O ano de 2024 assinala seis décadas desde o Golpe Civil-Militar de 1964, evento que precipitou a sociedade brasileira em um prolongado período de governo autoritário, capitaneado pelas forças armadas, que se estendeu por vinte e um anos. Durante essa era, o Brasil foi submetido à imposição de Atos Institucionais (AI-1, AI-2, AI-3, AI-4, e o nefasto AI-5), sob cujo manto emergiu um regime de censura prévia, cassação de mandatos parlamentares, e repressão severa contra todos aqueles que se colocaram em oposição ao regime de exceção instaurado em 31 de março de 1964, resultando em prisões, torturas, assassinatos e exílios. Diante deste cenário, as respostas dos setores oposicionistas variaram desde a construção de um campo de resistência democrática até a adoção de ações guerrilheiras, empreendidas por diversos organismos revolucionários.
Nesse contexto, as dinâmicas sociopolíticas, já marcadas por uma complexidade inerente, adquiriram dimensões ainda mais profundas e abrangentes, permitindo o surgimento de práticas e discursos alicerçados por novos sujeitos históricos. Face às adversidades, as estratégias de resistência desenvolvidas, como a emblemática “linguagem da fresta”, foram ao longo do tempo objeto de minuciosa análise por historiadores, cientistas políticos, filósofos, economistas, literatos e outros estudiosos, gerando uma vasta e relevante bibliografia sobre o período ditatorial no Brasil.
Reconhecendo a pertinência e excelência da produção acadêmica tanto nacional quanto internacional acerca desse período crucial de nossa história contemporânea, este Simpósio, promovido pela "Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo" (com o apoio de "Edições Verona" e do periódico acadêmico "Fênix - Revista de História e Estudos Culturais") pretende somar-se a outros encontros de pesquisadores (ocorridos ao longo de 2024), que têm se dedicado a refletir sobre os significados do Golpe de 1964 e seus desdobramentos ao longo das décadas de 1960 a 1980. Mais do que isso, essa iniciativa visa ampliar a compreensão dos impactos dessa era para além do recorte cronológico dos vinte e um anos, buscando compreender como as marcas do autoritarismo continuam a se manifestar no Brasil do século XXI, permeando não apenas a esfera política, mas também as instituições estatais e amplos setores da sociedade civil.
A "Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo" reafirma a urgência e a necessidade dessas reflexões e, ao mesmo tempo, convida todos aqueles interessados a se associar a nós nessa empreitada intelectual.
O IV Seminário Africanidades: Processos interdisciplinares nos campos da interculturalidade e da interseccionalidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura em parceria com o Programa de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a Universidade Pedagogica De Maputo, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda-Angola, em cooperação com a Rede de UNITWIN – Cátedra Cidades que Educam e Transformam e com o apoio financeiro do PRINT- CAPES e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Evento interdisciplinar, com foco na formação de professores e educadores sociais e nas múltiplas linguagens. Tem como objetivo refletir sobre as manifestações culturais de Angola, Moçambique e Brasil, com o propósito de compreender e valorizar as múltiplas linguagens (a arte, a história da cultura, a literatura e as práticas sociais que educam). Contará com pesquisadores, docentes e discentes de diferentes licenciaturas, em conferências, comunicações, mesas-redondas, rodas de conversa, visitas monitoradas e pequenas reuniões. O evento vai decorrer entre 30 de Agosoto à 20 de setembro de 2024.
Os Programas de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Programa de Mestrado em Gestão e Administração Educacional da Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação da Universidade do Púnguè/Moçambique, o Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e a Rede UNITWIN/Cátedra UNESCO- Cidades que Educam e Transformam, se unem para a realização da 31ª Mostra de Pós-Graduação e 4ª da Mostra da Graduação e atividades de internacionalização (Brasil - Sul-Sul). O evento oferece a oportunidade para apresentação de comunicações orais e discussões de temas, metodologias, processos de pesquisa em andamento e/ou seus resultados para a comunidade acadêmica e a sociedade.
O evento visa marcar a data comemorativa em alusão a Reforma Protestante ocorrida em 1517. O evento é um produto do projeto Mackesquisa denominado “A cosmovisão protestante e suas diversas relações com a educação
Brasileira”.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
Breve Descrição do Evento: Atividade de Internacionalização e da Rede de Pesquisa do Programa Educação, Arte e História da Cultura com Universidades da América Latina, América do Norte e Europa. |
Objetivo(s) geral(is): Apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados em pesquisas por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional. Tematizar as práticas cotidianas educacionais, culturais e artísticas. Aprofundar as atividades de extensão.
