Os repórteres Talita Silveira e João Pedro Piragibe embarcaram no projeto que realiza trabalho social entre as comunidades ribeirinhas do Amazonas, que rendeu uma grande reportagem para a Revista Mackenzie

16.02.2018 - EM Saúde e Bem-Estar

Comunicação - Marketing Mackenzie


“Eu prometo, vou te retribuir

Tudo aquilo que tens feito por mim

Ah, eu prometo te fazer mais feliz

E ser tudo que você sempre quis”

 

Enquanto o barco ia se afastando da comunidade de Caviana, as crianças cantavam a canção “Jamais Deixarei Você”, da cantora gospel Bruna Karla. Aos poucos a margem ficava mais distante, mas as vozes pareciam mais altas. Às lágrimas, os voluntários acenavam e gritavam para os ribeirinhos com a sensação de dever cumprido e um sentimento de que teriam de voltar àquele lugar outra vez.

Não foi fácil chegar até ali. Vamos rebobinar um pouco. Ainda em São Paulo, a equipe do projeto Amazon Vida, coordenada pela Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e pela Coordenação de Projetos de Extensão, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), madrugou na Base Aérea da Aeronáutica, no Aeroporto de Guarulhos, para embarcar em uma viagem de cerca de 6 horas em direção à Manaus. O traslado é oferecido pela Força Aérea Brasileira em uma parceria que possibilita aos participantes viajar até lá sem custos.

Já na capital do Amazonas, os mackenzistas embarcaram no J.J Mesquita, barco hospitalar que oferece atendimento clínico geral e odontológico, que funciona em parceria com a ONG Visão Mundial. Acomodados em cabines, os voluntários, alunos dos cursos de Filosofia, Fisioterapia, Psicologia e Tecnologia em Gastronomia, além do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, passaram a semana viajando pelo Rio Solimões em atividades com foco em educação.

Duas semanas depois foi a vez do Amazon Teen, que levou alunos e professores dos Colégios Presbiterianos Mackenzie São Paulo, Tamboré e Brasília pelas comunidades ribeirinhas do Rio Negro. Eles levaram doações de materiais, bíblias e alimentos, trabalharam com atividades de recreação com as crianças e esporte; já os professores trabalharam na capacitação de professores e palestras para jovens e adultos, de modo a incentivar o despertar científico neste público.

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