Profa. Dra. Ana Lúcia de Souza Lopes
Doutora e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIFEI. Especialista em Educação e Tecnologias pela UFsCar e cursando Pedagogia (2024). Possui formação interdisciplinar e desenvolve pesquisas e ações com foco na formação de professores com ênfase nas manifestações educacionais e culturais que envolvem a tecnologia nas suas diversas dimensões da educação: básica, profissional, corporativa e ensino superior na contemporaneidade. É professora do Centro de Educação, Teologia e Filosofia (CEFT) da UPM., nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, presencial e EaD. É professora na pós-graduação Lato Sensu, nos cursos de Docência na Educação Superior e Fundamentos para Educação Cristã. Atualmente é coordenadora (2023-) dos Cursos de Lato Sensu do CEFT. Tem como principais áreas de atuação estudos sobre a formação docente, inicial e continuada, com estudos relacionados à afetividade e à prática docente do professor em formação e/ou em exercício. Tem ampla produção e pesquisas sobre as metodologias contemporâneas e tecnologias educacionais aplicadas à sala de aula, com ênfase na articulação teoria-prática e intencionalidade pedagógica e integração entre currículo, didática e cultura digital. Atua (2023) como mediadora de Comunidade de Prática em Ensino Híbrido, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (CEAT). Tem como principais áreas de atuação: Formação de Professores, Processos de Ensino e Aprendizagem e Prática Docente em ambientes formais e não formais de ensino. Desenvolve pesquisas, trabalhos e orientações de projetos de extensão, iniciação científica e tecnológica nos temas: Metodologias de Ensino, Jogos e Games na Educação, Inovação Pedagógica, Tecnologias Digitais na Educação, Cultura Digital na Educação, Docência na EaD, Produção de recursos e materiais didáticos. Atua na formação continuada de professores com cursos, palestras e eventos. Participou de aulas e palestras em cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Universidade Católica do Salvador, Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade Mackenzie Brasília, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo). É representante de inovação e empreendedorismo do CEFT e atua na identificação e engajamento de ações de inovação educacional nos diversos âmbitos da educação e da cultura que permeiam os cursos de graduação e de pós-graduação na UPM. Orienta trabalhos de graduação, iniciação científica e tecnológica, com foco na educação e na inovação pedagógica. É vice-líder do Grupo de Pesquisa GEICS, líder da linha de pesquisa Cultura Digital e Prática Docente, vinculado ao PPG em EAHC da UPM e certificado pelo diretório de Pesquisa do CNPQ. Participa de bancas de conclusão de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. É autora de livros e capítulo e artigos em periódicos com foco na formação de professores, cultura digital e inovação pedagógica. É autora de materiais didáticos para cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu. Participa de projeto de extensão Reinclusão Social de residentes do sistema prisional brasileiro (2. colocação no Prêmio ABED 2023, na categoria Prática Inovadora), como professora e coordenadora do núcleo de acolhimento e métodos de estudo. Participa do Projeto Ambiências Educadoras, que articula ensino, pesquisa e extensão, com ações em escolas da rede pública e privada da educação básica. Tem ampla experiência na formação de professores do Ensino Superior. Foi Coordenadora de Apoio Didático Pedagógico EaD (2014-2017) e Coordenadora de Apoio Pedagógico da UPM (2017-2019) e Coordenadora do Centro de Educação a Distância (2019-2020). Membro da ABED-Associação Brasileira de Educação a Distância - e da ANPED -Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação. Participou de (GT) para revisão da Portaria CAPES no. 70, de 05/06/2020. Revisou (2020) materiais de TICs no Curso de Acolhimento da AVA MEC (Capes).
Prof. Dr. Cristiano Camilo Lopes
É docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e atua como professor-pesquisador na graduação (cursos: Pedagogia - presencial e EaD, e Teologia). Possui experiência em docência do ensino superior na área de Pedagogia, Letras e Teologia. Atualmente está na Coordenação de Pesquisa do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Na área de Letras, possui pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/2020), e também em pós-doutorado em Literatura Infantil e Juvenil na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo-USP, 2016). É doutor (2012) e mestre (2009) em Letras (Universidade de São Paulo-USP, Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), e licenciado em Letras-Português (Centro Universitário Claretiano, 2021). Na área de Teologia, possui Doctorate in Ministry (DMin - 2023) pelo Reformed Theological Seminary, Magister Divitatis (MDiv - 2017) (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper - intracorpus), e bacharel em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005, e Seminário Teológico Betel Brasileiro, 1998 - intracorpus). É avaliador de cursos do Banco de Avaliadores (BASIs), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - Ministério da Educação (MEC).
