17.10.2022 - EM
Após uma análise criteriosa sobre as diversas competências exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) foi avaliada com a nota máxima (5) em recente recredenciamento da pasta. O ato se trata do parecer do MEC para que uma instituição lecione cursos de Nível Superior e acontece a partir de normatizações certificadoras de que o ensino prestado ali é de qualidade.
O indicador só foi alcançado por poucas academias em todo Brasil e, dentre as metodologias abordadas, foi verificada a capacidade da faculdade em proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento das formações às quais se propõe. O documento estabelece um padrão a ser seguido e confirma que a estrutura física, o corpo profissional e docente, os projetos, conteúdos e atuação social da FPMB a coloca no ranking das melhores entidades da região.
Para o diretor Mac Cartaxo, os resultados foram alcançados graças ao comprometimento da equipe com o planejamento institucional. “O time mantém com zelo o cumprimento das metas a que se desafia a alcançar. Esse profissionalismo parte da organização de funcionários e professores motivados a construir o contexto ideal para que o aprendizado naturalmente se desenvolva mais”, afirmou ele.
Toda atividade que é realizada na educação superior trata-se de uma concessão do MEC e o documento em questão institui 41 indicadores que precisam ser cumpridos para que essa concessão seja continuada a cada 4 ou 5 anos. Os resultados obtidos garantem que a faculdade se consagrou com excelência nos rigorosos parâmetros estipulados pela pasta.
A entidade mantenedora, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), também tem a sua parcela de contribuição na atuação que frutificou em uma boa colocação da faculdade perante o exame submetido pelo MEC. A partir do IPM, a unidade brasiliense opera em elevados níveis para manter a qualidade do serviço prestado e seguir o padrão Mackenzie em respeito à tradição desse nome em todo o país.
Profissionalismo nos bastidores
O staff precisa estar bem preparado para que os alunos recebam um excelente atendimento. As áreas administrativas e pedagógicas devem atuar em sintonia e alinhadas de maneira que esse trabalho proporcione um ambiente adequado não somente ao aprendizado, mas também para o florescimento de ideais de ética profissional e valores cidadãos.
A certificação garante à faculdade a comprovação de uma formação completa em todos os sentidos. “O aluno que acessar o nosso site e ver que o MEC considerou a FPMB apta a receber a nota máxima em sua avaliação, vai confiar sua educação à instituição. É muito importante que a gestão compreenda o impacto que esse resultado agrega”, comentou Helena Miotto, analista administrativa.
Além da capacitação profissional de seu corpo de funcionários, outros aspectos também são abordados no recredenciamento, como a infraestrutura da faculdade (dentre acessibilidade, equipamentos modernos, segurança, conservação), o contexto pedagógico, os diferenciais, projetos e atuação no contexto social no qual está inserida.
Essa classificação significa que os processos desenvolvidos no Mackenzie alcançam ou estão próximos de 100% na qualidade de realização, como demonstra a secretária acadêmica Adriene Silva.
“O companheirismo e a cumplicidade da atuação nesse sistema é o segredo do sucesso dos esforços empenhados. Tudo precisa estar em dia e de acordo com o que foi proposto. Essas conquistas são fruto de uma boa organização e um cuidado com cada ação realizada tendo como base a parceria e a sensibilidade na convivência com os colegas de trabalho e, também, os estudantes. Todos fazem parte de um todo maior e comum”, expressou Silva.
A nota simboliza o reconhecimento desse esforço em conjunto na Faculdade Mackenzie. O que significa que os caminhos percorridos até aqui estiveram calçados em boas iniciativas. O mérito não se refere apenas ao professor ou ao gestor, mas a todos que colaboraram para que o empenho desse certo.
Alguns trabalhos recentes se destacam nesse sentido, como a atuação do Núcleo de Práticas Jurídicas (leia mais clicando aqui), ações de voluntariado (saiba mais aqui), apoio ao esporte (confira aqui) e também os novos cursos de pós-graduação (entenda clicando aqui).