Universidade

Atualização e capacitação durante XVII Semana de Preparação Pedagógica

Professores mackenzistas são recebidos com diversos eventos até 31 de janeiro

28.01.202010h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

No dia 27 de janeiro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, realizou a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação promovida pela reitoria para receber o corpo docente com mesas redondas, conferências, oficinas pedagógicas, relatos de experiência e minicursos para iniciar o período letivo com atualizações e ânimo redobrado.

A abertura oficial da SPP ocorreu no auditório Ruy Barbosa, onde os docentes se reuniram para a palestra “Valores ao longo da história”, apresentada pelo novo chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro. O chanceler ainda foi responsável pelo momento devocional da abertura e definiu a semana como um período “cheio de desafios” e 2020 como um ano de muitas celebrações, por conta dos 150 anos comemorados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). O presidente do IPM, José Inácio Ramos, também presente, mencionou os princípios éticos e morais que guiam a instituição e que "como mantenedora temos a responsabilidade de oferecer a melhor infraestrutura para manter nosso compromisso com a educação", disse. 

Monteiro mencionou os valores e ideais do Mackenzie. “Em 2014, fui apresentado a um valor caríssimo para a instituição: a confessionalidade”, conta. Quando questionado a que se refere tal valor, o chanceler destaca: “tento resumi-la de maneira simples: à pessoa e à obra de Jesus Cristo. É sobre Ele que o Mackenzie está assentado e é para ele que realiza todas as suas coisas”, explica.

O vice-reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que assume a reitoria da UPM no dia 10 de fevereiro, deu boas-vindas aos docentes e reiterou a importância deste ano para a história do Mackenzie.

“Eu espero que esse ano seja de muitas realizações e conquistas para todos, pessoalmente e também profissionalmente, além de toda a instituição, é claro”, diz Marco Tullio. 

A professora Marili Moreira da Silva Vieira, pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos da UPM, destacou em sua fala as melhorias ocorridas na Universidade ao longo do tempo, como a redução do índice de evasão, aumento do Índice Geral de Cursos (IGC) e notas positivas no Enade, por exemplo. Ainda comentou sobre estratégias pedagógicas e a importância de ensinar os alunos a serem protagonistas no processo de aprendizagem. "Esta é a última vez que me dirijo como pró-reitora, e o faço com muita alegria e satisfação de dever cumprido", disse ao comunicar sua saída da Pró-Reitoria, que será assumida pela professora Janette Brunstein.

A Semana Pedagógica, segundo Marili, é uma das ações implementadas para auxiliar e acompanhar os professores na inovação de formas de ensinar, de se comunicar e de organizar seus processos de ensino para favorecer a aprendizagem. “As conferências e mesas têm como objetivo direcionar uma reflexão conjunta de toda a congregação de professores em torno de temas atuais, fundamentados em bases científicas, nas diretrizes educacionais e alinhados com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Mackenzie”, finaliza. 

Posse

O vice-reitor aproveitou a oportunidade para apresentar aos docentes o novo corpo de pró-reitores que assume ainda este ano: Cleverson Pereira de Almeida, pró-reitor de Controle Acadêmico; Felipe Chiarello, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Marcelo Martins Bueno, pró-reitor de Extensão; e Luís Carlos Lemos, pró-reitor de Planejamento e Administração.

As atividades da SPP acontecem até dia 31 de janeiro com diversas ações para os docentes da UPM nos campi Higienópolis e Campinas. Confira a programação aqui

*Foto capa: Marco Tullio de Castro Vasconcelos. Crédito: Dago Nogueira/NTAI.