27.08.2018 - EM Parcerias
Na última semana, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu o Global Forum Pittsburgh, etapa brasileira do evento executivo organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Educação Continuada da UPM em parceria com a University of Pittsburgh para alunos brasileiros e norte-americanos matriculados no programa de MBA para Executivos da Joseph M. Katz Graduate School of Business.
O evento, realizado entre os dias 20 e 24 de agosto no campus Higienópolis do Mackenzie faz parte de quatro encontros internacionais oferecidos durante o curso de MBA e que acontecem nos EUA, Brasil e China. O programa de estudos tem como foco empreendedores, gestores e profissionais que desejam expandir seus conhecimentos de negócios, habilidades de liderança e visão estratégica para competir em um cenário global.
Karla Alcides, diretora de Assuntos Internacionais do Executive MBA da Universidade de Pittsburgh explica que além das aulas sobre liderança estratégica, uma composição de atividades permitiu que os alunos tivessem uma imersão no cenário econômico e cultural brasileiro. “O objetivo é desenvolver um conhecimento maior da região brasileira e também da América Latina dentro do contexto econômico de negócios. O fato dos executivos terem a oportunidade de se relacionar e conhecer o mercado brasileiro cria um diferencial dentro de suas áreas de negócios e futuras aspirações profissionais”, completa Karla.
Das duas matérias ministradas durante a semana, uma delas foi lecionada por Ravi Madhavan, professor de Administração de Negócios da Joseph M. Katz Graduate School of Business, da Universidade de Pittsburgh. Em conversa, Madhavan conta que o projeto de estudos oferecido permite que a experiência vá além da sala de aula.
“Ao apresentarem seus projetos, eles assimilam muito mais do que apenas receber aulas expositivas. Além dos alunos estrangeiros conseguirem adquirir conhecimento sobre a economia do Brasil, os brasileiros têm a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do mercado dos Estados Unidos. É um networking global, não só local”, ressalta. Dessa forma, a internacionalização agrega valor aos professores, às universidades e principalmente aos alunos.
Ashby McGarry, estudante do MBA e gerente de Campanhas de Marketing do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh conta que, para ela, a melhor parte de trabalhar com os brasileiros são os desafios apresentados e a contribuição mútua entre os colegas do projeto. “Eles conseguem nos desafiar, mostrando que coisas que acreditávamos ser óbvias, não são exatamente dessa forma. Por outro lado, nossa perspectiva também oferece a eles uma oportunidade de modificar a abordagem das questões”, ressalta.
Eduardo Issa, coordenador do Executive MBA no Mackenzie diz ter expectativas do programa ser intensificado, afinal, a parceria entre as universidades trouxe pontos positivos para ambas instituições. “Esse intercâmbio é fundamental para os alunos, tenho conversado com eles nesse evento e o que eu mais ouvi foi que o curso é relevante não só pelo aspecto acadêmico, mas pelo networking que eles fazem. Cada aluno traz sua vivência para este ambiente e os colegas acabam aprendendo uns com os outros também”, afirma.
Ashby também destaca que todos os participantes do programa estão empolgados em fazer parte do curso e têm como foco o crescimento pessoal e profissional. No que diz respeito a estar em outro país e participar do Executive MBA, ela afirma que nenhum outro curso oferece uma oportunidade como essa, com a possibilidade de encarar os negócios brasileiros, aprender sob outras perspectivas e até mesmo verificar problemas na infraestrutura.
“Provavelmente eu nunca teria essa oportunidade em outro local, então é único estar tão imersa em outra cultura e encarar os desafios, tentando solucioná-los. Você pode ouvir, pesquisar o quanto quiser, mas até que você esteja nas ruas andando, conversando com as pessoas e enxergando os desafios como eles são na prática, você não consegue começar a desenvolver uma solução eficiente”, finaliza ela.
Sobre o curso
O Executive MBA - Pittsburgh é um curso voltado para executivos, CEOs e diretores que buscam uma formação internacional sem deixar seus empregos, com professores internacionais e aulas ministradas em inglês, abordando todas as áreas de negócios e o desenvolvimento das soft skills.
Este é o único curso norte-americano no mercado brasileiro e já formou 17 turmas. Dos 330 alunos brasileiros que participaram do programa; 20% estão em outros países, com média de aumento salarial após 3 anos de formado na ordem de 45%; 60% deles obtiveram mudanças na carreira e 20% abriram o próprio negócio.
Saiba mais sobre o curso aqui.