Prof. Dr. Eduardo Castedo Abrunhosa
Doutor em História Moderna, Contemporânea e da América pela Universidade de Salamanca - Espanha, Doutor e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), Especialista em Gestão de Projetos e Gestão Pública, graduado em Teologia e História, com larga experiência na administração pública, em gestão educacional do ensino superior e na gestão de projetos voltados para o desenvolvimento e implantação de Políticas Públicas. Desempenhou funções nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), sendo responsável sobretudo pelo planejamento e implantação de projetos intersetoriais com financiamento de fundos e recursos nacionais e internacionais; na gestão educacional universitária exerceu por 8 anos função de Coordenador de Planejamento e Logística Acadêmica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo o responsável pelo planejamento e monitoramento da execução orçamentária, pelo monitoramento da infraestrutura acadêmica e suas adequações para o desenvolvimento das atividades, além de responder pela organização logística da Universidade. Atualmente Coordena o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, leciona nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e na Pós-graduação de Educação e Docência no Ensino Superior, além, de ser o responsável pela área de Expansão do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É Membro Delegado da Cátedra UNESCO - UNITWIN: A CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA e coordena o eixo de trabalho da Cátedra na UPM.
Prof. Dr. Gerson Leite de Moraes
Professor de História (1996). Sou Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (1999), e possuo graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (2006). Fiz Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (2003), Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (2008) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP - UNICAMP (2014). Atualmente sou Professor Doutor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Exerci durante quatro anos a função de Coordenador de Pesquisa e Extensão (2012-2016) no Campus Campinas. Exerci durante 3 meses a função de Coordenador Acadêmico do Campus Campinas. Fui Ouvidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Entre 2017 e 2019, trabalhei no Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie como professor permanente. Sou membro do NDE dos cursos de História (EAD) e Teologia. Exerci entre os anos de 2018 a 2021 o cargo de Coordenador do Núcleo de Ética e Cidadania da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Entre 2020 e 2021, exerci o cargo de Coordenador do curso de Teologia. Sou Membro do Conselho Editorial da Editora Saber Criativo. Tenho experiência nas áreas de História Geral e do Brasil, Ética e Filosofia Política, Teologia e Ciências da Religião. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas: Campo Político e Campo Religioso; Ética e Filosofia Política; Mídias na Contemporaneidade.
Profa. Dra. Isabel Orestes Silveira
Isabel Orestes Silveira, atualmente faz Pós-Doutorado no IA/UESP (Instituto de Ares da Universidade Estadual Paulista). É Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2010), Mestre em Artes Visuais, pelo IA - Instituto de Artes da UNESP - Universidade Estadual Paulista - São Paulo (2006). Bacharel em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1990), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1990). Bacharel em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995). Possui especialização (Lato Sensu) em Fundamentos Psicopedagógicos da Arte e da Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (1986). Atualmente está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Arte e História da Cultura (2019) na linha de pesquisa em Linguagens e tecnologias. É professora da FAPCOM, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2008), para os cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas e do Curso de Lato-Sensu em Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social, (SUAS). É pesquisadora do CNPq nos grupos de pesquisa :1 - Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia (líder) - Mackenzie/SP; 2 - Processos de criação (PUC/SP) ;3 - Arte e linguagens contemporânea (Mackenzie/ UPM). orcid.org/0000-0001-5825-3084www.clisem.com
Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto
Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Prof. Dr. João Clemente de Souza Neto
Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Instituto Catequético Secular São José, da Associação Civil Gaudium et Spes e da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, SP, atua no atendimento e defesa da criança, do adolescente e de famílias em situação de vulnerabilidade social. Com experiência nas áreas de Ciências Sociais e Pedagogia Social, realiza pesquisas nos campos da infância, adolescência e juventude, sobre as temáticas racismo, socialização, inserção social, desvio, práticas sociais, políticas públicas, diversidade cultural, instituições e formação de professores e educadores sociais. É autor de artigos e livros sobre os temas pesquisados, e parecerista em revistas especializadas.
