A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) está com as matrículas abertas para uma Pós-Graduação inédita na Capital Federal. A especialização em Inteligência, Cenários e Gestão Estratégica é voltada à capacitação de profissionais para a formulação de estratégias e políticas públicas, com base em cenários prospectivos, megatendências e produção de inteligência. A proposta é trabalhar, por meio de experimentação e conhecimento, o desenvolvimento de competências cada vez mais fundamentais às gestões governamentais ou corporativas. Os profissionais serão capacitados para lidar com dados sofisticados e atuar com excelência na mitigação de riscos estratégicos do processo decisório.
Em um mundo em transformação e altamente disruptivo, as organizações que conseguirem produzir informação a respeito do futuro serão mais bem sucedidas em seus objetivos estratégicos. A avaliação é da professora doutora em Ciência da Informação e coordenadora da Pós-Graduação, Elaine Marcial. “Isso porque conseguirão enxergar com mais clareza eventos e movimentos de atores que poderão mudar o curso dos acontecimentos, melhorando sua capacidade de formular opções estratégicas e realizar melhores investimentos”, explicou a docente, que também está à frente do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos Mackenzie (NEP-Mackenzie Brasília).
Para alcançar este ponto, é necessário conhecer os métodos e ferramentas que podem, e devem, ser integrados à etapa de tomada de decisão ou planejamento de curto, médio ou longo prazos. Por isso, a especialização será toda conduzida por profissionais com formação sólida nas temáticas discutidas ao longo dos componentes curriculares e com vasta experiência no mercado de trabalho. Os alunos serão preparados a partir das principais demandas da iniciativa privada e do Poder público, com as soluções e instrumentos mais atualizados. Poderão também integrar a Rede Brasileira de Prospectiva.
“A Pós foi construída também para que os docentes desenvolvam projetos escolhidos por eles ou suas organizações ao longo da especialização. Sendo assim, os produtos gerados ao final de cada unidade curricular contribuirão com a condução do projeto, apoiados por professores (mestres e doutores) com amplo conhecimento teórico e experiência no mercado”, acrescentou a Dra. Elaine Marcial
O curso tem como público-alvo gestores públicos e privados, profissionais da área de planejamento, gestão estratégica e cenaristas, servidores públicos pertencentes à administração pública direta e indireta dos diferentes entes federados. Profissionais e gestores das áreas de segurança pública, informação, inteligência, inteligência competitiva, investigação, fiscalização, controle e segurança da informação também estão convidados, bem como aqueles que não pertencerem a essas áreas, mas têm interesse pelo assunto.