06.11.2024 - EM

Coordenação


Ninguém gosta de lidar com conflitos, especialmente no ambiente de trabalho. Para superar esse tipo de situação, desenvolver estratégias de gestão é essencial, e as empresas que investem nisso têm obtido resultados positivos, criando um ambiente mais agradável e saudável. É importante entender que alguns conflitos no trabalho são naturais, pois envolvem colaboradores de diferentes idades e perfis, o que faz com que divergências aconteçam.

A pesquisa Gestão dos Conflitos Organizacionais, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), mostra que 92% dos entrevistados afirmaram que os conflitos estão presentes no dia a dia das empresas. Os outros 8% consideraram a frequência desses atritos pouco significativa. Saber como resolver conflitos é importante para o sucesso das organizações.

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Superando a falta de comunicação

A falta de comunicação prejudica o desempenho das tarefas e causa conflitos na equipe. Para evitar mal-entendidos, fale com clareza. Ao dar feedback, seja objetivo e use exemplos em vez de generalizações. Isso ajuda a diminuir as interpretações erradas e facilita o entendimento. Uma prática que deve ser evitada é ter conversas a respeito de temas delicados por e-mail, o que poderá gerar ruídos de comunicação. Caso necessite fazer procure sempre realizar uma reunião ou bate-papo para tratar de questões mais complexas.

Suponha que você esteja gerenciando um projeto com prazos limitados e necessita delegar tarefas a um colega para que sejam entregues dentro do prazo. Em vez de dizer: “Preciso que você termine essa parte quanto antes,” uma comunicação mais clara seria: “Gostaria que você terminasse essa parte até quarta-feira, para que possamos revisar o material na quinta-feira. Você acredita que consegue entregar até esse dia?”. Você estabelece uma expectativa sobre o prazo, o que aumenta a chance de alinhamento e evita desentendimentos.

Escuta ativa

Ao falar com outro, evite interromper ou divagar. Desenvolver a escuta ativa e responder usando frases como: “Entendo que você gostaria de mais autonomia nesse projeto, certo?” Essa atitude demonstra respeito e evita respostas baseadas em pressuposições.

Um exemplo de escuta ativa é quando um colega fala sobre problemas em um projeto em uma reunião. Ao invés de interromper ou tirar conclusões precipitadas, ouça com atenção até o final do diálogo e depois confirme o que entendeu.

Essa técnica mostra que você está prestando atenção e que ambos estão alinhados. A escuta ativa reforça a confiança e colabora para buscar soluções, já que o colega se sente compreendido e mais à vontade para discutir alternativas.

Estabeleça limites saudáveis

Limites bem definidos evitam situações de estresse. Se o trabalho exige muitos horários extras, converse com a liderança para planejar melhor os prazos. Ao se sentir sobrecarregado, compartilhe as suas preocupações com o gestor, focando em como os limites podem aumentar a produtividade, como: “Creio que um cronograma mais espaçado irá garantir entregas de qualidade.”

Mantenha o foco no problema

Em situações de conflito, separe o problema da pessoa em questão, isso diminuirá o desgaste emocional. Ao conversar de uma divergência, foque nos pontos específicos do trabalho e nos resultados, e evite rótulos ou julgamentos. Uma situação prática seria: “A nossa meta era alinhar os detalhes do projeto até ontem; o que podemos fazer para cumprir o cronograma?” Ao invés de focar na personalização, o foco deve ser sempre na tarefa em si.

Encoraje as soluções conjuntas

Promova soluções em conjunto, convidando as partes envolvidas a encontrar um acordo juntos. Se surgir uma divergência durante uma reunião, por exemplo, pergunte: “Quais são as ideias para conciliar as duas perspectivas?" Essa abordagem torna mais fácil a criação de soluções mais colaborativas e mantém um clima mais harmônico, incentivando o diálogo aberto e a cooperação.