maria Andrea Pavel, também analista pedagógica dos Sistemas, compreender os motivos que fazem com que a leitura seja algo tão importante em nossa vida faz com que o processo de a tornar um hábito seja mais fácil.

“O livro é uma das maiores invenções a que o homem tem acesso, afinal, é por meio dele que foram transmitidos conhecimentos, saberes, culturas de diversos povos”, diz Maria. 

Durante o processo de leitura, diversas habilidades são desenvolvidas, como explica Karen.  Entre elas estão: saber configurar cenários mentais; deduzir hipóteses em uma história cuja leitura ainda não se concluiu e atribuir uma retrospectiva em hipóteses cuja leitura já tenha sido concluída; identificar-se com uma situação ou com uma personagem no contexto da história para avaliar situações e ações humanas; contato com formas esteticamente refinadas de uso de linguagem para comunicação de situações complexas; e perceber a importância de organizar tempo para refletir e imaginar situações propostas para leitura literária.

A analista pedagógica Maria espera que possamos celebrar essa data praticando e incentivando o hábito da leitura com qualidade. “Leia para você mesmo, leia para uma criança, presenteie alguém com um livro e incentive esse hábito importante”, finaliza.