Autoavaliação
A Comissão de Autoavaliação, composta por membros Internos, Externos, Discentes e Egressos considera o Planejamento Estratégico Próprio do Programa, os relatórios das Comissões, os Documentos da Área Interdisciplinar, a Ficha de Avaliação, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os indicadores obtidos pelos questionários criados e aplicados aos discentes, docentes, egressos e colaboradores. O processo consiste em envolver a participação de distintos atores internos, estratégicos e operacionais.
Composição:
Internos - Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto (UPM), Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (UPM), Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade (UPM) e Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira (UPM)
Externos - Profa. Dra. Aline Maria de Medeiros (UFSCAR) e Profa. Dra. Carlota Boto (USP)
Discente - Márcia Meira dos Santos
Egresso - Adriana de Carvalho Alves
Técnico Administrativo - Mariana Minguini Rodrigues,
O acompanhamento contínuo por meio de Questionários Aplicados para discentes, docentes e egressos com perguntas sobre a formação interdisciplinar, infraestrutura, desempenho docente, atuação do orientador/orientando, coordenação, atendimento da secretaria, publicações autorais e em coautoria, participação em grupos e projetos de pesquisa possibilita diagnósticos para a manutenção ou reestruturação de procedimentos.
Nos instrumentos avaliativos, são apresentadas questões objetivas e outras abertas para os respondentes explicitarem suas percepções sobre o programa. O sistema não expõe a identidade do usuário, mantendo total sigilo nas respostas. Quanto à metodologia, a Avaliação é composta por um conjunto de atividades que envolvem, o planejamento da avaliação, a construção dos instrumentos de avaliação, o envolvimento e conscientização da comunidade para realização dos momentos avaliativos, a aplicação dos instrumentos de avaliação, a coleta dos resultados, a análise dos resultados, a elaboração de relatórios específicos para cada momento avaliativo e a devolutiva. Incorpora objetivos, estratégias, métodos, técnicas, instrumentos, formas de análise, frequência de coleta de dados, cronograma, recursos, equipe de implementação e Meta-avaliação.
A abrangência dos objetivos propostos pela autoavaliação requer o desenvolvimento de ações que integrem os benefícios das informações na elaboração do Planejamento Estratégico, garantindo a otimização dos resultados obtidos em políticas educacionais voltadas ao fortalecimento da formação dos discentes e do Curso.
Durante o processo se realiza a Meta-Avaliação, instrumento que auxilia na formação das propriedades da autoavaliação, uso das informações e na identificação de possíveis erros e dificuldades.
A Meta-Avaliação entrelaça informações formativas e somativas com a finalidade de verificar o desempenho em detectar os pontos fortes e fracos, força e ameaças do PPGEAHC. Formativa - averigua se a condução está sendo apropriada. Somativa – averigua as etapas, por meio, de exame minucioso do processo e dos resultados
A Comissão de Meta-Avaliação é composta por outros avaliadores internos e externos. Profa. Dra. Rosangela Patriota Ramos Profa. Dra. Maria da Graça Nicolleti Mizukami, Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes, Prof. Dr. Herom Vargas Silva – Bolsa Produtividade e Profa. Dra. Lucia Helena Poletti Bettini - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Considera como diretrizes de avaliação: a adequação técnica - a validade interna, externa, confiabilidade e objetividade. A validade interna averiguação dos resultados da autoavaliação, se as informações obtidas responderam aos objetivos buscados, se a metodologia escolhida (qualitativa ou quantitativa) foi adequada e se são confiáveis, a validade externa, generalização dos resultados no sentido do que desejou demonstrar, a confiabilidade, exatidão dos dados e se os instrumentos foram corretos ou errados e a objetividade, se a interpretação dos dados foi precisa.
A estrutura da meta-avaliação se desenvolve em ações proativas – que informações foram produzidas e ações retroativas - se as informações constam em relatório final.
Os instrumentos avaliativos são:
2021
Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado
2022
Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado
2023
Formulário de autoavaliação discentes
Formulário de autoavaliação docente
Formulário de egressos - Mestrado
Formulário de egressos - Doutorado
2024
Comissão de Autoavaliação