Na segunda-feira, dia 31 de julho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, por meio da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), uma recepção para sete alunos americanos vindos da State University of New York at Albany campus (SUNY). Eles estarão no campus Higienópolis até o dia 8 de agosto, realizando o curso de verão com o tema: Cultura Afro Brasileira – História, Arte e Inovação.
Durantes os dias na UPM os alunos terão aulas de português com a professora Ana Carolina Assoni, do Mackenzie Language Center (MLC); de Sociedade Contemporânea Brasileira, com o professor André Arruda, do Centro de Comunicação e Letras (CCL); e de Religião no Brasil, com a professora Susana Ramos Coutinho, do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), que conta estar animada para ensina-los: “é uma aula bastante teórica e eles são bem jovens, mas acho que será uma troca interessante”.
Além das aulas, os alunos terão visitas guiadas a pontos turísticos da cidade de São Paulo, como o centro, museu do futebol e museu da imigração. É unanime entre os estudantes a vontade de se conectar e conhecer melhor as origens afrodescendentes. “Eu acredito que conhecer melhor a cultura de outros povos é também conhecer melhor a minha, perceber como elas são diferentes e parecidas ao mesmo tempo. Estar aqui estudando a cultura afro no Brasil, o jeito em que as coisas aconteceram aqui, me dá a possibilidade de me conhecer melhor, assim como conhecer e compreender melhor aos outros”, contou a estudante de psicologia Melissa Sotto, de 20 anos.
O curso tem duração de 30 horas, e essa é a quinta edição do curso de verão realizado com a parceria entre a UPM e a SUNY.