Qual é a 1ª universidade não pública do estado de São Paulo no Ranking Universitário Folha 2019 (RUF)? Isso mesmo, é a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que conquistou a posição pelo oitavo ano consecutivo entre as Instituições de Ensino Superior (IES). Entre as não públicas de todo o território nacional, a UPM ficou classificada em 4º lugar. Já na extração contabilizando as IES públicas e privadas, o Mackenzie aparece no 34º lugar no ranking que contempla 197 instituições.
No quesito Mercado, a UPM alcançou a quarta posição nacional geral, como uma das preferidas pelas empresas quando em busca de profissionais qualificados. Já dentro das IES não públicas do estado de São Paulo, o Mackenzie está em 1º lugar no quesito de Inovação, ficando também em 2º lugar nos quesitos Pesquisa, Ensino e Mercado na mesma extração.
No Índice Geral de Cursos (IGC), instrumento do MEC para avaliar a qualidade das IES, a Universidade Presbiteriana Mackenzie ficou com nota 4 (de 5), tendo 23 de seus cursos avaliados pelo RUF 2019.
O destaque dessa edição fica por conta do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPM, que ficou classificado como o primeiro do país entre as IES não públicas, alcançando também a sétima posição quando contabilizadas as públicas.
Dentre os cursos das IES privadas do estado de São Paulo, o Mackenzie também ficou em primeiro lugar nos cursos de Biologia; Computação; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Matemática; e Química.
Para conhecer cada um dos quesitos analisados que compõem o RUF 2019 e conhecer o ranking completo, acesse aqui.
Abaixo, confira as classificações por cursos analisados da UPM no RUF 2019: