Status do Grupo: em Processo de Certificação pela Instituição
Ano de Formação: 2024
Líderes do Grupo: Maria de Fátima Ramos de Andrade
e-mail: maria.andrade@mackenzie.br
Área Predominante: Interculturalidades e interseccionalidade
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Página do Grupo em construção
A Tempo – através de seus projetos de estudo sobre curadoria, processos criativos e gestão artístico-patrimonial, vem investindo na formulação de Exposições de Arte (no Brasil e no Exterior), com interesse meta-criativo, em que a produção de linguagem possa gerar consciência de linguagem, enquanto o exercício crítico venha favorecer a formulação de novas práticas interdisciplinares, nas mais diversificadas formas de expressão artística, compreendidas suas técnicas e suas tecnologias. O GP, liderado pela Profa. Regina Lara e pelo Prof. Marcos Rizolli, no quadrênio 2021-2024, gerou ainda o projeto expositivo Imagens Mínimas, parceria – UPM e Universidade do Porto, Portugal.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2004
Líderes do Grupo: Marcos Rizolli e Regina Lara Silveira Mello
e-mail: marcos.rizolli@mackenzie.br
Área Predominante: Lingüistica, Letras e Artes; Artes
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Desde 2012, é formado por professores de Arte em cursos de Pedagogia de várias universidades brasileiras e dá continuidade às lutas pela reivindicação da área nestes cursos desde a década de 1980. Com o objetivo de ampliar a presença da Arte no curso de Pedagogia assim como aprofundar estudos e pesquisas, o GPAP se fortalece como uma rede que se volta também à formação continuada de seus membros. Suas pesquisas estão registradas no dossiê da Revista Trama Interdisciplinar (2014) e em artigos apresentados em congressos. Realizou o IV Simpósios Internacional de Formação de Educadores em Arte e Pedagogia em 2018, focalizando as infâncias, o ato de pesquisar e grupos de pesquisa e processos colaborativos respectivamente. Sua pesquisa atual é "Teoria e prática entr(es)paços da Arte na Pedagogia" com levantamento em anais de importantes congressos da área.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2012
Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Jéssica Mami Makino
e-mail: mirian.martins@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Educação; Artes
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br
Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2015
Líderes do Grupo: Suzana Ramos Coutinho
e-mail: suzana.coutinho@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Antropologia
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Criado em 2004 tem como objetivo refletir de forma interdisciplinar os principais temas e desafios da Ética e da Bioética na contemporaneidade. O grupo já realizou inúmeras atividades resultado das pesquisas produzidas pelos seus pesquisadores, dentre as quais destacamos, publicação de capítulos de livros, de artigos, de orientações de TCCs, dissertações e organizações de eventos. Realiza, ainda, os chamados Encontros de Bioética da UPM. Desde sua 3ª edição, o Encontro obtém o fomento de agências de financiamento externas à UPM, o que tem permitido manter a qualidade dos trabalhos, todos eles abordando temas que cabem à reflexão bioética, assegurando assim seu caráter interdisciplinar e a manutenção do desafio do diálogo permanente entre várias áreas do saber. Desde 2019, conta, ainda, com o apoio da Sociedade Bioética de São Paulo. Por fim, o GEPEB realiza também cursos de verão em parceria com a Universidade de Concepción/Chile, uma parceria que ocorre desde 2006 com o objetivo de promover a reflexão bioética em ambos os países. No quadriênio, o grupo organizou o VIII Encontro e III Simpósio Internacional de Bioética da UPM com o apoio e patrocínio da CAPES e da Sociedade Brasileira de Bioética, o evento contou com a presença de professores e pesquisadores nacionais e internacionais proferindo palestras, conferências, participando de mesas redondas e oficinas.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2007
Líderes do Grupo: Paulo Fraga da Silva
Roger Fernandes Campato
e-mail: paulo.silva1@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Filosofia
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para Interdisciplinaridade
Tem como objetivo investigar a epistemologia da prática pedagógica, procurando compreender como os saberes docentes são constituídos e mobilizados cotidianamente para desempenhar as tarefas subjacentes à ação do professor no ambiente escolar, tendo como referência as políticas públicas no contexto da Educação Básica. Liderança – Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2004
Líderes do Grupo: Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria de Fátima Ramos de Andrade
e-mail: maria.graca@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas, Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2017
Líderes do Grupo: Marili Moreira da Silva Vieira e Ana Lúcia de Souza Lopes
e-mail: marili.vieira@mackenzie.br
Área Predominante: Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Linha de Pesquisa Linguagens e Tecnologias, liderado pelaProfa. Dra. Isabel Orestes como foco em pesquisas em Comunicação, Artes, Letras, Educação, Psicologia, História e Antropologia. Gerou o CLISEM (Congresso de linguagem, identidade, sociedade: estudos sobre as mídias) e e-books - website: https://www.clisem.com/historico-do-grupo.
