Edital de Renovação de Matrícula
"Aleluia! Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre." Salmos 106:1
A Diretoria do Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo - Internacional, no uso de suas atribuições, publica este edital que regulamenta as condições para a RENOVAÇÃO de matrículas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) nesta instituição para o ano letivo de 2018, contendo, também, orientações para ingresso aos Cursos Eletivos e inscrição para Iniciação e Treinamento Esportivo.
1. Renovação de matrícula - Condições e Orientações
1.1. Estar em dia com as parcelas relativas à anuidade de 2017 e não possuir qualquer pendência financeira ou de documentos no Mackenzie.
1.2. O responsável deverá acessar o TIA - Terminal Informativo Acadêmico - pelo site do Colégio e clicar no campo Renovação de Matrícula.
1.3. Ler e sinalizar o aceite do Instrumento de Matrícula (obrigatório para dar sequência ao processo).
1.4. Imprimir o boleto de renovação de matrícula 2018, equivalente à primeira parcela de 2018, que será no valor da parcela vigente no ano de 2017 para aqueles que optarem pela matrícula antecipada.
1.5. Efetuar o pagamento da primeira parcela da anuidade de 2018 até dois dias após a emissão do boleto, para que não haja cobrança de juros e mora por atraso.
1.6. A matrícula será requerida para o ano/série subsequente ao qual o aluno está matriculado.
1.7. Em caso de reprovação ou de restrição, o deferimento da matrícula dependerá da análise da situação acadêmica do aluno.
1.8. No caso de indeferimento, o valor pago referente à primeira parcela será devolvido integralmente.
1.9. Em caso de reprovação, a renovação antecipada de matrícula será considerada para o ano/série em que o estudante for retido.
1.10. Para a renovação do desconto por convênio, o responsável financeiro, no próprio TIA, acessará o campo SOLICITAÇÃO DE DESCONTO e preencherá os dados solicitados, ou acessará pelo link: https://www3.mackenzie.br/colegios/solicitacao_desconto/formulario_desconto_sp.php. Esse procedimento deverá ser realizado até o dia 10/01/18.
2. Período
2.1. 1ª FASE - a renovação antecipada de matrícula ocorrerá de 16/11 a 20/12/17, nesse período, o valor equivalente à primeira parcela será o valor da mensalidade vigente em 2017.
2.2. 2ª FASE - a renovação regular de matrícula ocorrerá de 02/01 a 10/01/2018, nesse período, os valores já estarão atualizados conforme a tabela de mensalidades para 2018.
2.3. Caso não seja realizada a renovação antecipada de matrícula, o responsável receberá o boleto em seu endereço residencial a partir do dia 21 de dezembro de 2017. O referido boleto estará, também, à disposição no SAF (Setor de Atendimento Financeiro) ou no TIA (Terminal Informativo Acadêmico).
2.4. O prazo máximo para a renovação regular de matrícula, com garantia de vaga, será 10/01/18.
2.5. A RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA, A PARTIR DE 11/01/18, ESTARÁ SUJEITA À EXISTÊNCIA DE VAGA.
MENSALIDADE 2017 (Referência para a 1ª parcela)
Segmentos | Ano/Série | Valores das parcelas em 2017 |
---|---|---|
Educação Infantil | Maternal, Jardim I e II | R$ 1.719,00 |
Ensino Fundamental I | 1º ao 5º ano | R$ 2.078,00 |
Ensino Fundamental II | 6º ao 9º ano | R$ 2.101,00 |
Ensino Médio | 1ª a 3ª série | R$ 2.457,00 |
MENSALIDADE 2018
Segmentos | Ano/Série | Valores das parcelas em 2017 |
---|---|---|
Educação Infantil | Maternal, Jardim I e II | R$ 1.839,00 |
Ensino Fundamental I | 1º ao 5º ano | R$ 2.223,00 |
Ensino Fundamental II | 6º ao 9º ano | R$ 2.248,00 |
Ensino Médio | 1ª a 3ª série | R$ 2.629,00 |
3. Horário das aulas
Segmentos | Horários |
---|---|
Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II) | Manhã: 7h30min às 12h / Tarde: 13h às 17h30min |
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) | Manhã: 7h20min às 12h / Tarde: 13h10min às 17h50min |
Ensino Fundamental II (6º e 7º ano) | 7h10min às 12h40min (2ª a 6ª feira) |
Ensino Fundamental II (8º ano) | 7h10min às 12h40min (3ª, 5ª e 6ª feira) / 7h10min às 13h30min (2ª e 4ª feira) |
Ensino Fundamental II (9º ano) | 7h10min às 12h40min (3ª e 6ª feira) / 7h10min às 13h30min (2ª, 4ª e 5ª feira) |
Ensino Médio | 7h10min às 13h30min (2ª a 6ª feira) / 14h30min às 17h (3ª feira) |
4. Materiais Didáticos
4.1. Será obrigatório o uso dos livros do SME - Sistema Mackenzie de Ensino, conforme registrado no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
4.2. Os valores dos livros didáticos do SME serão pagos em seis parcelas, sendo três parcelas no 1º semestre e três, no 2º semestre.
