05.12.2024 Universidade
A tarde de segunda-feira, 02 de dezembro, foi marcada pela homenagem à trajetória profissional da professora Maria Lúcia Vasconcelos, do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que após 51 anos na instituição, ocupando diferentes cargos, está se aposentando.
Uma figura extremamente relevante para o Mackenzie, Maria Lúcia iniciou como orientadora educacional no Ensino Médio no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo e, depois, atuou na mesma função, mas no curso de Pedagogia da UPM. Anos depois, foi diretora da antiga Faculdade de Educação, Letras e Psicologia da UPM.
“Fui construindo e aprendendo a fazer uma carreira acadêmica, porque, quando vim para cá, há 51 anos, eu era uma professora. Aliás, sempre fui uma professora, mas oportunidades foram surgindo e eu tinha que ou agarrá-las ou não”, contou.
Como gestora, seus dois últimos cargos na UPM foram de coordenadora geral da Pós-Graduação e reitora, respectivamente. “Todas as oportunidades foram acontecendo naturalmente na minha vida e o Mackenzie foi reconhecendo que eu podia dar conta. A possibilidade de ser reitora não passava pela minha cabeça até então”, disse a professora.
A docente também destacou que “nada é feito sozinho e, que a cada vez que as oportunidades iam surgindo, eu criava minhas equipes e multiplicávamos essas oportunidades, porque não é possível dar conta de cargos tão diferentes, se não tivermos ajuda de quem podemos confiar”.
Fora do Mackenzie, Maria Lúcia assumiu, em 2006, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente, integrava o Núcleo de Estudos Avançados (NEA), ligado à reitoria da UPM, e era docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).
“Me sinto privilegiada, o Mackenzie é, de fato, a minha casa. Aqui, fiz a minha vida profissional, que se somou à minha vida pessoal, e a minha família também entendeu que eu não seria feliz se não conseguisse fazer o que fiz aqui”, destacou. Maria Lúcia é casada há 52 anos com Oswaldo, com quem teve três filhos, Oswaldinho, Rodrigo e Ivone.
Por fim, emocionada e agradecida, Maria Lúcia disse que um dia “minha neta vai contar aos filhos que teve uma avó que amava o que fazia, e agora eu também estou vendo que fui amada”.
Confira o que falaram sobre a professora Maria Lúcia Vasconcelos:
“Muitos aqui tiveram a honra e a oportunidade de caminhar com a professora Maria Lúcia em diferentes jornadas. Ela, de fato, cumpriu a vida acadêmica, o que é um desejo de todo professor, bem como a ocupação de cargos, e se ocupou, é porque as pessoas que a convidaram encontraram todas as condições de gerir bem todos os postos para cuidar das responsabilidades da Universidade, inclusive como reitora”.
Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM.
“Precisamos reconhecer o mérito, o trabalho e a contribuição que as pessoas trazem para a sociedade e para a nossa vida. A professora Maria Lúcia, nesse meio século de trabalho dedicado ao Mackenzie, tem, de fato, trazido uma contribuição muito importante para o crescimento da instituição. Tenho certeza de que deixa um legado de tudo aquilo que pôde contribuir, o Mackenzie é privilegiado por tê-la como educadora”.
Reverendo Gildásio Barbosa do Reis, capelão universitário, representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro.
“Aqui estou, no cargo certo, na hora certa, para homenagear e agradecer. Os primórdios da nossa Pós-Graduação passam pela perseverança, firmeza e persistência da professora Maria Lúcia. Se temos uma Pós-Graduação como temos hoje, foi graças ao empenho dela. Sou grata por me ensinar a 'viver Mackenzie' e a me 'fazer Mackenzie' também”.
Professora Regina Pires de Brito, coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu da UPM.
“A liderança da professora Maria Lúcia e sua capacidade de integrar pessoas foi fundamental para que construíssemos vários Programas de Pós-Graduação, hoje tão bem avaliados e reconhecidos. Sempre a admirei enquanto uma liderança importante na nossa instituição, seja como coordenadora geral da Pós, seja como diretora de unidade, seja como reitora”.
Professor Wilson Nakamura, coordenador do NEA.
“A postura, atitude, carisma, carinho e delicadeza da professora Maria Lúcia para com os colegas e os alunos demonstram o ato da educação como uma ação frente ao mundo, uma ação de transformação. Sua reputação será sempre lembrada com respeito e sua marca permanecerá viva em todo o CCL e na história do Mackenzie, pois alguém que aqui esteve por mais de 50 anos é muito significativo”.
Professor Rafael Fonseca, diretor do CCL.