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Como parte da programação de comemoração pelos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPEAHC) do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), convidamos a todos para participar, entre os dias 24 e 27 de setembro, do IX Encontro e IV Simpósio Internacional de Bioética da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (GPEB/CNPq), vinculado ao PPEAHC e ao Curso de Graduação em Filosofia, o evento pretende contribuir para a divulgação da produção científica nas áreas de Ética e Bioética, proporcionando um diálogo plural e interdisciplinar entre alunos da graduação, da pós-graduação, pesquisadores e profissionais de várias áreas do saber (Filosofia, Ciências Biológicas e da Saúde, Sociologia, Educação, Meio Ambiente, Direito, Medicina, Psicologia, entre outras).
Informações sobre a programação e as inscrições podem ser obtidas pelo link: https://www.laboratorioeticaplicada.com.br/.
O II Seminário Africanidades: multiculturalismo, educação, arte e história da cultura para as relações étnico-raciais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura em parceria com o Programa de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em cooperação com a Universidade Púngué de Moçambique e a Cátedra UNESCO - Cidade que Educa e Transforma. Evento interdisciplinar, com foco na formação de professores e educadores sociais. Tem como objetivo refletir sobre as culturas moçambicana e brasileira, com o propósito de compreender e valorizar suas múltiplas linguagens, a arte, a história da cultura, a literatura e as práticas sociais que educam. Contará com pesquisadores, docentes e discentes de diferentes licenciaturas, em conferências, comunicações, mesas-redondas, rodas de conversa, visitas monitoradas e pequenas reuniões.
O Seminário Internacional “Decolonialismo na África, Europa e América: perspectivas plurais” visa discutir sobre a fundamentação epistêmica do conceito de decolonialidade, à luz de perspectivas múltiplas desenvolvidas no âmbito dos continentes africano, americano e europeu.
Objetivando analisar as novas possibilidades de interpretação do atual contexto histórico suscitadas pelos estudos sobre o Decolonialismo na África, América e Europa; reforçar as redes de pesquisa estabelecidas em parceria com universidades nacionais e internacionais.
O curso de extensão: Música Popular Brasileira, Mídias e Cultura visa conhecer a construção e os desdobramentos da linguagem da canção popular brasileira nas mídias, desde as manifestações da cultura oral, passando por disco, rádio, cinema, TV e vídeo. Música popular como objeto cultural de fronteira entre os campos erudito, popular e massivo, e nas articulações entre as linguagens musical, poética e performática. A abordagem interdisciplinar da música popular: estética, linguagem, semiótica da cultura, história, ciências sociais, antropologia e estudos culturais.
Objetivando refletir sobre os estudos interdisciplinares da música popular brasileira urbana. Analisar a música popular brasileira nas relações com a cultura e as mídias em uma perspectiva histórica. Entender a música popular como produto em sua especificidade de linguagem na cultura midiática.
O curso explora as discussões contemporâneas da pedagogia social por meio das perspectivas decoloniais, antirracistas, interseccionais e ecossociais. Em conjunto com palestrantes convidados, abordamos temas que se cruzam com o campo da arte, com o objetivo de refletir sobre a pedagogia social enquanto pedagogia social pública, voltada à promoção de um mundo mais igualitário, justo e sustentável.
Em 2024 comemora-se os 25 anos do programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Neste sentindo, o PPGEAHC realizou nos dias 29 e 30 de abril o evento comemorativo, o qual contou com a presença dos docentes da primeira turma a de mestrado, coordenadores no decorrer desses anos, discentes e egressos, além de instituição parceiras e redes de pesquisa. No segundo dia o PPGEAHC recebeu o coordenador da área interdisciplinar da Câmara 02 - Ciências Sociais e Humanidades – CAPES, Djalma Thürler para proferir a palestra “A interdisciplinaridade na educação estética”.
O encontro, de duas tardes e noites, contará com uma mesa de abertura para discutir a educação integral na cidade. Para tanto, trará representantes da Extensão Universitária, da Secretaria de Educação Básica da Prefeitura de São Paulo e de Organização da Sociedade Civil, da pesquisa educacional e da pesquisa em urbanismo. Como conferencista principal, trará o Dr. José Augusto Brito Pacheco, da Universidade do Minho. Além disso, haverá painéis temáticos com apresentações de pesquisas acadêmicas, em dois momentos, sendo um presencial e um online.
O objetivo é discutir a relação da cidade com a educação nas perspectivas culturais, sociais e educacionais e oferecer um espaço para discussões que revelem a direção dos trabalhos acadêmicos nessa temática.
