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Planejamento estratégico

Planejamento Estratégico 2021 - 2024

A necessidade do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento de qualquer instituição tem uma aceitação consensual na atualidade. As universidades não podem se colocar fora desse consenso, uma vez que elas, desde suas origens, se instituíram idealmente como lugar privilegiado do conhecimento, que precisa ser pensado e ordenado, ou seja, requer uma visão e compreensão antecipada dos acontecimentos. Para as instituições, o planejamento é uma forma especial de tornar o futuro menos desconhecido, indeterminado e incontrolável.

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a experiência do planejamento já é uma tradição e mais recentemente, como elemento de um sistema nacional de educação superior cada vez mais dinâmico, o planejamento institucional se apresenta para as instituições como uma exigência externa, das agências de fomento e de outros setores da administração do Estado, sobretudo daqueles que trabalham com a avaliação. Mas ele é, também, uma exigência interna, criada pela própria evolução da instituição, cuja complexidade demanda instrumentos gerenciais mais bem elaborados para que o caminho entre intenção e ação seja menos dificultoso e os resultados da ação sejam mais efetivos.

O Planejamento Estratégico no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) mensura os propósitos, objetivos e diretrizes de atuação para alinhamentos futuros de longo, médio e curto prazos. O programa possui Planejamento Estratégico próprio e 15 Comissões Internas que trabalham conjuntamente no monitoramento do percurso do programa, a partir da análise do ambiente/cenário interno e externo, levantamentos de dados, diagnósticos e indicadores. Utiliza dados obtidos pelo processo de Autoavaliação Própria do Programa e da Autoavaliação da Pós-Graduação realizada pela Universidade, com a finalidade obter indicadores que permitam traçar metas/soluções a curto, médio e longo prazo alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PDI/UPM), Documentos e Ficha de Avaliação da Área Interdisciplinar- CAPES. Os membros responsáveis pelo Planejamento Estratégico Próprio são Docentes Internos, Externos de outras IES, além da representação discente. A equipe garante encaminhamentos profícuos para a Gestão Estratégica e procedimentos para a estruturação do Plano de Ação, a partir de:

Análise SWOT para detectar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Estudos sobre o Ambiente/Cenário Externo e Interno. Externo - Tendências Macroeconômicas, Cenário Econômico Global, Nacional, Regional - Número de Cursos de Stricto Sensu com perfil semelhante ao PPGEAHC no Brasil, Demandas de Mercado, Política (legislação, diretrizes CAPES/MEC) e Questões Sociais. Oportunidades e ameaças fora do controle do programa. Interno - Missão, Visão, e Valores do Programa - Instrumentos de Gestão. O levantamento do ambiente interno contribui para a identificação de pontos fortes e fracos existentes no programa, norteado pelas referências provenientes dos processos de avaliação da CAPES - Relatório de Avaliação Quadrienal (2017-2020), Documento de Área, direcionamentos obtidos no Seminário de Meio-Termo, indicadores e informações disponíveis na Plataforma Sucupira, resultados da Autoavaliação Própria do Programa e da UPM, compostos por questionários aplicados anualmente aos docentes, discentes, colaboradores sobre: a Estrutura Curricular (Planos de Ensino – a Interdisciplinaridade, Bibliografia, Disciplinas em Língua Estrangeira),  Projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação, Participação em Grupos de Pesquisa, Mobilidade Acadêmica - Nucleação - Intercâmbio e Internacionalização, Ações Sociais e de Inclusão, Infraestrutura Própria do Programa  (Laboratórios - LAUDCINE, LHUDI, ATELIÊR ou LABORATÓRIO DE VIDRO, Salas de Aula, Bibliotecas, Secretaria, Salas de Estudos e de Orientação) e da Universidade.

A análise dos questionários elaborados possibilita realizar diagnósticos escalonados, para definir as metas, estratégias, expansão/ampliação ou mudanças, a serem alcançadas dentro do horizonte de Curto, Médio e Longo prazos. Os pilares do Planejamento Estratégico Próprio do PPGEAHC são: Identificação do Propósito do Programa, a Missão, a Visão e os Valores vinculados ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ou seja, qual o objetivo básico, qual o diferencial e o que o Programa pretende ser no futuro.