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno
Doutor e Mestre em Filosofia Política pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia e em Pedagogia. Atualmente é Diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) e Professor Titular do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Atuou, na Universidade Mackenzie, como Pró Reitor de Extensão e Cultura, Diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e Bolsista Capes do PIBID como Coordenador Institucional. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia, Diretor e Vice-Diretor do Centro de Ciências e Humanidades e Membro da Comissão Especial do Concurso Vestibular. Atuou, ainda, como Chefe de Departamento de Filosofia, Diretor Substituto da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação, Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA/setorial) e Comissão Disciplinar Permanente (CDP/setorial) e Professor nos Cursos de Administração, Comércio Exterior, Jornalismo, Letras, Filosofia, Pedagogia e Ensino Médio. Na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, foi professor concursado e coordenador. Foi bolsista Capes do PIBID como Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais. É integrante desde 2004 do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética. Membro eleito da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética de São Paulo ? SBB/SP (2017-2020 e 2021-2023). Membro da Rede Bioética Brasil ? RBB (desde 2017). Membro do corpo editorial da editora LiberArs (ISBN 978-85-64783-76-8) e da Revista Eletrônica Ciências e Humanidades Primus Vitam (ISSN 2236-7799-6). Avaliador de curso do Conselho Estadual da Educação de São Paulo ? CEE/SP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, História da Cultura, Filosofia Política, Ética, Bioética e Filosofia da Educação.
Prof. Dr. Marcos Rizolli
MARCOS RIZOLLI (Campinas/SP - Brasil, 1959) é: Professor Universitário; Pesquisador em Artes; Crítico de Arte; Curador Independente; Artista Plástico. Docente-Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) ? São Paulo / Brasil. Licenciado em Educação Artística com Habilitação Plena em Artes Plásticas (1980), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre (1993) e Doutor (1999) em Comunicação e Semiótica: Artes, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Artes (2012) - DAP/IA-UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Linguagens Contemporâneas ? CNPq. Pesquisador-Visitante no Dipartimento Delle Arti Visive, na Università Degli Studi di Bologna ? Itália; Professor-Visitante na Universidad de Las Américas, em Puebla ? México; Professor-Visitante no Istituto Brasile-Italia / IBRIT, em Milano ? Itália; Professor-Visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal. Crítico de Arte com atuação permanente ? tendo publicado mais de 500 artigos em jornais, revistas, catálogos, anais de congressos e livros ? no Brasil e no Exterior. Colaborador em diversos meios de comunicação, atuando como Editor de Arte e Cultura. Vem, continuamente, apresentando e coordenando Palestras, Conferências, Cursos e Oficinas ? em Universidades, Museus de Arte e Espaços Culturais. Curador Independente ? tendo organizado cerca de 80 Exposições, Salões de Arte e Eventos Culturais ? no Brasil e no Exterior. Vem desenvolvendo, também, diversos Projetos de Arte ? no meio Acadêmico e Cultural. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas ? ANPAP; da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA; da Associação Profissional de Artistas Plásticos - São Paulo - APAP; da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação ? CRIABRASILIS; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC; da Very Special Arts ? VSA/Brasil ? UNESCO. Artista Plástico - conta com 10 Exposições Individuais já realizadas e mais de 100 Participações Coletivas ? no Brasil e no Exterior. Atua nos campos expressivos da Reprografia.
Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching - ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino.
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e praticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics ? Learning and Teaching.
Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira
Formação do Educador para a Interdisciplinaridade
Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira
Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão de Profa. Dra. Cláudia Valentina Assumpção Galian. Doutora (2009) e Mestre em Educação (Psicologia da Educação) e Pedagoga (1988) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora titular no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP, ligado ao Programa de Educação: Psicologia da Educação. Atualmente, participando da pesquisa "A Base não é currículo", sob a liderança de Dra. Claudia Galian. Associada à ANPED. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Consultora Ad hoc da CAPES. Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, sendo responsável acadêmica e pedagogicamente pela Graduação, presencial e on-line. Atuou como Diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional na Educação Básica. Foi coordenadora pedagógica no Sistema Mackenzie de Ensino. Pesquisa dentro dos seguintes temas: formação de professores, gestão pedagógica e de currículo, Identidade profissional, , cultura escolar, currículo e processos de ensino e aprendizagem. orcid.org/0000-0002-8472-8212.
