Projeto Amigo Bicho emociona mães de pacientes pediátricos no HUEM

'Há semanas que eu não via meu filho sorrir', disse a mãe de um paciente internado.

25.04.202417h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

A quarta-feira, 24 de abril, foi especial na ala pediátrica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Acompanhados por voluntários, os cães do projeto Amigo Bicho encheram de alegria e esperança os corações dos pacientes da pediatria geral e de queimados.

O contato com animais de estimação possibilita diversos benefícios às crianças que estão enfrentando rotina hospitalar. A terapia assistida por animais proporciona experiências diferenciadas para pacientes, familiares e também colaboradores, conforme explica a pediatra do HUEM, Dra. Andréia Franco.

“É cientificamente comprovado que a interação humana com cães libera hormônios como dopamina e endorfina, que trazem uma sensação de bem-estar e felicidade. Isso melhora a imunidade dos pacientes e auxilia bastante nos tratamentos”, destaca a médica.

A hospitalização naturalmente causa medo e apreensão não só nos pequenos, mas também na família. Além dos benefícios físicos, a presença dos animais cria um ambiente familiar para as crianças, lembrando-as de seus próprios animais de estimação e proporcionando uma sensação de conforto em meio à rotina hospitalar. 

Humanização

O projeto Amigo Bicho faz parte das iniciativas de humanização do atendimento praticado no HUEM, que busca oferecer um ambiente acolhedor, sempre pensando no melhor para pacientes e acompanhantes.

Os cães são todos treinados, dóceis, passam por completa higienização, vacinação e todos os cuidados imprescindíveis para o bom andamento do projeto. Como novidade, esta visita contou também com um gato, que fez sucesso entre pacientes e colaboradores.

Cada quarto percorrido pelos cães voluntários foi marcado por sorrisos sinceros e momentos de carinho entre as crianças e os animais. É uma importante motivação, que alegra o dia, torna a rotina hospitalar mais leve e descontraída.

Ninguém está no hospital porque deseja, mas sim porque precisa. Atividades como esta levam conforto e um alívio bem-vindo durante os dias difíceis de tratamento. Com lágrimas nos olhos, uma das mães relatou a importância da visita.

“Estou até emocionada, difícil falar. Mas quando eu vi meu filho sorrindo foi uma alegria que nem consigo explicar. Faz semanas que ele só estava com a cara fechada, sem sorrir. Nem sei como agradecer por esse momento”, disse.

O Hospital Mackenzie reafirma seu compromisso com o bem-estar e a recuperação integral de seus pacientes, buscando sempre promover ações que contribuam para uma experiência hospitalar mais humanizada e confortável.