Universidade

Discussões sobre a UPM como universidade promotora de saúde encerra Fórum de AT

Tema da edição foi saúde mental e bem-estar no ambiente universitário

05.02.202416h54 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Na tarde da última sexta-feira, 02 de fevereiro, houve o encerramento do VIII Fórum de Aprendizagem Transformadora (AT), realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Ao longo de três dias, o evento, que marca o retorno das atividades dos docentes mackenzistas, contou com palestras e workshops sobre a temática Ambiência Saudável, Bem-Estar e Projeto de Vida na UPM.

“Nós assumimos o compromisso de, no ano de 2024, colocar em discussão a saúde mental, começamos aqui, mas vamos durante todo o ano”, destacou a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein. 

Foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho (GT) Promoção de Saúde Mental e Docência: o que podemos fazer?, liderado pela professora Larissa Polejack, da Universidade de Brasília. Entre as potências da comunidade mackenzista identificadas estão: forte identidade com a instituição; ações institucionais em curso, com destaque para o PROATO; clareza nos valores institucionais; iniciativas individuais dos docentes; e abertura para a escuta e diálogo. 

Já as principais preocupações observadas nos estudantes são a ansiedade, dificuldade de lidar com frustações, muito tempo de tela e a dificuldade de estabelecer relações. Além disso, também foram apontadas a medicalização da vida e a dificuldade dos docentes em saber lidar com as demandas por cuidado e sobrecarga dos alunos. 

“Começamos a olhar e identificar o ponto-chave que gostaríamos de trabalhar, depois tivemos um momento de teorização, e aí houve o movimento de identificar algumas hipóteses de solução sobre o que afeta a nossa comunidade e o que pode melhorar a ambiência na universidade”, explicou Polejack sobre as etapas do GT. 

Após a apresentação do GT, foram demonstrados números do programa MACKSTLR em 2023: 375 iniciativas de aprendizagem transformadora (IAT), 145 docentes envolvidos e 3.056 inscrições. Ainda durante o evento, houve a premiação das IATs. Confira os projetos e docentes vencedores:

1º lugar 
Projeto Integrador Kit Estrutural Mola 

Celia Mendes Carvalho Lopes (EE) 
Kamila Rodrigues Cassares Seko (EE) 
Tatiana Aiello (EE) 

2º lugar 
Explorando Dimensões Psicodinâmicas do Transtorno do Espectro Autista 

Bartholomeu de Aguiar Vieira (CCBS) 

3º lugar 
Gestão Criativa em Arquitetura e Design: Como Transformar Ideias e Negócios 

Carlos Marcelo Campos Teixeira (FAU) 
Renato Vizioli (FAU) 

Qual é a sua Onda?
Ana Raquel Mechlin Prado Menezes (CCT)
Raquel Duarte Hadler (CCT)