As Etapas de Trabalho da Comissão: 

Identificação de Propósitos Básicos do PPGEAHC, a partir do conhecimento da Proposta, dos relatórios Técnicos da DAV e Grupos de Trabalho – CAPES, a utilização de discussões sistematizadas em grupo (realizadas pelas três linhas de pesquisa e posteriormente pelo colegiado), com o intuito de obter visão consensual sobre a Missão: Educar e Cuidar do Ser Humano e das necessidades no campo das humanidades para o exercício pleno da cidadania; a Visão: um estado ideal, modelo de uma realidade possível em que todos criem uma imagem compartilhada do que se almeja, visão de futuro e os Valores: convicção que fundamentam as escolhas, as decisões e condutas norteadoras e essenciais da cultura organizacional do Programa - (ética, transparência nas informações, crença na capacidade de formação dos discentes, pesquisas e ações com relevância social, educacional, cultural e artística, respeito à dignidade e diversidade humana, cooperação, espírito de equipe, criatividade e inovação). 

Aplicar a análise SWOT: forças, fraquezas, oportunidade e ameaças para diagnóstico, formulações dos objetivos estratégicos e ações. Ação realizada concomitantemente com a Unidade Acadêmica e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Construção de Mapa Conceitual sobre o ambiente externo, composto por fatos, eventos e tendências impactantes para o desenvolvimento de atuações e sobre o ambiente Interno, levantamento da percepção dos docentes, servidores técnico-administrativos, discentes e egressos do Programa para definição do Plano de Expansão, Manutenção e ou Mudanças de Estratégias. 

Reuniões de Composição dos Cenários para propiciar a concepção dos objetivos no quadriênio de 2021 - 2024, com base na metodologia Future Search de planejamento que faculta à Comissão de Planejamento Estratégico, Representantes das Linhas de Pesquisa e Colegiado assumirem a responsabilidade pelas ações e desenvolver compromissos com a implementação. Em reuniões organizam reflexões baseadas nos documentos da CAPES e dos planejamentos institucionais, tais como Desafios Futuros para a Formação Discente; a interdisciplinaridade; qualificação do conhecimento gerado; infraestrutura do programa; corpo discente e seus processos relacionados; visibilidade do programa; crescimento da internacionalização; inserção social e processos de autoavaliação e meta avaliação. 

Após o mapeamento e a composição dos cenários a elaboração dos encaminhamentos: manutenção ou revisão dos objetivos e ações estratégicas que contribuam para que as metas estabelecidas sejam alcançadas, assim como a manutenção ou estabelecimento novos de indicadores quantitativos relevantes para medir o avanço das ações com relação às metas estabelecidas para o quadriênio. A abordagem adotada proporciona que várias pessoas reflitam e compartilhem suas impressões e expectativas sobre o programa, de maneira estruturada, aumentando o conhecimento sobre o que é e o que faz o PPGEAHC e apontar novos objetivos e ações para os próximos anos. Esse direcionamento possibilita a contribuição de grande número de atores para compreender o que o programa pode ofertar e o que os discentes e docentes gostariam de receber – Proposta de Valor. Com base na Proposta de Valor, o grupo pode rever o que se pretende alcançar e o que deve ser mantidos em tempo curto, médio e longo. Desenvolver metrificação dos avanços, a partir dos Indicadores e definição de Metas para cada objetivo estratégico com vistas no Plano de Ação. 

Dessa forma, a estrutura do Planejamento Estratégico Próprio está composta por:  Objetivos Estratégicos - Indicadores - Metas e Plano de Ação, sendo o último fundamental para alcance dos objetivos. A seguir, apresentaremos de forma detalhada, o percurso do Planejamento Estratégico Próprio do PPGEAHC e como ele está relacionado e vinculado com o Planejamento Estratégico Institucional.

Com base no histórico da comissão de planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC), fica claro que a comissão possui uma estrutura robusta e meticulosa, com foco em alinhar o programa com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PDI/UPM) e os requisitos da CAPES, ao mesmo tempo em que considera fatores internos e externos.

Análise Estratégica com Base no Histórico:

  • Planejamento Estratégico Integrado:

   - O PPGEAHC tem um planejamento estratégico próprio que está alinhado com o planejamento estratégico da instituição mais ampla. Isso é crucial para garantir que o programa não apenas cumpre as exigências institucionais, mas também contribui para os objetivos mais amplos da universidade.

   - O alinhamento com o PDI/UPM e os documentos da CAPES reflete uma efetiva conformidade com as diretrizes externas, o que é fundamental para a avaliação e credenciamento.

  • Análise SWOT:

   - A utilização da análise SWOT é uma prática essencial para identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças tanto no ambiente interno quanto externo. Isso permite que a comissão tenha uma visão clara e abrangente dos desafios e oportunidades que o programa enfrenta, e pode ajudar a adaptar estratégias para maximizar o impacto positivo.

   - O fato de o SWOT se basear em dados de autoavaliação e avaliações externas (como o Relatório de Avaliação Quadrienal e indicadores da Plataforma Sucupira) demonstra um compromisso com a melhoria contínua e a adaptabilidade.

