Por que as cidades inundam? Dos fenômenos naturais à construção dos desastres

Por que as cidades inundam? Dos fenômenos naturais à construção dos desastres

LançamentosArquiteturaConexão Inicial

Afonso Celso Vanoni de Castro, Pérola Felipette Brocaneli e Antonio Eduardo Giansante

 

 


Clique aqui para ler um trecho do livro.

Todos os anos, entre outubro e março, o Brasil testemunha cenas devastadoras de inundações, em que chuvas intensas transformam ruas e bairros em rios violentos. Essas tragédias, que desalojam centenas de famílias e resultam em perdas humanas, são uma triste rotina que parece surpreender tanto moradores quanto autoridades. Por que, se são tão previsíveis?

Este livro oferece uma análise abrangente dos desastres naturais causados pelas inundações urbanas no Brasil. Ao investigar desde o ciclo hidrológico natural até as complexas interações entre a urbanização e o meio ambiente, a obra revela como a ação humana exacerba esses fenômenos naturais. Adotando uma abordagem sistêmica que envolve hidrologia, topografia, geografia física e humana, além da climatologia, os autores nos guiam por uma compreensão profunda e necessária desses desastres.

Por meio da apresentação de estudos de casos em cidades brasileiras, destaca-se como um planejamento urbano eficaz pode mitigar os danos e prevenir futuras tragédias. Como um convite para refletir sobre a importância vital da água e os desafios impostos pelas mudanças climáticas, esta obra é uma ferramenta indispensável para estudantes e pesquisadores, gestores urbanos, ambientalistas e todos que buscam entender e propor soluções para os problemas das inundações urbanas no Brasil.

Ano: 2024

ISBN: 978-65-264-0434-8

Dimensões: 16 x 23 cm

Qtd. páginas: 144

Compartilhe nas Redes Sociais