Universidade

Universidade Mackenzie Alphaville promove curso de inclusão digital para idosos

Foco é o uso de smartphones, redes sociais e aplicativos que auxiliem na rotina dos idosos

04.06.202416h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, realizaram, ao longo do semestre, um curso de capacitação voltado à inclusão digital da população 60+ que frequenta o Parque da Maturidade José Dias da Silva, em Barueri, Grande São Paulo.

Sob a supervisão de professores, os alunos orientaram os participantes sobre o uso de smartphones, redes sociais e as diversas possibilidades da internet.

De acordo com o professor Thiago Donizetti dos Santos, coordenador do projeto e docente da FCI Alphaville, “as oficinas abordaram temas atuais como Inteligência Artificial, segurança da internet e armazenamento em nuvem, além de ensinar o uso de aplicativos essenciais, como aqueles para marcação de consultas pelo SUS. A ação beneficia os idosos, trazendo mais autonomia, bem-estar e qualidade de vida.”

A intergeracionalidade, ou troca de conhecimentos entre diferentes gerações, é um dos pontos fortes do projeto, segundo a coordenadora dos cursos de Tecnologia da FCI Alphaville, professora Marcilyanne Gois.

“Nossos jovens aprendem com a experiência de vida dos idosos e ensinam conforme as demandas e dificuldades que eles têm com as novas tecnologias. Além disso, os estudantes desenvolvem habilidades didático-pedagógicas e soft skills, como comunicação e empatia”, destacou a professora.

O projeto, consolidado como um importante instrumento de capacitação e inclusão digital, envolveu alunos dos campi Alphaville, Higienópolis e da modalidade EAD e já foi realizado no Centro de Referência ao Idoso (CRECI) e na Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU), na UPM. O Parque da Maturidade abrirá inscrições para o próximo semestre em breve.