Alunas do Mackenzie Alphaville ministram oficinas em projeto social em Barueri

Compartilhe nas Redes Sociais
Projeto WomanTech capacita jovens meninas na área de tecnologia

06.11.2024 Universidade


Alunas da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, em parceria com a ONG Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes Cepac-Barueri, participaram de um projeto que promove a capacitação tecnológica do público feminino, o WomanTech.

Durante a ação, as alunas ministraram oficinas sobre vários temas: Pensamento Computacional, Desenvolvimento de Sites e prototipação de Apps, Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial e Segurança na Internet.

A professora Marcilyanne Gois, coordenadora do projeto WomanTech e docente da FCI, destaca a importância de iniciativas voltadas para o público feminino na tecnologia. "Ações como essa são importantes para que as meninas conheçam as várias possibilidades de atuação na carreira de tecnologia", afirma.

Pesquisas mostram que o número de mulheres nas carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é significativamente menor em comparação ao público masculino. A iniciativa busca reduzir essa disparidade.

O WomanTech está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o de equidade de gênero. Cada vez mais, empresas e organizações criam programas específicos para incluir mulheres na tecnologia, reforçando a relevância e o impacto desse movimento. "Esse tipo de iniciativa desperta o interesse das meninas pela tecnologia e mostra que o conhecimento tecnológico é essencial em qualquer carreira”, reforça Marcilyanne.

O impacto do projeto também foi destacado pelas alunas que participaram como instrutoras. Marina Lucas Martins, estudante de Sistemas de Informação, compartilha sua experiência: “Ter a oportunidade de compartilhar meu conhecimento e aprender com as meninas foi enriquecedor. Pude desenvolver a empatia e a flexibilidade, buscando sempre me adaptar em uma abordagem que tornasse o conteúdo relevante para elas”, disse a estudante, que completa: “Iniciativas como essa são importantes para formar futuras profissionais na área. Sinto-me realizada”.

Sobre a ONG CEPAC

A Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes - Cepac, é uma organização da sociedade civil, que atua há 30 anos em cinco unidades na cidade de Barueri. Atende crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o acesso aos direitos por meio do desenvolvimento da autonomia, fortalecimento de vínculos familiares, fomento à cultura e qualificação profissional.

Sobre o Projeto WOMANTECH

O Projeto WomanTech é um projeto de extensão coordenado pela professora Marcilyanne Moreira Gois e envolve um grupo de professoras da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O projeto tem por objetivos: propor iniciativas que despertem o interesse do público feminino por cursos e carreiras na área de tecnologia;  promover a equidade de gênero por meio de capacitações tecnológicas e encontros com alunas dos cursos da FCI; impulsionar o protagonismo das mulheres em ambientes cuja participação feminina é reduzida; conectar mulheres de destaque na área de STEM com alunas; e envolver alunas em ações focadas no empoderamento e desenvolvimento de mulheres.

As atividades são desenvolvidas e executadas por alunas dos cursos de Tecnologia da Faculdade de Computação e Informática e supervisionadas por professoras da mesma unidade acadêmica.