  • Envolvimento de Múltiplos Atores:

   - A comissão inclui docentes internos e externos, além de discentes, o que garante uma diversidade de perspectivas e uma abordagem colaborativa. Este é um ponto forte, pois a diversidade de perspectivas pode enriquecer o processo de planejamento e garantir que as estratégias implementadas sejam abrangentes e inclusivas.

   - A participação ativa de diversos grupos na autoavaliação e no planejamento, incluindo docentes, discentes e colaboradores, é essencial para a legitimidade do processo e para assegurar que as estratégias atendam às necessidades reais do programa e da comunidade acadêmica.

  • Foco na Interdisciplinaridade e Inovação:

   - A missão, visão e valores do programa enfatizam a educação e o cuidado no campo das humanidades, com uma abordagem ética e transparente. Isso coloca o PPGEAHC em uma posição única para liderar em áreas como interdisciplinaridade, inovação e relevância social.

   - A interdisciplinaridade, mencionada tanto no contexto das linhas de pesquisa quanto na estrutura curricular, é um elemento chave para o sucesso do programa, especialmente em um contexto em que as demandas por soluções complexas exigem abordagens que cruzam fronteiras disciplinares.

  • Metas e Indicadores Claros:

   - A criação de metas claras, indicadores e um plano de ação associado demonstra um compromisso sério com o progresso mensurável e a responsabilização. Este é um elemento crucial para garantir que as estratégias implementadas sejam eficazes e possam ser ajustadas conforme necessário.

  • Composição de Cenários e Futuro:

   - O uso de um conjunto de metodologias – Future Search para composição de cenários sugere uma abordagem proativa e orientada para o futuro. Esta é uma prática valiosa, pois permite que o programa antecipe desafios e oportunidades, adaptando-se de maneira ágil às mudanças no ambiente educacional e científico.

   - A revisão contínua de objetivos e ações estratégicas com base em cenários compostos demonstra um processo dinâmico e iterativo de planejamento, o que é fundamental para a relevância e resiliência do programa em um ambiente em constante mudança.

Recomendações Estratégicas possíveis:

1. Fortalecer Parcerias:

   - Expandir parcerias com outras instituições de ensino superior, tanto no Brasil quanto internacionalmente, para aumentar a visibilidade e a internacionalização do programa.

   - Fortalecer a colaboração com as instituições e outros setores para aumentar a aplicabilidade dos projetos de pesquisa e extensão.

2. Inovação didático-pedagógica:

   - Continuar a investir em inovações pedagógicas, incluindo o uso de novas tecnologias e metodologias de ensino, para garantir que o programa permaneça na vanguarda da educação em humanidades.

   - Considerar a expansão de disciplinas em línguas estrangeiras e módulos de ensino à distância para aumentar a acessibilidade e a atração de um público mais diversificado.

3. Aprimoramento da Infraestrutura:

   - Priorizar o aprimoramento contínuo da infraestrutura do programa, incluindo laboratórios e bibliotecas, para garantir que os discentes tenham acesso aos melhores recursos para suas pesquisas e estudos.

4. Monitoramento Contínuo:

   - Estabelecer um sistema de monitoramento contínuo das metas e indicadores, com relatórios regulares à comunidade acadêmica para garantir transparência e ajuste rápido quando necessário.

5. Valorização dos Docentes e Discentes:

   - Continuar a valorizar e apoiar o desenvolvimento dos docentes e discentes, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e acadêmico, e reconhecendo publicamente suas conquistas e contribuições para o programa.

A elaboração de um Mapa Estratégico do programa foi fundamentada na perspectiva interdisciplinar e seus objetivos, considerada a base de sustentação do Planejamento Estratégico. Tendo a interdisciplinariedade como a base e a constante avaliação por parte do colegiado e da coordenação, aliado a uma boa ferramenta tecnológica, que nos leva a uma melhoria contínua da eficiência operacional é possível expressarmos as competências necessárias para consecução dos objetivos estratégicos propostos.  

Com essas estratégias, o PPGEAHC estará bem-posicionado para enfrentar os desafios futuros e continuar a se destacar como um programa de excelência no campo interdisciplinar das humanidades.


Composição dos Membros da Comissão de Planejamento Estratégico Próprio

Interno
Profa Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz (Presidente)
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva (UPM)
Prof. Dr. Marcelo Martins Bueno (UPM)
Prof. Dr. Roger Fernandes Campato (UPM)
Externo
Profa. Dra. Carlota Boto (USP)
Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício (USCS)
Egresso
Ângela Zamora Cilento
Discente
Thiago Pacheco

Técnico Adminstrativo
Mariana Minguini Rodrigues