Engenharia de Materiais comemora 30 anos

Compartilhe nas Redes Sociais
Curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie é considerado um dos primeiros no Brasil

28.10.2022 Atualidades


O curso de Engenharia de Materiais, da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), comemorou na última quarta-feira, 26 de outubro, 30 anos de história. A celebração foi dividida em duas partes: a primeira com as falas institucionais e o descerramento da placa de 30 anos, enquanto a segunda trouxe a palestra do presidente da Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM), José Carlos Bressiani.

Em sua saudação, o diretor da EE, Marcos Massi, parabenizou todo o corpo docente e discente e agradeceu ao atual e antigos coordenadores do curso de Engenharia de Materiais pelo trabalho. “É um curso de suma importância para o desenvolvimento do país, sobretudo aqui no Mackenzie, porque ele tem uma história de 30 anos”, disse Massi.

O diretor também falou sobre o futuro e as reformas que serão feitas no prédio 29, campus Higienópolis, e no laboratório de metalografia, além da compra de equipamentos específicos para a área de materiais. “O Mackenzie sempre se mantém no mais alto nível de tecnologia de equipamentos, instalações e ótimos professores para os alunos”, concluiu.

O coordenador, professor Renato Meneghetti, contou que o curso é o primeiro entre as universidades privadas do Brasil e que, ao longo de 30 anos, são mais de mil engenheiros formados e atuando em diferentes áreas da indústria.

Também formado em Engenharia de Materiais pela UPM, Meneghetti destacou a importância da celebração: “Uma vez mackenzista, sempre mackenzista. É uma conexão muito forte que temos com o curso e a Universidade. Poder estar aqui é algo muito especial para minha carreira”, disse.

Além das autoridades mackenzistas já citadas, estiveram presentes no evento: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o diretor de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Walter Ribeiro, representando o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; o capelão universitário, reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; e o coordenador de Extensão da EE, professor Delmárcio Gomes.

Sobre a palestra 

Além de presidente da ABCERAM, José Carlos Bressiani também fez parte da primeira turma do primeiro curso de Engenharia de Materiais do Brasil, em São Carlos. “O principal desafio na época era mostrar o que era a Engenharia de Materiais, você falava que estudava área de materiais e a maioria achava que você ia trabalhar em almoxarifado, cuidados do estoque”, contou Bressiani de forma divertida sobre a década de 60.

O engenheiro trouxe a história de sua carreira, trocando experiências com os alunos, e também falou sobre as novas tecnologias na área. “Os materiais sempre foram vitais para a vida humana. Com algumas descobertas, um leque de possibilidades e de mudanças foi aberto, e continua sendo. Qualquer avanço pequeno na área, alguns anos depois, estará repercutindo”, finalizou Bressiani.