03.07.2024 - EM

Coordenação

"Conheça algumas dicas para não cair no esquecimento "

A memória é uma das habilidades mais importantes e complexas do cérebro, permitindo a capacidade de armazenar e recuperar informações. Em um mundo cada vez mais efêmero e dotado pelo excesso de informações, a dificuldade de lembrar compromissos, como uma reunião importante, senhas para acessar um site ou do banco, dentre outros é um grande desafio para algumas pessoas. Hábitos ruins podem afetar negativamente a memória. Entre eles, estão uma dieta com poucos nutrientes, consumo exagerado de álcool, tabagismo, além da exposição excessiva às telas. Felizmente, existem exercícios que podem ajudar a melhorar a memória e manter o cérebro ativo.

Jogos de estímulo mental 

Jogos como quebra-cabeças, palavras-cruzadas, sudoku e jogos de memória são excelentes para exercitar o cérebro. Eles auxiliam na melhoria da capacidade de lembrança e aumentam a agilidade mental. Para ter uma boa memória, é importante dedicar-se entre 15 e 30 minutos diários a esses jogos.

Aprenda novas habilidades

Aprender algo novo desafia o cérebro e mantém as conexões neurais ativas. Isso pode incluir aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical ou explorar atividades que exigem coordenação e concentração, como um esporte.

Leitura e escrita regular

A leitura e a escrita são atividades cognitivas que estimulam diferentes áreas do cérebro. Ler livros, artigos e revistas, e escrever resumos melhora a retenção de informações. Uma sugestão é tentar ler um capítulo de um livro ou um artigo por dia e escrever um pequeno resumo, se fizer isso sua memória será reforçada. 

Faça meditação

A meditação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, que são grandes inimigos da memória. A prática aumenta a capacidade de concentração e a clareza mental. Comece com 5 e 10 minutos e aumente gradualmente conforme se sentir confortável.

Exercícios Físicos  

O exercício físico regular não só é bom para o corpo, mas, também, para o cérebro. Atividades como caminhada, corrida e ciclismo aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, promovendo a saúde cerebral e melhorando a memória. Faça pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado cinco vezes por semana e obtenha bons resultados.