Iniciou-se em 2024 uma linha de atividade que pretende fomentar dinâmicas de diálogos transatlânticos sobre Cultura, Arquitectura, urbanismo, Arte Pública, participação, Desenho, patrimônio e ambiente. Este diálogo pretende que se venha a desenvolver entre professores, investigadores, curadores, administração pública, produtores e artistas que se expressam em Português e Espanhol, com enfoque na América Latina e Península Ibérica, entre outras geografias. Trata-se de uma iniciativa co-produzida por investigador Dr. Pedro Soares Neves da Universidade de Lisboa e Profa. Dra. Lilian Amaral da Universidade de São Paulo e Professora Visitante do PPGEAHC da UPMackenzie, organizadores de dois seminários síncronos, um na Europa e outro na América, respetivamente APD - Arquitetura, Arte Publica, Desenho (online) e Seminário Nômade Expedição Valongo (híbrido). Esta iniciativa articula-se com o Programa de Pós-graduação Educação, Arte e História da Cultura em sua natureza interdisciplinar.
O III Simpósio dá continuidade ao primeiro (dezembro de 2022), e ao segundo (setembro de 2023), focalizando a pesquisa que se encerra neste momento, realizada por professores que atuam na disciplina de Arte nos Cursos de Pedagogia de 19 universidades brasileiras e duas universidades latino-americanas no Uruguai e Colômbia. A pesquisa tem aprovação da Plataforma Brasil (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética/ CAAE: 59700522.4.0000.0084), com uma perspectiva metodológica inovadora a partir de proposições artísticas. Neste terceiro, além das apresentações de resultados da pesquisa, realizaremos experiências estéticas, visita a museu e o fechamento da pesquisa internacional com as análises finais, além do lançamento da Rede + Arte.
O Simpósio será iniciado em uma instituição cultural , com a recepção do seu Programa Educativo, na mesma linha de proposições artísticas que fundamentam e operam a metodologia da pesquisa em processo.
O VII Congresso de Linguagem, Identidade, Sociedade: estudo sobre a mídia - CLISEM 2021, está previsto para os dias 28 a 30 de setembro de 2023.
O Congresso pretende reunir pesquisadores brasileiros e de outras nacionalidades, interessados em estudos interdisciplinares.
Desde a sua criação em 2014, o CLISEM promove Comunicações Orais e Publicações dos participantes das diferentes áreas tais como: Comunicação, Letras, Artes, Educação, Sociologia, História, Antropologia, Estudos Culturais, dentre outras.
Tem por objetivo a manter permanente e atualizada a discussão da Pedagogia Social e suas áreas afins, por meio de programas interdisciplinar, multidisciplinar através de Conferências, Mesas Redondas, Visitas Sociais e do Simpósio de Pós-Graduação em Sessões de Comunicações Orais.
O evento se constitui como uma oportunidade de reunir pesquisadores que integram os Grupos de Pesquisa:
- GPAP – Arte na Pedagogia/UPM;
- GPeMC – Mediação cultural: provocações e contaminações estéticas/UPM;
- Cultura, Escola e Educação Criadora da Universidade do Vale do Itajaí/SC
- Observatório de Leitura e de literatura da Universidade de Caxias do Sul/RS.
Objetivando articular conhecimentos teóricos acerca da mediação cultural e da arte contemporânea em uma vivência no Instituto Inhotim-MG, problematizar acerca da educação estética como movimento político e educativo de alargamento da formação integral do ser humano, ampliar a rede de pesquisadores que discute sobre as possibilidades de educação estética por meio da arte, pensar a mediação cultural como um movimento de ampliação da educação estética em ambientes não formais de educação.
A equipe de educação da Bienal propõe conversas e partilhas sobre e com “aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo” - primeiro movimento da publicação educativa da 35ª Bienal - coreografias do impossível, reconhecendo e integrando a dimensão processual, inacabada e aberta da educação. O encontro conta com partilhas dos gestos da equipe de educação e colaborações de artistas e autoras do livro, atravessado pelo pensamento da poeta, dramaturga e professora Leda Maria Martins. Também se somarão às coreografias do encontro os conteúdos do segundo Movimento, permeado pela obra e pensamento da artista Rosana Paulino, com lançamento previsto para 17 de agosto de 2023.
