Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

Compartilhe nas Redes Sociais

19.10.2022

Coordenação

"Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos"

O professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Cristhiano Motta Aguiar, recebeu o Prêmio Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional, por seu livro de contos Gótico Nordestino, lançado pela editora Alfaguara no começo de 2022.

O Prêmio Clarice Lispector integra uma das oito categorias do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022: Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens; Romance – Prêmio Machado de Assis; Conto – Prêmio Clarice Lispector; Tradução – Prêmio Paulo Rónai; Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda; Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade; Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof; e Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.

Com uma carreira que já soma 15 anos, Aguiar pensa que o prêmio é um divisor de águas em sua trajetória e dá ainda mais fôlego para seguir no universo encantador da ficção. “Ganhar um prêmio literário, ainda mais com a tradição e importância do Clarice Lispector, concedido pela Biblioteca Nacional, é uma alegria pessoal e profissional. Me sinto honrado por ter meu livro de contos em uma caminhada sólida com menos de um ano de lançamento, que culmina neste prêmio e minha participação como autor convidado da Flip 2022, agora em novembro", destaca.

Gótico Nordestino reúne nove contos que se passam nos tempos do cangaço, ditadura militar e ecos sombrios de um futuro próximo. São baseados em elementos góticos e folclóricos e estão repletos de referências de séries televisivas, cinema e quadrinhos. As narrativas fogem da prosa literária tradicional.

De acordo com o Governo de São Paulo, a avaliação das obras é feita por comissões julgadoras que as analisam a partir de alguns critérios, tais como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução. Além disso, o órgão pontua que o Prêmio Literário Biblioteca Nacional é um dos mais prestigiados do Brasil e que busca contemplar anualmente autores e tradutores em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras publicadas no Brasil em língua portuguesa.

Muito feliz com o prêmio, a equipe do Programa de Pós-Graduação em Letras pontua que a conquista representa o reconhecimento do talento e da consistência de seu projeto literário. “Não nos surpreende ver o professor Cristhiano se destacando na literatura, porque já era de conhecimento de todos a qualidade de sua pesquisa. Esperamos que esta premiação atraía novos talentos literários e desperte o lado artístico de nossos discentes”, pontua Alexandre Bueno, coordenador do PPGL do Mackenzie.

Atualmente, o PPGL da UPM está com nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Aguiar comenta que sua conquista ajuda a conferir visibilidade para o curso de Letras, bem como para o Programa de Pós-Graduação em Letras do Mackenzie, considerado hoje pela CAPES como um dos melhores do país. “Educação, teoria e prática artística podem atuar em conjunto e isso é o que sempre busquei na minha carreira", finaliza.


Related News