10.06.2024 - EM

Coordenação


Definir estratégias e prioridades que sejam eficientes é essencial para garantir que o trabalho seja realizado de maneira produtiva. Alinhar as tarefas diárias com os objetivos da empresa não só aumenta sua produtividade, mas, também, contribui para o progresso organizacional. Entender como estabelecer essas diretrizes é uma habilidade que deve ser treinada e praticada diariamente, pois, com ela é possível transformar a rotina de trabalho e melhorar os resultados. Apreenda como definir estratégias e prioridades no trabalho.

Compreensão dos objetivos

Antes de definir as prioridades no trabalho, é fundamental que o profissional compreenda os objetivos da empresa e/ou organização que atua, e respectivamente de sua área e equipe. Questionar quais são as metas a curto e longo prazo, as expectativas, e como o trabalho contribui para o crescimento da empresa são boas maneiras de começar a compreender os objetivos. Ter uma visão clara do real propósito e alinhar as tarefas diárias e metas estratégicas com o superior trará mais satisfação e contribuirá nos resultados pessoais e da empresa.

Lista de tarefas

Organizar as tarefas em uma lista e escrever todas as atividades que precisam ser concluídas, sejam elas grandes ou pequenas, ajudará a ter controle e permitirá acompanhar o progresso ao longo do tempo. Fazer uma classificação por grau de prioridade e prazos de entrega, também auxiliará no controle de tempo, e no cumprimento dos prazos.

Ferramentas de produtividade

Atualmente, existem diversas ferramentas de produtividade que podem ser úteis para gerenciar tarefas e prioridades, como Trello, Asana, ou Microsoft To Do. Essas ferramentas permitem uma gestão eficiente e são eficazes no dia a dia.

Cuidado com a saúde mental e física

Equilibrar o trabalho com momentos de descanso e lazer é essencial para manter a motivação e a produtividade no trabalho. Fazer pausas regulares, praticar atividades físicas e dormir bem são boas maneiras de cuidar da saúde mental e física. Seguindo essas práticas, e ao definir estratégias e prioridades de maneira mais eficaz, o profissional garantirá que o trabalho seja realizado de forma organizada e produtiva.