O programa Mackenzie Student Transformative Learning Record (MackSTLR) já está no ar, e você, professor, já pode propor Iniciativas de Aprendizagem Transformadoras (IATs) e incentivar os alunos a construírem uma nova etapa na carreira profissional, aprimorando as soft-skills.
Para fazer parte do MackSTLR, o professor interessado deve passar por um processo de capacitação especial, que o orientará sobre os métodos de desenvolvimento de competências socioemocionais a serem aplicados nos alunos participantes.
Conheça abaixo o passo a passo para criar sua IAT
Os docentes interessados em cadastrar uma IAT deverão acessar o portal CEAT e criar seu login. Em seguida, basta clicar no botão “MackSTLR”, e escolher a opção “Criação de IATs” para propor sua ideia.
Na próxima parte será necessário criar um nome para a atividade, determinar se ela é aberta ou fechada aos participantes, inserir a data de início e final da programação, descrever brevemente a proposta, e escolher as competências-chave.
Para confirmar a primeira etapa, é necessário verificar se a ficha de abertura foi concluída. Caso a conclusão tenha sido efetivada, será enviado um número de série para a respectiva IAT. Todavia, caso o professor queira, é possível salvar a fase pausada para continuar o preenchimento posteriormente.
Concluindo, o docente deve escolher as rubricas. Em seguida, será preciso apontar as competências-chave. E, por último, selecionar as ODS aderentes à atividade proposta. Feito isso, está finalizada a inscrição da IAT.
Confira o esquema simplificado nas figuras abaixo.
Sobre o MackSTLR
A iniciativa, completamente voluntária para discentes e docentes, é gerenciada pelo portal do Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O objetivo do programa é ampliar ao aluno a compreensão de pilares profissionais que vão além dos conteúdos teóricos, ministrados em aula.
Ao longo do programa serão trabalhadas as seguintes competências: Ética, a fim de assegurar o aluno durante um processo contínuo de autoconhecimento, e o exercício crítico de tomada de decisão; Liderança e Competências Empreendedoras, para ampliar a capacidade de lidar com frustrações e responsabilidade com sua equipe e empresa; Sustentabilidade e Bem-Estar Coletivo, com o objetivo de considerar o impacto de ações em relação ao outro, à comunidade, à sociedade e ao planeta; Reflexão Crítica e Comunicação, associada ao compartilhamento de ideias e ações por meio da linguagem; Competências Culturais e Globais, para desenvolver uma abertura a grupos sociais e culturais distintos.