Status do Grupo: Certificado
Ano de Formação: 2006
Líderes do Grupo: Isabel Orestes Silveira
e-mail: isabel.silveira@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Se originou no Instituto de Artes/UNESP sob a liderança de Mirian Celeste Martins como Grupo de Pesquisa Mediação arte/cultura/público (2003), participando de congressos nacionais e internacionais. Em 2020, integrantes daquele grupo, acrescido de alunos da pós-graduação do Programa em Educação, Arte e História da Cultura e interessados, formaram o atual grupo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem apresentado pesquisas em congressos nacionais e internacionais, publicando o resultado de seus trabalhos em revistas acadêmicas.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2009
Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Estela Maria Oliveira Bonci
e-mail:mirian.martins@mackenzie.br
Área Predominante: Artes; Educação
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br
Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia
Atua desde 2001 com pesquisas sobre Movimentos Sociais Urbanos e Rurais, Territórios e territorialidades nos espaços sociais, geográficos e culturais. Integra pesquisadores de diferentes instituições nacionais e estrangeiras. Participa e patrocina cursos, palestras, seminários e duas publicações por ano. Liderança – Profa. Dra. Rosana M.P.B. Schwartz.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2001
Líderes do Grupo: Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
e-mail: rosanamaria.schwartz@mackenzie.br
Área Predominante: Sociologia e História da Cultura
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Possui caráter interinstitucional e interdisciplinar.
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2014
Líderes do Grupo: João Clemente de Souza Neto
e-mail: joao.souza@mackenzie.br
GRUPO DE PESQUISA: GEPEULAN - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola
GRUPO DE PESQUISA: Socius Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
Área Predominante: Ciências Humanas; Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2019
Líderes do Grupo: Rosangela Patriota Ramos
e-mail: rosangela.ramos@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; História
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2010
Líderes do Grupo: Gerson Leite de Moraes
e-mail: gerson.moraes@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; História
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Tem como finalidade identificar e analisar, nas práticas de ensino aprendizagem atuais de Educação a Distância do Mackenzie, ações pedagógicas intencionais dos docentes que eventualmente sustentem uma prática sociointeracionista e colaborativa. Para além disso é também objetivo desenvolver metodologias e estratégias pedagógicas radicadas numa filosofia sociointeracionista e colaborativa para a educação híbrida da Universidade Presbiteriana Mackenzie, inspirada nos modelos virtuais do EaD Mackenzie e no modelo da Universidade Aberta de Portugal. Linha de Pesquisa- Linguagens e Tecnologias: A produção de conhecimento na Linha de Pesquisa Linguagens e Tecnologias vem, cada vez mais, percebendo sua nucleação a partir das ações de pesquisa e atividades de extensão irradiadas de seus consolidados Grupos de Pesquisa – que em 2020 reconheceram pujante internacionalização – através de parcerias de pesquisa e organização de eventos artísticos, culturais e científicos on-line.
Surge a partir da reformulação do grupo Modernidade, Cultura(s) e Escola(s) na cidade de São Paulo nos séculos XIX e XX, criado no ano de 2008 pela Prof.ª Dr.ª Ingrid Hötte Ambrogi. Nessa mudança, seu campo alargou-se para atuar nos seguintes tópicos: estudos da imagem (com destaque para a linguagem fotográfica), e processos de arquivamento e difusão da informação através das tecnologias da informação (T.I.). Em especial as tecnologias da informação ganham destaque ao promover a guarda e a difusão dos arquivos a partir da compatibilização de redes e softwares, que tem como objetivo central garantir o livre acesso à informação.
Realizou Simpósios Nacionais e desde 2002 vem realizando ininterruptamente seus encontros de forma bianual cujos temas perpassam as mais variadas reflexões sobre a cultura e seus desdobramentos. Resultaram desses Encontros livros e anais eletrônicos. Desde 2012, o GT criou Prêmio Teses Sandra J. Pesavento em HC, que publica em e.book os dois trabalhos mais bem avaliados. As atividades do grupo estão disponibilizadas na internet. O Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura - NEHAC, criado em 1994, por meio de diálogos entre Arte/Política, História/Estética e Estética da Recepção, em pesquisas de Graduação e Pós-Graduação, criou a Linha de Pesquisa Linguagens, Estética e Hermenêutica do PPGHIS-UFU. Dentre suas realizações estão: Centenário de Nascimento de B. Brecht, com F. Peixoto (1998).
Redes de Pesquisa e Convênios baseados em Reciprocidade Internacionais
A Rede congrega pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. O seu objetivo é integrar esses investigadores em redes de trabalho, seja em projetos de pesquisa, seja em publicações, colóquios e seminários acadêmicos.
Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alanus University of Arts and Social Sciences e University of Siegen. Congrega pesquisadores dessas universidades em rede de trabalhogeradoras de: missões PRINT Capes – Brasil/ Alemanha, Alemanha/Brasil - Intercâmbios de docentes pesquisadores - Prof. Dr. Axel Föller-Mancini, Profa. Ms. Bianka Miekes (Alemanha) cursos de curta duração; conferências, integrações entre os grupos de pesquisa Pedagogia Social e História da Cultura, Sociedades e Mídias; participação em Projeto de Pesquisa conjuntos financiado pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa – MACKPESQUISA; aulas conjuntas, participações em eventos -Interlocuções Internacionais do Programa e do II Seminário Internacional Virtual Brasil/Alemanha.
A redecongrega diversas IES estrangeiras, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto – FBA-UL, Portugal e o Programa e Educação, Arte e História da Cultura. Desenvolve oProjeto binacional “elements. camp”, gerador de curadorias de exposições com artistas-pesquisadores brasileiros e portugueses. O intercâmbio mantém contínuas ações de mobilidade por pesquisa, curadorias conjuntas, conferências e publicações compartilhadas. Com a integração do Prof. Marcos Rizolli ao comitê científico do Congresso Internacional CSO e com sua atuação nos conselhos editoriais das revistas Estúdio, Croma e Gama.
Congrega diversas universidades, a Universidades de La Plata (Argentina) de Zaragoza (Espanha), do Porto (Portugal) e o Programa com o objetivo de desenvolver o Projeto Curatorial e Editorial Éter. Projeto quadrienacional que visa intercâmbio artístico-cultural, entre docentes-pesquisadores e alunos através de itinerância expositiva e publicação da Revista Éter de Arte Contemporânea.
Congrega as Universidade de Barcelona – UB, Espanha, o INSEA (International Society for Education through Art), a Universidade do Vale de São Francisco (Responsável Profa. Fabiane Pianowski), a Universidade de Barcelona e o Programa. Projeto de extensão “Miradas Enredadas”. No quadriênio, esse intercâmbio garantiu elementos expositivos e publicações.
Congrega várias IES, a Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Portugal. Desenvolve em parceria pesquisa sobre formação de professores e educadores sociais.
Dra.Liliana Fracasso, parceira em pesquisas sobre Artes visuais, Arte e Educação e Cultura.
Esta Rede de pesquisa busca articular interesses acadêmicos de pesquisadores, docentes, discentes, e egressos do Programa com as Universidades de Pùnguè (Moçambique), Universidade Benhamblô (Guiné-Bissau), Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, Angola, propiciando um espaço para a consolidação de investigações sobre a África contemporânea.
Projetos Integrador
O Projeto Integrador Tramas na Cidade: Linguagens, Culturas e Educação abarca os projetos interinstitucionais, de extensão, inovação e de pesquisa, com fomento externo e/ou interno, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, perpassando as três Linhas de Pesquisa: FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE; LINGUAGENS E TECNOLOGIAS; e CULTURAS E ARTES NA CONTEMPORANEIDADE. Este Macroprojeto assegura a articulação com temas relacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, cujo plano indica metas para a promoção da vida digna dos cidadãos. Sob as lentes da interdisciplinaridade, propicia-se a integração de pesquisas em torno das Tramas na cidade: movimentos sociais urbanos, questões de gênero e étnico-raciais, refugiados e imigrantes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, privação de liberdade, políticas sociais e públicas de garantias dos direitos humanos, formação do professor, aprendizagem da docência, gestão pública e tecnologia social, ensino e aprendizagem, educação e tecnologia, educação inclusiva, educação infantil, superior, técnica, profissionalizante e diferentes campos da educação não escolar, culturas e artes urbanas visuais, performáticas, sonoras, processos de produção artística plural e recepção da arte contemporânea (nos múltiplos segmentos sociais), poética e estética, visualização e suas tecnologias, cinema, preservação da memória e patrimônio histórico.
Projetos de Pesquisa
Reúne docentes, discentes e intelectuais acadêmicos das redes de pesquisa do programa que, com organicidade sobre a questão e o problema das relações étnico-raciais, abordam, por meio da criação e montagens de filmes, no Laboratório Audiovisual e Cinema LAUDCINE - filmografia das pessoas minorizadas. O objetivo é impactar pelas linguagens cinematográficas a imagem de afirmação positiva na perspectiva inclusiva que se faz com respeito à diversidade em proveito da cultura de paz com a mais urgente necessidade de preservação das relações humanas. A temática é trabalhada nas três linhas de pesquisa do Programa, preferencialmente nos componentes curriculares Cinema e Espírito de Época: questões contemporâneas; Curadorias Artísticas: Teoria e Prática; Educação e Mídia entre outras. As pesquisas e produtos sobre a temática, como a do Cinema Negro, mobiliza diferentes espaços educacionais na perspectiva escolar e não escolar. O recurso audiovisual propicia o alargamento da discussão em múltiplos territórios e promove ações interinstitucionais em âmbito local, nacional e internacional. Produtos do projeto - Livro: Reescrevendo a História com as Mãos Negras - Homenagem à trajetória de Orlando da Mata.
Filme: Negras Reitoras.