Profa. Dra. Mirian Celeste Ferreira Dias Martins
Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP. Conselheira da América Latina da INSEA - International Society of Education trhough Art.. Atuou também na Faculdade Santa Marcelina e no Espaço Pedagógico e em programas educativos na Mostra do Redescobrimento, 25a. Bienal de São Paulo e 4a. Bienal do Mercosul, entre outras. Foi presidente da Associação de arte-educadores do Estado de São Paulo (1985-1989), secretária da FAEB - Federação de arte-educadores do Brasil, atuou na ANPAP - Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas. Dentre suas publicações destaca-se a co-autoria de "Teoria e Prática do Ensino de Arte" (FTD, 2010) que faz parte do PNBE-Professor do Ministério da Educação. Co-autora de "Por trás da cena", projeto aprovado e financiado pelo Petrobrás Cultural (2010), "Pensar juntos mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos" (Terracota, 2015), além de artigos e capítulos em livros. Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade Santa Marcelina (1970), mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/ USP (1992) e doutorado em Educação pela USP(1999). Atua no ensino de arte, arte, mediação cultural, educação, formação de educadores e metodologias artísticas de pesquisa.
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
Doutor em Educação (ensino de ciências) pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Curso de Aperfeiçoamento (intensivo de Bioética) no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, Washington, DC. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação, Arte e Histórica da Cultura da UPM. Foi Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013-2017). Ministra aulas na área de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (estágio supervisionado), Educação para sustentabilidade, formação de professores nos Cursos de Licenciaturas e Bioética na graduação. Ministra curso de Introdução à Bioética no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Distúrbios do Desenvolvimento da UPM. Parecerista ad hoc de Periódicos relacionados à Bioética e Formação de Professores. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP). Co-líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética da UPM (CNPq). Vice-presidente da Sociedade Bioética de São Paulo (Regional da Sociedade Brasileira de Bioética). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Bioética, Bioética e Educação, Educação em Valores e Ciência/Tecnologia/ Sociedade/Ambiente e Formação de Professores.
Profa. Dra. Regina Lara Silveira Mello
REGINA LARA é Docente Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) São Paulo/Brasil. Artista Plástica, consultora em Restauro de Vitrais; BACHARELADO EM DESIGN (1980) pela UPM, MESTRADO em ARTES (1996) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, dissertação ?Casa Conrado: cem anos do Vitral Brasileiro? e DOUTORADO em PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO E CIÊNCIA (2008) pela PUCCAMP, tese ?O Processo Criativo em Arte: Percepção de Artistas Visuais?. Tem experiência na área de artes, mantendo vínculos com a educação, desenvolvimento de projetos de formação artística e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, design, criatividade, processos criativos, patrimônio e história cultural. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas ANPAP e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação CRIABRASILIS. Membro do ICOM, International Council of Museums ?Brasil, atuando no ICOM Glass. Desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na linha Arte Contemporânea na VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, Unidade de Investigação da FCT-UNL e FBAUL em Lisboa, Portugal. Membro Pesquisador e do Conselho editorial do Grupo Museu/Patrimônio e da Revista ARA.
Prof. Dr. Roger Fernandes Campato
Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1994), graduação em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. É professor adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Brasil. Foi coordenador (2017-2020) dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Filosofia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, coordenador de Pesquisa do CEFT (2014-2017) e Tutor de Desenvolvimento de Carreira da unidade (2021-2022). É colíder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GPEB/UPM/CNPq), membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP-UPM) e membro do comitê de Ética da diretoria da Sociedade Bioética de São Paulo (Regional da Sociedade Brasileira de Bioética). Tem experiência nas áreas de Filosofia e de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Bioética, Filosofia Política, Filosofia da Educação, Teoria Crítica, Sociologia do Trabalho e das Organizações.
Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
Culturas e Artes na Contemporaneidade
Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz
Doutora em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP ( 2007). Título ? Mulheres em movimento, movimento de Mulheres: a participação feminina na luta pela moradia na Cidade de São Paulo. Mestre em Educação, Artes e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2001).Título - Estudo Sobre a Quarta Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas sobre a Mulher, em Beijing, à Luz de Temas do Brasil. Bacharel em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP (1989).Trabalho de Pesquisa ? Literatura como documento da História: os imigrantes italianos na obra Brás, Bixiga e Barra Funda de Alcântara Machado. Licenciatura em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.(1993). Professora Pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 1990. Coordena e Ministra aulas na Pós-Graduação no Programa Educação, Arte e História da Cultura. Na graduação ministra aulas no curso de História - EAD e ministrou nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social: habilitação em Jornalismo - Disciplinas ? Cultura Brasileira ? Antropologia, Sociologia e Políticas Públicas e Direitos Humanos. (desde 1995 até a presente data). Atua também como professora Colaboradora da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão - COGEAE da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP - Pós-Graduação- Lato Senso em História, Sociedade e Cultura. Disciplinas Ministradas - Cotidiano e Poder - Imaginário Social e Cultura- Gênero e Etnia, Espaço Urbano .(desde 2005). Foi Membro da Comissão de Ética da Universidade Presbiteriana Mackenzie ? 2006 a 2016. Foi coordenadora de Estágios do Centro de Comunicação e Letras da UPM de 2006 a 2010. Experiências em pesquisa e docência nas áreas de História da Cultura, História da Mídia - Cultura Popular, Cultura Comunitária, Cultura Educacional, Mulheres, Movimentos Sociais Rurais e Urbanos e entidades sociais. Possui artigos, livros e pesquisas premiadas na área da História da Cultura - A Contribuição social da Universidade e do desenho industrial para a sociedade: A criação de uma nova ferramenta de trabalho para as mulheres quebradeiras de coco de babaçu do Médio Mearin , Estado do Maranhão. ? Prêmio - Melhores Universidades - Categoria Sustentabilidade. Prêmio Educando Concurso Nacional de Informática Educativa - Arte e Cultura em sala de aula, Sucesu. Líder do Núcleo de Estudos de História da Cultura, Sociedades e Mídias da UPM, participa do Núcleo de Estudos da Mulher da PUC/SP, do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UPM. Professora visitante na Alanus University of Arts and Social Sciences - Alemanha. Print Capes - 2019. Foi integrante do Comitê Ad Hoc do Programa Pró Equidade econômica da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - 2008/2018. Programa que visava transformar a Cultura Organizacional e a Gestão de Pessoas nas empresas/organizações públicas e particulares brasileiras. Ações estruturantes e de sensibilização no campo da Cultura.
Profa. Dra. Rosangela Patriota Ramos
Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seus trabalhos têm se voltado preferencialmente para o diálogo entre História e Teatro. É autora de Vianinha - um dramaturgo no coração de seu tempo [São Paulo: Hucitec, 1999]; A Crítica de um Teatro Crítico [São Paulo: Perspectiva, 2007]; Teatro Brasileiro: Ideias de uma História [São Paulo: Perspectiva, 2012, em coautoria com J. Guinsburg]; História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente [São Paulo: Edições Verona, 2013, ebook] e Antonio Fagundes no palco da história: um ator [São Paulo: Perspectiva, 2018]. Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados e capítulos de livros. Organizou várias coletâneas, dentre as quais se destacam: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec, 2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [LiberArs, 2018], 1968 ? 50 anos depois ? Culturas ? Artes ? Políticas ? utopias e distopias do mundo contemporâneo (LiberArs, 2020), dentre outras. Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [São Paulo: Perspectiva, 2009] e no Léxico de Pedagogia do Teatro [São Paulo: Perspectiva, 2015]. Em parceria com J. Guinsburg, organizou o livro J. Guinsburg, A Cena em Aula [São Paulo, EDUSP, 2009], assinou o capítulo introdutório da edição fac-simile da Revista Dramática [São Paulo: EDUSP, 2007], além do texto Weaving the Narrative of the Construction of the History of Brazilian Theater in the 1970s, dentre outras realizações. É uma das editoras do periódico eletrônico Fênix (UFU. Online) Fênix: Revista de História e Estudos Culturais (ISSN 1807-6971). É uma das coordenadoras da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec - São Paulo - SP), da Coleção Teatro (Editora Hucitec - São Paulo - SP). É coordenadora editorial de Edições Verona. Integra o Conselho Editorial do selo História da Editora Fino Traço (Belo Horizonte - MG), além de conselhos editoriais de periódicos especializados. Integra o Comitê Científico da coleção America Latina Storia e Cultura [CISU, Roma]. É líder dos seguintes Diretórios de Pesquisa do CNPq: a) Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), certificado em 2001; b) História Cultural, certificado em 2009; c) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. É coordenadora GT Nacional de História Cultural da ANPUH e da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. Até o momento, orientou 38 dissertações de mestrado, 18 teses de doutorado, 61 iniciações científicas, 61 trabalhos de conclusão de curso, além de 21 orientações de outra natureza. Supervisionou 03 pós-doutorado. Estão em andamento 06 teses de doutorado, 05 dissertações de mestrado e a supervisão de 01 pós-doc.
