Mundo

Mackenzistas premiados na Hult International Business School, em São Francisco

Alunos saíram vitoriosos com melhor projeto inovador para Uber durante curso de Negócios com IA

05.08.202415h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Uma comitiva composta por três professores e 22 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) esteve na Hult International Business School, campus de San Francisco, EUA, de 29 de julho a 02 de agosto, no San Francisco Immersion Week - AI Pitch Challenge. O encontro, realizado em parceria entre as duas universidades, levou os estudantes para um curso de curta duração dedicado a negócios com uso de inteligência Artificial (IA), com visitas a empresas de alta tecnologia, e focou no desenvolvimento de práticas de elevator pitch – técnica de apresentação ágil muito utilizada no mundo dos negócios para impulsionar insights e transformá-los em estratégias de mercado.

O destaque do evento foi para a competição de melhor projeto inovador (AI Pitch Challenge, em inglês), no qual os participantes tiveram de fazer uma pesquisa sobre uma indústria, selecionar cinco empresas do setor e indicar a mais inovadora dentre elas, bem como o produto mais inovador para os próximos dez anos.

O projeto vencedor, intitulado A safer journey for Ella (Uma jornada mais segura para ELLA, em tradução livre), escolheu a empresa Uber, propondo a criação de uma agente virtual para acompanhar mulheres durante as corridas e, assim, reduzir os casos de importunação sexual. O grupo era composto por alunos dos cursos de Economia, Administração, Psicologia, Direito e Publicidade e Propaganda.

O projeto foi reconhecido por sua originalidade e potencial impacto no mercado, com solução inovadora com o uso de IA, recebendo prêmios da instituição e uma bolsa parcial para cursar um dos cursos oferecidos pela Hult College.

"A resposta ao curso superou nossas expectativas. A criatividade e o talento demonstrados pelos participantes foram notáveis", comentou o professor Beau Giannini, da Hult International Business School. "Estamos entusiasmados em ver como essas ideias poderão contribuir para o futuro dos negócios”, comentou Claudia Portillo, profissional sênior de relações corporativas da Hult International Business School.

O grupo de estudantes foi acompanhado pelos professores do campus Higienópolis, Ana Lúcia Pinto da Silva, do curso Ciências Econômicas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA); e Veridiana Pereira, do curso Engenharia da Produção, da Escola de Engenharia (EE). Do campus Campinas, o professor José Geraldo Romanello, do Direito, este com a comitiva.

De acordo com a professora Ana Lúcia, durante o curso, os mackenzistas participaram de aulas teóricas e práticas, com visitas a empresas, obtendo conhecimento em primeira mão de práticas de ponta e oportunidades de networking. “Foi um amplo mergulho no epicentro do espírito empreendedor e da inovação. As aulas e as visitas foram conduzidas por professores da Hult College e especialistas da indústria. Os temas abordados incluíram técnicas de análise de dados, automação de processos e a aplicação da inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente”, contou ela.

Para a docente, o evento proporcionou aprendizado prático preciso e facilitou a criação de uma rede de contatos valiosa entre os participantes, o que abre espaços para colaborações futuras em projetos relacionados à inteligência artificial. A iniciativa reforça o compromisso da UPM em oferecer experiências internacionais que ampliem os conhecimentos pessoais e profissionais dos estudantes e fortaleçam o desenvolvimento de competências interculturais e prática multidisciplinar de excelência.