FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE
São investigados, nessa linha de pesquisa, numa perspectiva interdisciplinar, processos de ensinar e de aprender em ambientes escolares e não escolares, a partir de dimensões cognitivas, afetivas, técnicas, políticas, histórico-culturais, sociais, éticas e artísticas, tendo como eixo temas postos pela contemporaneidade. Dentre eles, destacam-se: comunidades de aprendizagem, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores e demais agentes educacionais, currículo, tecnologias da informação e comunicação, educação a distância, políticas públicas educacionais, políticas de inclusão (raça, etnia, gênero, necessidades especiais, digital etc.), cultura escolar e da escola, produção e avaliação de recursos digitais.
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
Com ênfase em Artes, acolhe pesquisas sob as lentes da interdisciplinaridade nos seguintes temas: Teoria, Crítica e História das Linguagens Artísticas: visuais, sonoras, gestuais, audiovisuais e expressões híbridas; Processos e Procedimentos Artísticos: técnicas e tecnologias; Criatividade e Poéticas da Criação; Estudos sobre Imagem e Sociedade: etnografias visuais; Música, Ensino de Artes; Mediação Cultural e Curadoria; Conexões entre Arte e Comunicação, Design e Mídias; Interdisciplinaridade e Metodologias da Pesquisa em Arte.
CULTURAS E ARTES NA CONTEMPORANEIDADE
Acolhe pesquisas no campo das expressões culturais em suas diversas modalidades criativas (eruditas e populares) como cinema, teatro, música, literatura, dança, além de moda; questões vinculadas às dinâmicas histórico-sociais tendo como eixo os movimentos sociais em suas diversas expressões e identidades; temas que envolvem patrimônios materiais/imateriais, bem como arquivos/instituições e cidades, em perspectivas teóricas e metodológicas atinentes à História Cultural, à Filosofia (Política, Ética, Existência, Religião), Cultura da Mídia, Estudos Culturais e ao multiculturalismo contemporâneo em abordagens interdisciplinares.