O encontro proposto busca levar em consideração os interesses e pesquisas das discentes e docentes dos diversos cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mobilizando com diferentes ênfases os conteúdos dos movimentos da publicação.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
Ciclo de Palestras sobre a história da Associação de Apoio às Meninas e Meninos da Região Sé (AACRIANÇA, e a sua luta na defesa dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. O Evento abordará o processo de construção e promulgação do ECA, os contextos históricos do surgimento da AACRIANÇA, suas ações em defesa dos Direitos da Infância e da Adolescência, e os desafios atuais e perspectivas.
A cultura do Brasil e a dos países africanos de língua oficial portuguesa são essencialmente caracterizadas pela afrodescendência. Nos tempos atuais é imprescindível garantir a preservação e a (re)criação dessa africanidade afro-brasileira. Se por um lado é uma forma de valorização da história, por outro lado, é uma estratégia de investimento constante em processos de desenvolvimento humano.
A primeira edição do Colóquio Internacional Africanidades: espaço de reflexões, que se espera ser um evento bienal, tem como escopo a Contribuição da Educação Social na Conscientização e Fortalecimento. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa de Pedagogia Social e do Grupo de História da Cultura, Sociedades e Mídias da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade Púnguè e das instituições parceiras.
Com o I Seminário Internacional de Pedagogia Social, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia
Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Universidade Púnguè de
Moçambique e a Fundação Universidade Católica Lumen Gentium da Colômbia, busca reafirmar a
Pedagogia Social como uma ciência, e a Educação Social como uma atitude intencional e
transformadora que, apesar de tradicionais, com raízes que se inserem entre os limiares dos
séculos XIX e XX, apresentam perspectivas contemporâneas, inovadoras e arrojadas, com inegáveis
potenciais para contribuir de forma eficaz na educação e formação de cidadãos conscientes,
engajados, prontos para lutar por seus direitos e pelos direitos daqueles com os quais vive e
convive. Uma formação humana, humanizada e humanizadora.
Diante de um contexto global, a partir do qual o individualismo é, em grande medida, valorizado em detrimento do bem comum, a pedagogia social revela um papel fundamental para o (1 de 8) PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA rompimento da lógica do individualismo rumo à valorização da coletividade, revelando-se como uma estratégia vital para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, com menos discriminação e preconceito.
Com o I Seminário Internacional de Pedagogia Social, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em parceria com a Universidade Púnguè de Moçambique e a Fundação Universidade Católica Lumen Gentium da Colômbia, busca reafirmar a Pedagogia Social como uma ciência, e a Educação Social como uma atitude intencional e transformadora que, apesar de tradicionais, com raízes que se inserem entre os limiares dos séculos XIX e XX, apresentam perspectivas contemporâneas, inovadoras e arrojadas, com inegáveis potenciais para contribuir de forma eficaz na educação e formação de cidadãos conscientes, engajados, prontos para lutar por seus direitos e pelos direitos daqueles com os quais vive e convive. Uma formação humana, humanizada e humanizadora.
Palestra intitulada “TIC´s: crise no mundo do trabalho e o comportamento humano” e a apresentação do Livro “Autobiografia de um Gigante Ah! (Não)”, realizada no dia 02 de junho de 2023.
O Simpósio dá continuidade ao primeiro que foi realizado em dezembro de 2022, focalizando a pesquisa que está sendo realizada por professores que atuam na disciplina de Arte nos Cursos de Pedagogia de 19 universidades brasileiras e duas no Uruguai e Colômbia. O Simpósio será iniciado na 35ª Bienal de São Paulo, com a recepção do seu Programa Educativo, na mesma linha de proposições artísticas que fundamentam e operam a metodologia da pesquisa em processo.
A abertura do Simpósio a outros grupos de professores atuantes ou não em cursos de Pedagogia amplia horizontes e discussões necessárias sobre o ensino universitário das Artes em suas diferentes linguagens.
A proposta deste Simpósio é a de agregar pesquisadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em particular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, a partir da linha de pesquisa Cultura e Artes na Contemporaneidade, de instituições brasileiras, com o objetivo de propor reflexões e encaminhamentos que possam contribuir com a formação de pesquisadores voltados para os estudos das Ciências Humanas e Sociais, em nível nacional. A justificativa para esta proposta deve-se ao fato de que existem vários debates em torno dessas temáticas, mas se faz necessário sistematizações e sínteses.
Com esse intuito, desejamos reunir investigadores que tragam contribuições intelectuais e sociais para o Brasil e seus interlocutores
O Congresso pretende reunir pesquisadores brasileiros e de outras nacionalidades, interessados em estudos interdisciplinares. Desde a sua criação em 2014, o CLISEM promove Comunicações Orais e Publicações dos participantes das diferentes áreas tais como: Comunicação, Letras, Artes, Educação, Sociologia, História, Antropologia, Estudos Culturais, dentre outras.