Prof. Dr. Sérgio Ribeiro Santos
Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com pesquisa sobre os ?Relatórios dos Presidentes do Mackenzie College (1870-1912): uma abordagem histórico-social?; Doutorado em História pela Universidade Federal de Mato-Grosso (UFMT) em 2015, defendendo a Tese intitulada ?Igreja Presbiteriana de Cuiabá: Tradição, Cultura, Sociedade e Política (1985-2010)?; Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato-Grosso (UFMT) em 2009, defendendo a Dissertação com o título de ?A inserção do protestantismo em Cuiabá na Primeira República?. Especialização em Planejamento, Implantação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2019. Licenciatura em História pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR) em 2020 e Bacharelado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) em 2006, apresentando o TCC intitulado ?Os efeitos da depravação total na capacidade humana do bem espiritual segundo a Teologia Reformada?. Professor universitário desde 2006, tendo lecionado na Universidade de Cuiabá (UNIC) de 2006 a 2012 os componentes de História do Direito; Homem Cultura e Sociedade e Ética Política e Sociedade e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de 2015 a 2016 os componentes de Teoria da História e Prática de Pesquisa em História. Professor Assistente I de Período Integral na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) desde 2017, lecionando Introdução aos Estudos de História, Teoria da História e Ética e Cidadania. Coordenador dos cursos de Licenciaturas em História e Geografia, nomeado pela PORTARIA - Por-RE-26/2017 de 23/02/2017 e Bacharelado em Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nomeado pela PORTARIA - Por-RE-92/2021 de 13/05/2021. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS), coordenando a Linha Pesquisa Visão de Mundo, Educação e Sociedade e membro da Rede Internacional de Pesquisa e História e Culturas no Mundo Contemporâneo. Experiência e publicações em História Cultural, História do Protestantismo Brasileiro, História da Educação, Teologia Pública, Visões de Mundo e produção de material didático para graduação e pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância.
Profa. Dra. Suzana Ramos Coutinho
Pós-doutora pela University of Cambridge (2013), Ph.D. pela Lancaster University, Inglaterra (2009), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). É fotógrafa profissional pelo SENAC São Paulo. É professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC/São Paulo e professora Assistente Doutor I da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando como docente no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da mesma universidade. Faz parte da equipe editorial da REVER (Revista de Estudos da Religião) e é editora temática da Revista TRAMA, na seção de História da Cultura. É sócia-efetiva da ABA (Associação Brasileira de Antropologia), membro da ISSR (International Society for the Sociology of Religion) e membro da IVSA (International Visual Sociology Association). É líder do grupo de pesquisa CEMI - Centro de Estudos Interdisciplinares sobre Migração e Imagem. Mãe de duas filhas, esteve em licença maternidade em 2016 e 2020. Tem experiência na área de Antropologia da Religião e Antropologia Visual, com ênfase em Religião, Migração, Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, fotografia, religião, migração e diáspora, missões e estratégias missionárias, religiões orientais no Brasil.