4.3. Toda 2ª via de boleto pode ser adquirida no TIA - Terminal Informativo Acadêmico, em SITUAÇÃO FINANCEIRA.
Livros Didáticos | Sistema Mackenzie de Ensino - SME | Valores |
---|---|---|
Educação Infantil | Maternal e Jardim I | R$ 434,40 |
Educação Infantil | Jardim II | R$ 412,00 |
Ensino Fundamental | 1º ano | R$ 551,20 |
Ensino Fundamental | 2º ao 5º ano | R$ 597,60 |
Ensino Fundamental | 6º ao 9º ano | R$ 648,00 |
Ensino Médio | 1ª série | R$ 1.037,60 |
Ensino Médio | 2ª e 3ª série | R$ 893,60 |
4.4. O material da LEGO ZOOM EDUCATION será obrigatório do Maternal da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, conforme registrado, também, no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, cujo valor será pago em três parcelas, no 1º semestre, por meio de boleto bancário, de acordo com tabela abaixo:
4.5. O Mackenzie fornecerá uma agenda escolar, para uso obrigatório durante o ano letivo, da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental. Em caso de perda, o estudante deverá adquirir outra na coordenação do segmento, mediante pagamento de uma taxa extra.
4.6. A lista de material 2018, do Maternal da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio, está disponível no site http://colegio.mackenzie.br e poderá ser adquirida em qualquer livraria ou, para sua comodidade, as encomendas de materiais podem ser feitas por telefone, e-mail ou pessoalmente, na livraria do colégio.
Tel. 2114-8574 ou 3207-7093 - E-mail: macklivros@cep.org.br ou macklivros@hotmail.com.
5. Uniforme
5.1. O uso do uniforme é obrigatório desde o início do ano letivo.
6. Calendário Escolar 2018
6.1. Início do ano letivo:
29/01/18 - segunda-feira - Ensino Fundamental II (6º ano) e Ensino Médio
30/01/18 - terça-feira - Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (7º ao 9º ano)
6.2. Recesso Escolar:
De 28/06 a 30/07/18
6.3. Início do 2º semestre letivo:31/07/18 - terça-feira
6.4. Encerramento do ano letivo:
Educação Infantil e Ensino Fundamental I: 08/12/18
Ensino Fundamental II e Ensino Médio: 06/12/18
6.5. Período da Recuperação Final:
De 07 a 18/12/18 - Ensino Fundamental II e Ensino Médio
De 10 a 18/12/18 - Ensino Fundamental I
6.6. Cronograma das Reuniões de Pais no início do ano letivo de 2018:
Segmentos | Datas | Horários | Local |
---|---|---|---|
Educação Infantil | 29/01(segunda-feira) | Manhã: 9h30min às 11h / Tarde: 13h30min às 15h | Auditório Ruy Barbosa |
Ensino Fundamental I | 29/01(segunda-feira) | Manhã: 9h30min às 11h / Tarde: 13h30min às 15h | Auditório Ruy Barbosa |
Ensino Fundamental II - 6º ano | 29/01(segunda-feira) | 7h30min às 9h | Auditório Ruy Barbosa |
Ensino Fundamental II - 7º ao 9º ano | 29/01 (segunda-feira) | 7h30min às 9h | Auditório Ruy Barbosa |
Ensino Médio | 29/01 (segunda-feira) | 11h30min às 12h30min | Auditório Ruy Barbosa |
Observação:
Na reunião de pais, haverá entrega de material pedagógico na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.
7. Cursos Eletivos
Cursos Eletivos | Ano | Dias da Semana/Horários | Valor |
---|---|---|---|
Middle School | 6º ano | 2ª a 6ª feira 12h40min às 13h30min | R$ 550,00 (12 parcelas) |
High School | 9º ano e Ensino Médio | segundas, quartas e quintas-feiras 14h30min às 17h | R$ 1.653,00 (12 parcelas) |
7.1. O Middle School é um programa suplementar de imersão na língua inglesa no qual o aluno pratica a língua por meio de matérias acadêmicas em inglês e projetos STEM, campo do conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
7.2. O High School, oferecido pela escola aos seus alunos, aprovados em um processo seletivo, oferece a dupla certificação para o aluno do Ensino Médio. Durante o programa, o aluno cursa disciplinas oficiais do Currículo Americano de acordo com a série em que está matriculado. A matriz curricular americana oferecida, bem como os seus instrumentos avaliativos, estão sob jurisdição dos EUA e sob a política institucional da Liberty University, uma das mais conceituadas universidades americanas.
Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone 2766-7565 ou e-mail: middleschool@mackenzie.br ou highschool@mackenzie.br.
8. Iniciação, Treinamento Esportivo e Oficinas Culturais
8.1. Haverá um comunicado com todas as informações no início do ano letivo de 2018.
8.2. As aulas de Iniciação e Treinamento Esportivo são opcionais e dependem de inscrição, vaga e espaço.
Gratuitas | Terceirizadas (pagas) | NDA - Núcleo de Desenvolvimento Artístico |
---|---|---|
Ginástica de Solo | Artes Circenses | Coral |
Ginástica Rítmica | Ballet | Práticas Musicais |
Condicionamento Físico | Judô | Artes Cênicas |
Dança | Esgrima | Violão |
Cheerleaders | Tênis de Mesa | Pintura e Artesanato |
Handebol | Karatê | Filatelia |
Basquetebol | ||
Futsal | ||
Voleibol | ||
Tchoukball | ||
Kin-Ball | ||
Xadrez |
9. Desistência de Matrícula
9.1. Não há cancelamento automático de matrícula. O responsável deve comparecer à escola e fazer o pedido oficialmente na secretaria do segmento em que o aluno estuda.
9.2. No ato de eventual desistência da matrícula requerida, o responsável financeiro deverá comparecer à SIC - Secretaria de Ingresso e Controle (Prédio 17), preencher a solicitação ao SAF - Setor de Atendimento Financeiro, contendo: o motivo, o número do banco, a agência, a conta corrente, o nome e o CPF do correntista, na qual será efetuado o depósito da devolução, que ocorrerá dentro de 30 (trinta) dias.
9.3. A desistência de matrícula não dá o direito ao responsável de pleitear restituição das importâncias já pagas, exceto na desistência antes do início do período letivo, hipótese em que a devolução será de 100% (cem por cento) se requerida até 20/12/2017 ou de 80% (oitenta por cento), até 24/01/2018.
10. Informações Complementares
10.1. O Responsável, ao efetivar a matrícula, declara sua concordância com os termos contidos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, na Proposta Pedagógica e no Regimento Escolar.
11. Comunicação entre Escola e Família
11.1. O responsável pelo aluno compromete-se a manter todos os seus dados atualizados na SIC - Secretaria de Ingresso e Controle, a fim de viabilizar a comunicação, que é feita por vários meios: portal (http://colegio.mackenzie.br), TIA App (notas e faltas), isCool App e redes sociais, para o envio de circulares, informativos e eventos.
11.2. Eventuais dúvidas relativas ao processo de renovação de matrícula poderão ser esclarecidas pelo:SAF - Setor de Atendimento Financeiro Tel.: 2114-8538 ou 2114-8000 / (11) 2766-7000 (opção 5) Atendimento: 2ª a 6ª feira das 8h às 21hSIC - Secretaria de Ingresso e Controle Tel.: 2766-7600 Atendimento: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h
11.3. Horário de funcionamento dos postos bancários, no Campus, para pagamento das parcelas:Banco Santander - das 10h às 16hBanco Itaú - das 11h às 19h30
São Paulo, 14 de novembro de 2017.
Sueli Silva de Almeida
Diretora do Colégio Presbiteriano Mackenzie - São Paulo