Estratégias para desenvolver o senso de liderança

05.03.202410h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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O termo “liderança” designa-se a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e guiar um grupo de pessoas de modo a atingir objetivos em comum. No ambiente de trabalho, cultivar o senso de liderança é essencial para enfrentar os desafios com confiança e ter um diferencial estratégico em um time. Um bom líder não necessariamente ocupa um cargo de gestão, mas está constantemente envolvido em atividades que requerem proatividade e gerenciamento pessoal.

Em meio a essa complexidade, desenvolver e aprimorar o senso de liderança torna-se uma prioridade para profissionais que buscam se destacar em suas carreiras e contribuir de forma significativa para o crescimento e sucesso da equipe. Conheça, neste artigo, estratégias para desenvolver e trabalhar seu espírito de liderança.

Inteligência emocional e autoconhecimento

Para poder guiar outras pessoas rumo a um objetivo, é necessário primeiro entender a si mesmo. Isso envolve uma autoavaliação sincera que identifique pontos fortes, áreas de melhoria e habilidades a serem desenvolvidas. A partir da autoconsciência, o profissional também desenvolverá empatia, compreensão e positividade diante de si mesmo e de outras pessoas.

No livro “A coragem para liderar”, por Brené Brown, encontra-se o seguinte trecho: “Os líderes precisam dedicar uma quantidade razoável de tempo para lidar com medos e sentimentos, ou vão desperdiçar uma quantidade exorbitante de tempo tentando gerenciar comportamentos ineficientes e improdutivos.” Dedicar um tempo para o autodescobrimento traz benefícios que ultrapassam a esfera pessoal de cada ser humano.

A inteligência emocional desempenha um papel crucial em uma liderança eficaz, permitindo que os líderes reconheçam e gerenciem suas próprias emoções, bem como os sentimentos dos membros da equipe, para promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Participe de projetos em grupo

Mesmo sem ocupar cargos de gestão formal, é possível desenvolver habilidades de liderança por meio de participação em projetos paralelos, grupos estudantis ou oportunidades de voluntariado. Essas experiências oferecem um vislumbre para assumir papéis de liderança, mesmo que informais, ao mesmo tempo, em que o profissional pratica habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, tomada de decisão e resolução de problemas.

Além disso, essas atividades proporcionam um ambiente seguro para experimentar diferentes estilos de liderança e desenvolver a confiança necessária para liderar com sucesso em futuras situações.

Trabalhe em si os pilares da liderança

Segundo o autor e consultor organizacional Warren Bennis, existem 4 pilares fundamentais que devem ser considerados ao falarmos de um bom líder: comunicação para transmitir suas ideias com eficácia, visão para vislumbrar bons resultados, confiança para inspirar e habilidade para tomar decisões rápidas e bem fundamentadas.

Existem diferentes meios para desenvolver essas habilidades: imagine que um profissional está enfrentando um desafio inesperado em um projeto. Ele utiliza suas habilidades de comunicação para reunir a equipe e explicar a situação com clareza, transmitindo confiança e inspirando-os a encontrar soluções.

Com base na visão compartilhada de superar obstáculos, o líder toma decisões rápidas e bem fundamentadas, priorizando tarefas e alocando recursos de maneira eficaz para resolver o problema. Sintetizando, numa frase atribuída a Warren Bennis: “Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade".