Grupos de Pesquisa
Status do Grupo: em Processo de Certificação pela Instituição
Ano de Formação: 2024
Líderes do Grupo: Maria de Fátima Ramos de Andrade
e-mail: maria.andrade@mackenzie.br
Área Predominante: Interculturalidades e interseccionalidade
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Página do Grupo em construção
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2004
Líderes do Grupo: Marcos Rizolli e Regina Lara Silveira Mello
e-mail: marcos.rizolli@mackenzie.br
Área Predominante: Lingüistica, Letras e Artes; Artes
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2012
Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Jéssica Mami Makino
e-mail: mirian.martins@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Educação; Artes
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br
Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2015
Líderes do Grupo: Suzana Ramos Coutinho
e-mail: suzana.coutinho@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Antropologia
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2007
Líderes do Grupo: Paulo Fraga da Silva
Roger Fernandes Campato
e-mail: paulo.silva1@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; Filosofia
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2004
Líderes do Grupo: Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria de Fátima Ramos de Andrade
e-mail: maria.graca@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas, Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2017
Líderes do Grupo: Marili Moreira da Silva Vieira e Ana Lúcia de Souza Lopes
e-mail: marili.vieira@mackenzie.br
Área Predominante: Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado
Ano de Formação: 2006
Líderes do Grupo: Isabel Orestes Silveira
e-mail: isabel.silveira@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2009
Líderes do Grupo: Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Estela Maria Oliveira Bonci
e-mail:mirian.martins@mackenzie.br
Área Predominante: Artes; Educação
Linha de Pesquisa: Linguagens e Tecnologias
Site: www.arte-pedagogia-mediacao.com.br
Canal: https://www.youtube.com/c/SimposioFormacaoArteePedagogia
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2001
Líderes do Grupo: Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
e-mail: rosanamaria.schwartz@mackenzie.br
Área Predominante: Sociologia e História da Cultura
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2014
Líderes do Grupo: João Clemente de Souza Neto
e-mail: joao.souza@mackenzie.br
GRUPO DE PESQUISA: GEPEULAN - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Angola
GRUPO DE PESQUISA: Socius Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações
Área Predominante: Ciências Humanas; Educação
Linha de Pesquisa: Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2019
Líderes do Grupo: Rosangela Patriota Ramos
e-mail: rosangela.ramos@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; História
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Status do Grupo: Certificado pela Instituição
Ano de Formação: 2010
Líderes do Grupo: Gerson Leite de Moraes
e-mail: gerson.moraes@mackenzie.br
Área Predominante: Ciências Humanas; História
Linha de Pesquisa: Culturas e Artes na Contemporaneidade
Projetos Integrador
O Projeto Integrador Tramas na Cidade: Linguagens, Culturas e Educação abarca os projetos interinstitucionais, de extensão, inovação e de pesquisa, com fomento externo e/ou interno, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, perpassando as três Linhas de Pesquisa: FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE; LINGUAGENS E TECNOLOGIAS; e CULTURAS E ARTES NA CONTEMPORANEIDADE. Este Macroprojeto assegura a articulação com temas relacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, cujo plano indica metas para a promoção da vida digna dos cidadãos. Sob as lentes da interdisciplinaridade, propicia-se a integração de pesquisas em torno das Tramas na cidade: movimentos sociais urbanos, questões de gênero e étnico-raciais, refugiados e imigrantes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, privação de liberdade, políticas sociais e públicas de garantias dos direitos humanos, formação do professor, aprendizagem da docência, gestão pública e tecnologia social, ensino e aprendizagem, educação e tecnologia, educação inclusiva, educação infantil, superior, técnica, profissionalizante e diferentes campos da educação não escolar, culturas e artes urbanas visuais, performáticas, sonoras, processos de produção artística plural e recepção da arte contemporânea (nos múltiplos segmentos sociais), poética e estética, visualização e suas tecnologias, cinema, preservação da memória e patrimônio histórico.
Projetos de Pesquisa
Reúne docentes, discentes e intelectuais acadêmicos das redes de pesquisa do programa que, com organicidade sobre a questão e o problema das relações étnico-raciais, abordam, por meio da criação e montagens de filmes, no Laboratório Audiovisual e Cinema LAUDCINE - filmografia das pessoas minorizadas. O objetivo é impactar pelas linguagens cinematográficas a imagem de afirmação positiva na perspectiva inclusiva que se faz com respeito à diversidade em proveito da cultura de paz com a mais urgente necessidade de preservação das relações humanas. A temática é trabalhada nas três linhas de pesquisa do Programa, preferencialmente nos componentes curriculares Cinema e Espírito de Época: questões contemporâneas; Curadorias Artísticas: Teoria e Prática; Educação e Mídia entre outras. As pesquisas e produtos sobre a temática, como a do Cinema Negro, mobiliza diferentes espaços educacionais na perspectiva escolar e não escolar. O recurso audiovisual propicia o alargamento da discussão em múltiplos territórios e promove ações interinstitucionais em âmbito local, nacional e internacional. Produtos do projeto - Livro: Reescrevendo a História com as Mãos Negras - Homenagem à trajetória de Orlando da Mata.
Filme: Negras Reitoras.