Atividade de Internacionalização e da Rede de Pesquisa do Programa Educação, Arte e História da Cultura com Universidades da América Latina, América do Norte e Europa. Tendo como objetivo apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados em pesquisas por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional.
Atividade de Internacionalização e da Rede de Pesquisa do Programa Educação, Arte e História da Cultura com Universidades da América Latina, América do Norte e Europa. Tendo como objetivo apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados em pesquisas por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional.
Atividade de Internacionalização e da Rede de Pesquisa do Programa Educação, Arte e História da Cultura com Universidades da América Latina, América do Norte e Europa. Tendo como objetivo apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados em pesquisas por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional.
O curso denominado “O Legado de Calvino: a influência calvinista na teoria e na práxis humanas contemporâneas” visa apresentar, numa perspectiva interdisciplinar, a compreensão do pensamento de João Calvino (1509-1564), suas contribuições ao movimento da Reforma Protestante, bem como seu legado para sociedade contemporânea nos diversos ramos do conhecimento. O curso aborda os principais conceitos do autor com ênfase em sua espiritualidade tão marcante nos estudos das Sagradas Escrituras.
REVIDRO: Criação Artística e Ação Social, desde 2021, com o objetivo de reutilização do vidro de garrafas para a elaboração de objetos de mesa, tipo tableware, em favor de uma economia criativa e sustentável para comunidades carentes do Centro da Cidade de São Paulo. O Laboratório recebe pessoas dessas comunidades para formação conjunta com alunos da graduação, pós-graduação e de IES internacionais parceiras do programa..
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
O grupo interdisciplinar de estudos culturais e linguagens na contemporaneidade – gieclc, da linha de pesquisa culturas e artes na contemporaneidade do programa de pós-graduação em educação, arte e história da cultura da universidade presbiteriana mackenzie (ppgeahc/upm) e a rede internacional de pesquisa em história e culturas contemporâneas (riphcc), com o apoio do mack pesquisa – fundo mackenzie de pesquisa e inovação, promovem o colóquio – educação, democracia e educação: pautas para a contemporaneidade, que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2022, com transmissão no canal do youtube da rede internacional de pesquisa em história e culturas
contemporâneas.
Assim trazemos a público, neste ano de 2022, uma série de debates on-line
as articulações sobre democracia, educação, arte e cultura. A ideia é propor um canal de diálogo e reflexão sobre o nosso conturbado contexto atual, a partir das experiências e perspectivas de diferentes pesquisadores.
Encontro quinzenal da Linha de Pesquisa para debate e estudo de textos e pesquisas em andamento. Além disso, tem como objetivo:
- Socializar pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação EAHC na Linha de Formação do Educador
- Agregar os alunos em torno das temáticas da Linha de Formação do Educador
O I seminário Internacional: o mundo do trabalho visa compartilhar teorias e metodologias sobre o trabalho na contemporaneidade, que exige flexibilidade, agilidade, descentralização, desburocratização, livre negociação e transformações das relações sociais.
O IV Seminário Internacional GEICS – Docência na escola desse século: entre a nova e velha escola e o I Encontro de grupos de pesquisa sobre currículo, didática e formação de professores será realizado nos dias 10-12 de novembro 2022, (modalidade híbrida) gratuito para ouvintes. Contará com conferência de abertura, mesa temática internacional, uma mesa temática da Educação Básica, noite de autógrafos e apresentação de trabalhos científicos com painel síntese.
Encontro quinzenal da Linha de Pesquisa para debate e estudo de textos e pesquisas em andamento, tendo como referência descrição e análise de práticas pedagógicas bem-sucedidas, bem como de sua teorização, focalizando a Educação Básica.
Tem como objetivo dar visibilidade as pesquisas que envolvem processos e de desenvolvimento profissional da docência. Agregar os alunos de pós e da graduação, de cursos de licenciaturas na discussão da temática.
Encontro quinzenal da Linha de Pesquisa para debate e estudo de textos e pesquisas em andamento, tendo como referência descrição e análise de práticas pedagógicas bem-sucedidas, bem como de sua teorização, focalizando a Educação Básica.
Tem como objetivo dar visibilidade as pesquisas que envolvem processos e de desenvolvimento profissional da docência. Agregar os alunos de pós e da graduação, de cursos de licenciaturas na discussão da temática.
