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Autoavaliação

Autoavaliação

A Comissão de Autoavaliação foi constituída durante a reunião do colegiado em 2019, sendo renomeada e atualizada em 2021. Seu propósito é conduzir a autoavaliação do Programa, compreendendo aspectos como pesquisa, ensino e extensão nos cursos de Mestrado e Doutorado. A avaliação coordenada em conjunto com a Universidade, visa identificar melhorias para o aprimoramento contínuo do programa.

A autoavaliação inclui a participação ativa da comunidade acadêmica, proporcionando um diagnóstico integral do programa. Os resultados são analisados e utilizados para o planejamento de ações de melhoria, destacando a importância do diálogo com os discentes e a ênfase em aspectos qualitativos na avaliação docente.

O processo avaliativo abrange diversas dimensões, como infraestrutura, orientação, pesquisa, relacionamento aluno-orientador, coordenação, secretaria e disciplinas/formação. Os dados são coletados anonimamente, por meio de formulários, garantindo sigilo, e os resultados são compartilhados com os diferentes agentes envolvidos na gestão do PPGEAHC.

A autoavaliação é integrada às avaliações externas da CAPES e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, alinhando-se aos objetivos institucionais. Sua abordagem qualitativa busca um entendimento amplo dos indicadores de qualidade, contribuindo para decisões estratégicas, aprimoramento constante e fortalecimento do programa.

À Comissão de Autoavaliação

Composição dos membros da Comissão
Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto (UPM)
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (UPM)
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade (UPM)
Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira (UPM)
Profa. Dra. Aline Maria de Medeiros (UFSCAR)
Profa. Dra. Carlota Boto (USP)

A avaliação deve ser compreendida como um trabalho pedagógico processual, cumulativo e contínuo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação visa a produzir o conhecimento sobre os discentes do PPGEAHC bem como suas capacidades de envolvimento e dedicação, analisando e monitorando a qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social. Nesse sentido, a Avaliação Discente compreende uma das dimensões mais importantes no contexto da avaliação institucional.

A avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura é realizada anualmente envolve a infraestrutura, a disponibilidade e o relacionamento entre o aluno e o orientador, as pesquisas e sua aderência à proposta, as disciplinas considerando sua percepção  o desempenho do professor e a importância para a formação,  a coordenação, a secretaria, como pode ser observado nos modelos avaliativos anexos a este documento. Nos instrumentos avaliativos, são apresentadas questões objetivas e outras abertas para que o aluno possa explicitar suas impressões sobre o programa a partir de relatos específicos. Ressalta-se que o sistema não expõe a identidade do usuário, mantendo total sigilo nas respostas. Ao final de cada ciclo, é realizado um processo de análise desses dados cujos resultados são conhecidos e analisados pelos diferentes agentes envolvidos na gestão do PPGEAHC, podendo a partir daí iniciar o planejamento de ações de melhoria.

            A autoavaliação caracteriza-se por ser um processo de autoconhecimento, coordenado pela Comissão de Autoavaliação e alinhado às avaliações externas da Capes e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A autoavaliação é um momento de reflexão coletiva e diagnóstica que subsidia a tomada de decisão e a definição de prioridades e possibilidades de transformação na trajetória institucional. Destaca-se que a autoavaliação deve ser um processo permanente de análise das ações do Programa, no sentido de identificar alternativas para a superação de possíveis dificuldades na execução das ações propostas, orientando a tomada de decisão da gestão para a melhoria dos indicadores de qualidade do Programa.

 

Ressalta-se que um programa de pós-graduação, como o PPGEAHC desenvolve suas atividades norteado pela filosofia educacional exposta em sua missão, que resulta de um amplo processo de estudos e reflexões, assumindo a universidade como uma instituição complexa e plural.

A Comissão de Autoavaliação do Programa em sintonia com o Sistema de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UPM revela uma constante preocupação pela busca por excelência educacional, valendo-se de um conjunto de instrumentos aplicados em diferentes etapas do processo, que avaliam as atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão dos pós-graduandos nos cursos de Mestrado e Doutorado. Quanto à metodologia, a Avaliação é composta por um conjunto de atividades que envolvem, o planejamento da avaliação, a construção dos instrumentos de avaliação, o envolvimento e conscientização da comunidade para realização dos momentos avaliativos, a aplicação dos instrumentos de avaliação, a coleta dos resultados, a análise dos resultados,  a elaboração de relatórios específicos para cada momento avaliativo e a devolutiva. Destaca-se que é, a partir dos resultados obtidos, após análise da Comissão de Autoavaliação do Programa e socialização no âmbito do Colegiado, que são tomadas as medidas no sentido de solucionar os possíveis problemas identificados nos relatórios avaliativos.

A qualidade do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura é considerada uma contribuição eficaz para que os objetivos da pós-graduação retornem positivamente à sociedade. A avaliação periódica do desempenho do programa é vista como uma estratégia para verificar se os objetivos estão sendo alcançados em curto, médio e longo prazo, monitorando o desenvolvimento das atividades.

O instrumento avaliativo serve como uma ferramenta de diagnóstico para subsidiar o planejamento pedagógico, visando ao aprimoramento constante dos objetivos propostos. O desafio foi identificar indicadores eficazes para integrar um sistema de autoavaliação, e o esforço foi incorporar objetivos, estratégias, métodos, técnicas, instrumentos, formas de análise, frequência de coleta de dados, cronograma, recursos, equipe de implementação e meta-avaliação.

A abrangência dos objetivos propostos pela autoavaliação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura requer o desenvolvimento de ações que integrem os benefícios das informações na elaboração do Planejamento Estratégico, garantindo a otimização dos resultados obtidos em políticas públicas e educacionais voltadas ao fortalecimento do Curso. Desse modo, a autoavaliação, em seu sentido amplo, deve ser assumida como instrumento de compreensão, análise, reflexão e debate em torno dos indicadores de qualidade, possibilitando ao programa tomar decisões que suscitem o seu crescimento e aprimoramento.

Os Modelos dos instrumentos avaliativos utilizados no PPGEAHC na realização de suas avaliações docentes, discentes e autoavaliativas, são:

Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado

Comissão de Autoavaliação