Chanceler visita unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie

Reverendo Robinson Grangeiro esteve presencialmente em todas as unidades para realizar o Chanceler Day

10.03.202315h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

As unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) receberam, nos últimos dias, a visita do chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, para um dia de acolhimento a todos os mackenzistas ao redor do Brasil. A ação é conhecida como Chanceler Day.

“A experiência de estar em cada colégio é renovadora, tanto por permitir a proximidade fundamental para que todos os estudantes se percebam e se sintam realmente mackenzistas, quanto para agradecer a cada um dos colaboradores e professores pelo trabalho dedicado, encorajando-os à busca constante da excelência”, comenta o chanceler.

O objetivo do encontro é criar e fortalecer os vínculos entre a Chancelaria e todos os segmentos e departamentos dos colégios, universidade, faculdades e hospitais do Mackenzie, além de tornar a confessionalidade conhecida, compreendida e praticada em todos os ambientes do Mackenzie. O Chanceler Day acontece semestralmente em cada unidade e é uma programação realizada pelo gabinete da Chancelaria com o apoio das Capelanias, que organiza a programação em cada unidade.

Desde o início deste ano, o reverendo Robinson Grangeiro já visitou o CPM Tamboré, Brasília, Palmas e São Paulo. Em cada um deles, ele realizou um momento devocional com os alunos, conversou com os estudantes e colaboradores e, além disso, circulou em cada local para conhecer e rever a dinâmica de atividades de cada unidade. A programação é uma oportunidade para expor a história do Mackenzie, a explicar a identidade institucional confessional e a missão, que todos os mackenzistas possuem em comum.   

“O Mackenzie tem a inclusão de todos os alunos, desde a sua fundação. Então, em um dos colégios, enquanto a programação com a educação infantil estava acontecendo, um aluno com mais idade e de outro segmento entrou rapidamente no espaço da recreação. Ele é um dos nossos queridos alunos do PROINC, o nosso programa de inclusão. A maneira como a pedagoga que lhe presta um apoio especial conduziu a situação e a tranquilidade das crianças com a situação demonstrou, para mim, o verdadeiro sentido do que fazemos: educar e cuida de cada ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada”, relembra da experiência inesquecível, o reverendo Robinson Grangeiro.

Palmas  

Na capital do Tocantins, o chanceler teve a oportunidade de recepcionar pais e alunos da unidade, conversar com colaboradores de todos os setores, levar uma mensagem especial para os estudantes do Ensino Fundamental II e um momento de perguntas e respostas com o Ensino Médio. Com os professores e colaboradores, realizou um culto de gratidão a Deus pelo início do semestre letivo de 2023, acompanhado do capelão, reverendo Esdras Emerson de Souza, e da diretora da unidade, Adriana Regina de Lima Dantas.  

O Chanceler Day tem sido uma experiência memorável para nossos alunos, professores e colaboradores do CPM-Palmas, conforme conta o capelão, reverendo Esdras Emerson de Souza: “Ser recebido logo cedo nos portões do colégio pelo reverendo Robinson Grangeiro é algo inusitado, carinhoso, revelador que, para além daquele sorriso aberto, do aperto de mãos ou abraços, podemos enxergar o amor cristão.”

“Uma vibrante expectativa toma de perplexo o coração de nossos professores que amam ouvi-lo compartilhar as Escrituras Sagradas. Nossos alunos do Ensino Médio, por exemplo, sempre aproveitam este dia para realizar muitas perguntas sobre nossa identidade e confessionalidade”, afirma o capelão.

São Paulo 

O chanceler recepcionou os alunos da Educação Infantil no pátio do colégio, local em que os pequeninos ouviram mais sobre o bom pastor e suas ovelhinhas a partir de um teatro organizado pela capelania. Durante o intervalo das aulas, participou de um café da manhã com as professoras e teve um momento de oração em gratidão a Deus. Para finalizar a visita, a capelania escolar organizou um culto de gratidão a Deus, que contou a participação da gestão do colégio, além da apresentação da peça “o carimbo da palavra de Deus no coração”, com o capelão da unidade, reverendo Alexandre Antunes, que interpretou o boneco Xande, e com o chanceler, Rev. Robinson Grangeiro. 

Para o capelão, reverendo Alexandre Antunes, a data criou uma memória diferente para os pequeninos: “Foi uma experiência muito boa fazer a peça de teatro com o chanceler. Ele mostrou um repertório amplo e uma habilidade de improviso para falar com o público infantil junto ao fantoche (Xande). Ensinamos uma importante lição sobre a parábola da ovelha perdida. E, melhor, o resultado da mensagem foi reverberado pelas crianças ao longo do restante da semana!”

Tamboré 

O chanceler recepcionou os alunos e participou de um momento de louvor e bate-papo com eles. Ao longo do dia, distribuiu exemplares da Bíblia Sagrada junto com o capelão, reverendo José Roberto Coelho, e a assistente de capelania, Karina da Luz Medeiros. Ele também participou de reuniões com professores e membros do setor administrativo, durante o dia, e à noite, com professores e administrativos do campus Alphaville da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de dirigir um culto de gratidão à Deus com todos os colaboradores e com os estudantes, tanto do colégio, como da UPM. Também acompanharam as atividades, a diretora da unidade, a professora Tânia Calazans, a assessora Pedagógica, Andrea Fanton e professores do colégio, bem como os coordenadores e professores dos cursos de administração e direito da UPM.

Segundo o capelão, reverendo José Roberto Coelho, a atuação da Chancelaria e das Capelanias tem uma importância espiritual e emocional enorme para os alunos, colaboradores e seus familiares. “Nós oferecemos suporte necessário para qualquer pessoa, com o objetivo de manifestar os princípios e os valores da nossa confessionalidade”, afirma.

“Ter a Chancelaria e a Capelania do Mackenzie presente no dia a dia dos alunos é um privilégio e, ao mesmo tempo, um presente de Deus, pois aqui os mackenzistas encontram respaldo, segurança e cuidado em sua totalidade, oferecendo respeito ao ser humano criado por Deus”, complementa a assistente de capelania, Karina da Luz Medeiros.

Brasília 

Na capital federal, o reverendo Robinson Grangeiro realizou um talk show com os alunos do colégio, e reuniu-se com os coordenadores da unidade. À noite, participou de um culto de gratidão pelo início do ano letivo, com a mensagem sobre a história do jovem rico, que perguntou a Jesus sobre a vida eterna.

“O talk show foi um sucesso! A ideia era falar sério, mas de forma descontraída. Tivemos a participação da banda formada e, ao longo da entrevista com o chanceler, convidamos alguns alunos para interagir. A temática foi o próprio Mackenzie, dividido em três etapas: 1) Mackenzie é história; 2) O Mackenzie é o sonho; e 3) O Mackenzie é a transformação”, conta o capelão, Rev. Ithamar Ximenes.