A proposta deste Seminário é dar continuidade as discussões que vêm ocorrendo desde 2012 pelos Grupos de Pesquisas GPAP (Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia) e GPeMC (Grupo de Pesquisa Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas). Hoje, com a inclusão de dezenove universidades brasileiras e duas universidades latino-americanas, da Colômbia e do Uruguai, está sendo realizada a pesquisa Formação docente com e em artes/culturas que já teve aprovação da Plataforma Brasil (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética/ CAAE: 59700522.4.0000.0084), com uma perspectiva metodológica inovadora a partir de proposições artísticas. A ideia de proposição nasce da necessidade de realizar uma ação investigativa a partir de uma experiência estética, que tivesse o potencial estésico e transformador da produção artística, ao mesmo tempo em que produziria informações a respeito das bagagens artísticas/ culturais de estudantes de Pedagogia. As proposições selecionadas pelo grupo-pesquisador estão sendo vivenciadas por várias universidades em diversas regiões do Brasil e neste evento haverá oportunidade de compartilhamento dos resultados parciais, análises pelos professores convidados e possíveis encaminhamentos futuros entre os pesquisadores e divulgação à comunidade acadêmica.
Esta é a 29ª versão da Mostra da Pós-graduação. Nesta versão teremos a parceria do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e da Pós graduação da FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. A Mostra tem se constituído como um espaço para que os mestrandos e doutorandos apresentarem suas pesquisas. É composta por uma abertura oficial com devocional e palestra de um professor convidado e apresentações de trabalhos que foram selecionados a partir de um edital.
Interlocuções Internacionais visa posicionar estrategicamente a PPGEAHC como produtor de conhecimento de excelência em âmbito internacional e nacional para gerar impacto social mediante a socialização da ciência produzida junto aos diferentes Programas de Pós-Graduação.
Interlocuções Internacionais visa posicionar estrategicamente a PPGEAHC como produtor de conhecimento de excelência em âmbito internacional e nacional para gerar impacto social mediante a socialização da ciência produzida junto aos diferentes Programas de Pós-Graduação.
Interlocuções Internacionais visa posicionar estrategicamente a PPGEAHC como produtor de conhecimento de excelência em âmbito internacional e nacional para gerar impacto social mediante a socialização da ciência produzida junto aos diferentes Programas de Pós-Graduação.
Interlocuções Internacionais visa posicionar estrategicamente a PPGEAHC como produtor de conhecimento de excelência em âmbito internacional e nacional para gerar impacto social mediante a socialização da ciência produzida junto aos diferentes Programas de pós-graduação.
O curso nasceu da necessidade de rever as questões vinculadas à experiência, à prática, às percepções e perspectivas dos campos da formação do professor, do arte-educador, do educador social, do educador popular, da infância e juventude, da cultura escolar e popular. Está imbricado com o projeto “Lidando com novos espaços”, que é uma parceria entre as Universidades Presbiteriana Mackenzie, Alanus e Siegen (Alemanha), com a Secretaria Municipal de Educação e o CEU Butantã. Está também vinculado ao PrInt/Capes do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O curso explorará o olhar como forma de conhecer, a poética como forma de argumentação e investigação e a fotografia como forma de pensar. Da percepção e observação, à análise dos detalhes e sua síntese em novos todos, para saltar da intuição e do caminho da lógica, os olhos conduzem o pensamento da percepção à ideia, à imagem, como representação, ao conceito e à metáfora, tanto a ideia como os meios de pensamento. Pensar visualmente é reconhecer padrões, um todo e as relações de suas partes. A fotografia é uma ferramenta dessa síntese. Uma fotografia pode incorporar um pensamento inteiro ou uma história inteira; uma série de fotografias pode configurar uma narrativa ou constituir um argumento. Neste workshop de duas semanas, fotografias serão criadas, exploradas, analisadas no exercício poético do pensamento visual, explorando a ideia de “Um senso de lugar”, descobrindo quais os aspetos que contribuem para dar a um lugar uma identidade própria.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
Tem como foco estudar o conceito de “escritura sagrada” nas tradições judaica e cristã da antiguidade: desenvolvimentos históricos, pontos de contato e especificidades. Diferenças entre os conceitos de “escritura sagrada” e “cânon”. A formação do cânon no judaísmo e no cristianismo.
Explicar todas as funções do currículo Lattes e sua importância; Caracterizar seu preenchimento detalhadamente em todas as suas fases; Curiosidades do preenchimento e esclarecimento de dúvidas.
Oficinas de metodologias de ensino com o uso das tecnologias digitais, seguindo uma trilha de aprendizagem intencional e fundamentada na aprendizagem significativa. A atividade está relacionada com a parceria entre Francisco Morato e a Escola de Engenharia no projeto de cidade inteligente. O foco desta linha de trabalho, envolve a formação de professores e o apoio à secretaria de educação.
Encontro quinzenal da Linha de Pesquisa para debate e estudo de textos e pesquisas em andamento. Além disso, tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhos e pesquisas dos professores da Linha de Formação do Educador e agregar os alunos em torno das temáticas da Linha de Formação do Educador.
Tem como objetivo geral organizar o I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças e Alteridade: identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de pesquisa em história cultural Contemporânea.
Evento que tem como preocupação desenvolver o divulgar as questões epistemológicas que envolvem a interdisciplinaridade.
Atividade de Internacionalização e da Rede de Pesquisa do Programa Educação, Arte e História da Cultura com Universidades da América Latina, América do Norte e Europa.
Objetivos:
- Apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados em pesquisas orientadas por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional para a História da Cultura
- Tematizar as práticas cotidianas multidisciplinares educacionais, culturais e artísticas
- Aprofundar os procedimentos de observação participante
Encontro do Grupo de Pesquisa GEICS com autores de referência dos estudos de FEE. Tem como objetivo aprofundar as relações com pesquisadores de programas de outras Universidades voltadas para a área de formação do professor.
Encontro de pesquisadores e sujeitos participantes da pesquisa do projeto CEU, financiado pelo Mackpesquisa, com parcerias colaborativas da Secretaria Municipal da Educação SP, da DRE, do CEU Butantã, das Universidades Mackenzie, Siegen, Alanus, UFABC, Unifieo e outros parceiros afins. A finalidade do Encontro é apresentar um balanço da pesquisa desenvolvida no CEU Butantã. Reiteramos que este Seminário está também vinculado ao Projeto Institucional de Internacionalização UPM/CAPES PrInt.
29/03: Seu objetivo geral é estabelecer um diálogo sobre o lugar do conhecimento no currículo e na formação de professores.
26/04: Atividade de Internacionalização e da Rede de Pesquisa do Programa Educação, Arte e História da Cultura com Universidades da América Latina, América do Norte e Europa. Tem como objetivo apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados em pesquisas orientadas por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional para as artes.
31/05: Imagens para educar e imagens para discriminar: Analisando a política da visualidade.
Esta é a 28ª versão da Mostra da Pós-graduação e a 2ª Mostra da Graduação UPM. Nesta versão teremos a parceria do Programa de Pós-graduação em Educação da Uninove. Como objetivo principal tem-se a divulgação de pesquisas finalizadas ou em processo permitindo a discussão de metodologias.
Com o objetivo de divulgar os trabalhos dos pesquisadores participantes dos grupos de pesquisa liderados pela Profa. Dra. Mirian Celeste Martins, este seminário busca possibilitar trocas entre os integrantes dos grupos de pesquisa e público interessado em geral, ampliando discussões sobre metodologias de pesquisa e temáticas que articulam formação de professores, arte e ensino de arte, mediação cultural e interdisciplinaridade.
Os participantes integram os grupos de pesquisa GPeMC – Grupo de Pesquisa Mediação Cultural criado em 2009 e o GPAP – Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia criado em 2012, no decorrer do tempo realizaram cinco Simpósios Internacionais de Formação de Educadoras em Arte e Pedagogia, além de diversas contribuições em congressos, artigos em periódicos, palestras e demais ações acadêmicas e culturais. O GPeMC e o GPAP são formados por professores e pesquisadores de várias universidades, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura.
Encontro quinzenal da Linha de Pesquisa para debate e estudo de textos e pesquisas em andamento, tendo como referência descrição e análise de práticas pedagógicas bem-sucedidas, bem como de sua teorização, focalizando a Educação Básica. Ademais, tem como objetivo dar visibilidade as pesquisas que envolvem processos e de desenvolvimento profissional da docência. Agregar os alunos de pós e da graduação, de cursos de licenciaturas na discussão da temática.
O VI Congresso de Linguagem, Identidade, Sociedade: estudo sobre a mídia - CLISEM 2021, está previsto para os dias 22 a 24 de setembro de 2021.
O Congresso pretende reunir pesquisadores brasileiros e de outras nacionalidades, interessados em estudos interdisciplinares. Desde a sua criação em 2014, o CLISEM promove Comunicações Orais e Publicações dos participantes das diferentes áreas tais como: Comunicação, Letras, Artes, Educação, Sociologia, História, Antropologia, Estudos Culturais, dentre outras.
