Nossos Talentos

Mackenzie Alphaville conquista Top 10 no Bloomberg Global Trading Challenge 2024

Instituição foi a única da América Latina entre as 10 melhores do mundo, alcançando a 8ª posição

19.12.202418h11 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Alphaville conquista Top 10 no Bloomberg Global Trading Challenge 2024

A equipe formada por alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, conquistou uma marca história no Bloomberg Global Trading Challenge 2024, sendo a única da América Latina no Top 10 Mundial, com a 8ª posição, um reconhecimento inédito para a instituição. 

O Trading Challenge é uma competição de investimento universitário que acontece inteiramente dentro da plataforma Bloomberg Terminal, na qual os estudantes atuam com investimentos do mundo real, definindo suposições de mercado e desenvolvendo estratégias e negociações.  

A competição teve início no dia 07 de outubro e foi encerrada em 15 de novembro, com a participação de 2.453 equipes, de 46 países e de 396 universidades. O professor Maurício Takahashi, orientador do grupo, comentou sobre a tese de investimento criada pelos alunos e o resultado obtido de “lucro de 59% em cinco semanas, ou seja, rentabilidade 147 vezes acima do tesouro norte-americano e 20.448% acima do benchmark (WLS-Index)”, disse. 

O número alcançado, segundo o professor, significa, nos Estados Unidos, o 4º lugar da competição, estando na frente de, por exemplo, Louisiana University, Wharton School, New York University. Em relação à Ásia, o resultado ocuparia o 5º lugar e, na Europa, seria o 1º lugar, na frente de países como Espanha, Itália e Inglaterra. 

Takahashi ainda falou sobre o cronograma da estudos e adaptação com a plataforma, além da organização da equipe. “Os alunos conseguiram se organizar com times multidisciplinares com alunos do Direito, Administração, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, a troca foi muito bacana”, afirmou. O docente ainda ressaltou que o foco do grupo foi no processo, pois “o resultado passa, mas o conhecimento fica”.

Para o aluno e capitão da equipe, Thomas Roth, “tudo deu certo, graças ao esforço de todo o time” e que ver o resultado alcançado foi muito gratificante. “Terminamos a primeira semana em 3º lugar da América Latina e 30º no mundo. Na segunda semana, tivemos uma surpresa e ficamos muito felizes, com o Top 10 Mundial e 1º na América Latina”, contou sobre as etapas da competição.

Por fim, Thomas falou sobre o início da trajetória na competição, em que foi necessário fazer um processo seletivo para formar a equipe, visto que muitas pessoas toparam participar. “Escolhemos as pessoas mais motivadas e engajadas, por causa disso, garantimos um time comprometido com o desafio”, afirmou o estudante do campus Alphaville.

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, agradeceu a oportunidade de trabalhar e aprender junto com a Bloomberg, bem como a oportunidade de desenvolvimento dos alunos e professores ao longo da competição. “Espero que vocês continuem buscando a excelência na aprendizagem e desejo que sejam profissionais extremamente vitoriosos”, disse o reitor aos alunos que se destacaram, parabenizando pelo trabalho e dedicação. 

Reconhecimento 

Na última terça-feira, 24 de novembro, a equipe que conquistou a 8ª posição mundial no Bloomberg Global Trading Challenge 2024 foi recebida na sede da empresa, localizada na região oeste da cidade de São Paulo. Durante o evento, os alunos foram premiados e receberam uma certificação. 

Participaram desse evento o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; o diretor do campus Alphaville, Anaor Donizetti Carneiro da Silva; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Claudio Parisi; e professores do campus Alphaville e do CCSA.