Chanceler do Mackenzie lança livro "Os Quatro Olhares"

Narrativa explora a conexão dos evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e João 

09.10.202416h51 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Na última quinta-feira, 03 de outubro, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), sediou o evento de lançamento do livro do chanceler Robinson Grangeiro Monteiro. “Os Quatro Olhares - Uma Harmonia Temática dos Evangelhos" é uma obra que busca harmonizar as perspectivas dos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.  

No livro, Grangeiro explora a conexão nos relatos entre os evangelhos, destacando diferenças e similaridades e unindo-as em uma só visão. Entre os motivos que o levaram a escrever, o chanceler afirmou que “no início da minha fé cristã, sempre me coloquei uma inquietação, que foi aquela ideia de que à medida que ia lendo os evangelhos, ia perceber nuances de diferenças”. 

Ele contou que, na época, queria entender o motivo de determinado evangelista citar determinados personagens e cenas, enquanto outros omitiam. “Porque alguns milagres, sinais de Jesus eram relatados por alguns ou por um só, e os outros não. Todas essas inquietações, ao invés de me desanimarem para a leitura bíblica, na verdade me fizeram fazer uma harmonia dos evangelhos”, pontuou o chanceler. 

A razão pelo qual o livro é contado em episódios, segundo Grangeiro, é o desejo de “trazer uma visão imersiva aos leitores, assim como novelas e séries são contadas por capítulos, eu desejava trazer esse estilo para a leitura do livro”.  

Durante o evento, o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tullio de Castro de Vasconcelos, parabenizou o chanceler. "Nosso coração está muito alegre e feliz com o seu trabalho", que completou, falando sobre a dedicatória feita para ele. “Uma perspectiva de tentar enriquecer a nossa compreensão espiritual. É sobre esse desejo de que a pessoa enriqueça a nossa vida, como enriquece a vida de todos aqueles que são alcançados pelas suas salvações". 

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, falou sobre o legado que o chanceler está deixando para as pessoas após a publicação do seu livro. "Um dia a memória vai passar, mas a sua vai permanecer. Que este livro seja para todos nós, e para sua descendência, um legado para falar daquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para sua maravilhosa luz". 

O presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Pereira Caldas, presidente do conselho deliberativo, parabenizou e declarou que o texto produzido pelo chanceler “traz uma novidade sobre um tema com mais de 2000 anos”. 

Estavam presentes no evento, o membro do Conselho Deliberativo do IPM, Ernesto de Jesus Herrera; o diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes Jr.; o diretor da Cidade Mackenzie, Dante Venturini de Barros; o pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno Duarte; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira.