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Projeto do Colégio Mackenzie trabalha literatura na infância

Projeto do Colégio Mackenzie trabalha literatura na infância

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22.09.2021 - EM Cultura

Coordenação

"Programa usa os livros para trabalhar o desenvolvimento das crianças "

A literatura é uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes. É com essa ideia que o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo tem no seu currículo pedagógico o Projeto Literatura Viva, no qual os alunos da Educação Infantil leem e fazem uma série de trabalhos sobre obras literárias, previamente selecionadas.

O projeto foi concebido pelo Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e objetiva, principalmente, marcar a necessidade do trabalho escolar e familiar com a leitura de obras literárias; propor uma estrutura de trabalho didático com a literatura (como fichas de leitura);  e trazer uma curadoria, que pode ser tomada como base para a escolha dos livros de literatura que serão adotados pela escola.  

A ideia é que, a partir das leituras em sala e em casa, junto da família, a criança desenvolva ainda mais as competências relacionadas à alfabetização, além de diversas habilidades como configurar cenários mentais; inferir hipóteses em uma história ainda não concluída; identificar‑se com uma situação ou com uma personagem no contexto da história para avaliar situações e ações humanas; ter contato com formas esteticamente refinadas de uso de linguagem para comunicação de situações complexas; e perceber a importância de organizar tempo para refletir e imaginar situações propostas pela literatura.

“A leitura e as conversas com a criança estabelecem vínculos entre o leitor e o aluno, desenvolvem atenção, vocabulário e memória, estimulam a imaginação e criatividade, enriquecem o repertório, auxiliam no sono, ajudam a lidar e criar estratégias para a resolução de problemas e proporcionam o hábito de ouvir, corroborando com a consciência dos sons da fala (Consciência Fonológica), a qual impacta diretamente no processo de alfabetização”, explica a coordenadora da Educação Infantil do CPM São Paulo, Daniela Beraguas. 

É importante ressaltar que as recomendações das obras literárias seguem a confessionalidade do Mackenzie, em que faz presente a ideia de que a educação deve se preocupar com a formação do ser humano em sua integralidade. 

Por meio do projeto, as crianças desenvolvem a linguagem, tanto oral quanto escrita, além de ampliarem seu repertório linguístico. “O estudo da literatura é relevante em todas as etapas da vida escolar. A leitura de livros, mediadas pela educação escolar formal, proporciona o desenvolvimento cognitivo da criança e a coloca em contato com o mundo da literatura, que enriquece seu repertório cultural e o conhecimento do mundo”, explica a analista pedagógica da Superintendência de Educação Básica (SUPEB) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Karen Melo.  

Outro fator que auxilia no aprendizado são as ilustrações e imagens, comuns nos livros infantis, pois ativam os estímulos perceptivos na criança. “Isso ajuda os alunos a estruturarem, por exemplo, sua competência visual, o que é fundamental para o desenvolvimento linguístico. Portanto, há na literatura o acesso a diferentes linguagens”, conclui a analista pedagógica.