Fazer intercâmbio na Espanha está sendo uma experiência incrível. Recomendo explorar cidades diversas e participar ativamente de atividades sociais para ampliar seu círculo de amizades e praticar o idioma. Pesquise se na cidade que você está ficando existem grupos de alunos de intercâmbio (ESN) ou empresas de viagem para intercambistas, pois é a melhor forma de fazer amizades e conhecer melhor o país em que você está de uma forma bastante barata. Planejamento é chave, então pesquise bem as opções de cursos, alojamento e atividades.
Recomendo também pesquisar bastante sobre o funcionamento da faculdade escolhida, sobre critérios de admissão, incluindo provas, ensaios e requisitos de proficiência no idioma, para se preparar adequadamente.
É importante saber que nem todas as matérias são ofertadas em todos os momentos do ano como funciona no Mackenzie. No meu caso, tive que escolher outras matérias porque as que eu tinha escolhido antes não estavam disponíveis no semestre do meu intercâmbio.
Organizar seus documentos acadêmicos, financeiros e de identificação com antecedência para facilitar o processo de inscrição e do visto é muito importante. O consulado Espanhol exige informações bastante específicas da sua conta bancária, seguro saúde de uma empresa espanhola e vários documentos apostilados no cartório que você não consegue de um dia pro outro, e o agendamento no consulado deve ser feito um mês antes do dia que você quiser ir pelo menos.
Em relação a moradia é bastante comum os intercambistas irem morar em alojamentos universitários, mas estes são bastante difíceis de conseguir estadia por menos de um ano e possuem regras de convivência bastante estritas além de serem caros. Para combater estes problemas, É comum passar os primeiros meses na residência e depois de fazer amizades se mudar com os novos amigos para um apartamento compartilhado.
O intercâmbio que estou fazendo vai além do aprendizado acadêmico, me proporcionando uma imersão cultural única, ampliando meus horizontes e promovendo o entendimento intercultural que vou levar para o resto da minha vida, e é uma experiência que eu recomendaria para qualquer pessoa que tenha a oportunidade.
Larissa Tavares Vieira, 2 de dezembro de 2023.