A Aula Inaugural do PPGEAHC, convida uma personalidade com representatividade na área interdisciplinar para enviar mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes da pós-graduação, discutir metodologias, teorias e promover parcerias e cooperações recíprocas entre IES.
Primeiro Colóquio do grupo de pesquisa em Educação, Religião e Sociedade. Tem como objetivo o Capelanato. Dividimos Colóquio em três mesas: Capelania Carcerária, Capelania Corporativa e Capelania Educacional.
Foram realizados seminários com pesquisadores internacionais participantes das pesquisas financiadas pelo projeto PRINT/CAPES e o corpo docente e discente do Programa de Educação, Arte e História da Cultura, da Universidade Mackenzie. Teve como objetivo aproximar o corpo discente das pesquisas internacionais do EAHC; manter o diálogo com os pesquisadores que participam do PRINT/CAPES e divulgar as pesquisas do EAHC e suas relações internacionais e dar continuidade às pesquisas de forma on line durante o regime de isolamento da pandemia.
Encontro quinzenal da Linha de Pesquisa para debate e estudo de textos e pesquisas em andamento. Tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhos e pesquisas dos professores da Linha de Formação do Educador, e agregar os alunos em torno das temáticas da linha.
Este evento é a primeira reunião acadêmica da Rede de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, que possui como objetivo principal reunir professores/pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e, posteriormente, internacionais, em atividades acadêmicas, projetos de pesquisa, publicações no sentido de fortalecer as pesquisas no âmbito da História Cultural.
Trata-se de um evento de caráter acadêmico internacional, que teve a sua última edição na Universidade de Lisboa, Portugal. A origem do Seminário foi na Universidade Federal do Rio Grande. Tem como objetivo apresentar pesquisas e análises sobre as diversas experiências humanas nas áreas correspondentes à Cultura, Artes, Educação, Política, Cinema, Psicanálise e História.
O grupo de pesquisa tem como objetivo realizar um evento internacional a cada ano. Já realizamos um no ano passado. O tema do seminário é a relação entre currículo e sociedade, com foco, nesse caso na cultura digital e as perspectivas sobre o impacto que a experiência vivida por alunos e professores nesse período de quarentena terá sobre o uso de tecnologia no processo de ensino e aprendizagens. O objetivo geral é divulgar a pesquisa realizada pelo grupo GEICS sobre a COVID19 e os seus impactos nas percepções dos alunos sobre a aprendizagem e oferecer um espaço para divulgação de ideias e reflexões sobre o tema em questão.
A presente atividade de extensão e pesquisa se propõe a desenvolver um estudo de caso, com enfoque na pesquisa participante, sobre o processo de Apropriação, por parte de educandos do complexo arquitetônico do CEU (Centro de Educação Unificado) Butantã, processo que envolve espaços e relações que se fazem educativos, participativos e simbólicos referindo-se à sua situação e às relações a partir de territorializações em espaços ocupados, processados, modificados e reestruturados antropologicamente por humanos e seus significados culturais.
Proposta de Seminário internacional e curso modular realizado junto ao PPGEAHC, envolvendo projetos de copesquisa em contexto nacional e internacional envolvendo relações entre arte, memórias e cidades em contexto ibero-americano contemporâneo. Tem como objetivo estabelecer redes de copesquisa em âmbito internacional, produzir conhecimento científico e atrelá-lo à sua dimensão social envolvendo ação de extensão, associada à Fórum de Debates e Revista Colaborativa propondo discussões e processos cocriativos entre os Grupos de Pesquisa e Projetos em Rede.
Encontro de pesquisadores e sujeitos participantes da pesquisa do projeto CEU, tendo como objetivo principal apresentar aspectos teórico-metodológicos abordados na pesquisa/projeto CEU Butantã, orientada por uma atitude interdisciplinar e um olhar internacional (Alemanha-Brasil-USA).
V Simpósio tem a possibilidade de fomentar discussões, reflexões e intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores acadêmicos nacionais e internacionais.
Objetivo principal: Oportunizar interlocuções entre grupos de pesquisa, pesquisadores, artistas e educadores nacionais e internacionais sobre o tema: docência, ressoando sobre questões que tem movido os Simpósios, relativas à arte, à identidade profissional e aos saberes docentes.
O Workshop sobre os Desafios da Pesquisa na Pós-Graduação, tem como objetivo geral divulgar pesquisas finalizadas ou em processo desenvolvidas ao longo da formação acadêmica em cursos de pós-graduação na UPM.
Oficina para preenchimento do Lattes, com o foco em orientar os alunos no preenchimento do Lattes de modo a vincular os trabalhos com os grupos de pesquisa.