Universidade

Faculdade de Direito recebe homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo

Honraria foi entregue por conta do aniversário de 70 anos da unidade acadêmica do Mackenzie

23.10.202316h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta sexta-feira, 20 de outubro, em evento realizado no Plenário Juscelino Kubitschek, por conta do aniversário de 70 anos da Unidade Acadêmica. 
 
A cerimônia foi protocolada pelo deputado Thiago Auricchio, com a coparticipação de Lucas Bove, e contou com o apoio do presidente da Alesp, André do Prado. No ato, foram homenageados antigos diretores da FDir, como o atual pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Felipe Chiarello, e Nuncio Theophilo Neto, desembargador e professor mackenzista.
 
“Todos nós do estado de São Paulo temos uma gratidão enorme por tudo o que o Mackenzie faz, formando profissionais do mais alto nível, preparando pessoas, em todas as áreas do conhecimento, para construir um mundo melhor”, disse o presidente da Casa Legislativa, André do Prado, que é casado com Clarissa Duarte do Prado, formada em jornalismo na UPM e atualmente estudante de Direito no Mackenzie. “Eu posso entender um pouco da felicidade e orgulho dos mackenzistas de estar dentro desta instituição”, declarou o presidente.
 
A cerimônia contou com a presença de diversos estudantes mackenzistas e foi a eles que o deputado Thiago Auricchio se dirigiu. “Eu não sou mackenzista, mas tenho uma grande admiração pela instituição e pela FDir. A gente nunca deve parar de estudar, principalmente no Direito, pois é uma área que sempre muda. Se a gente não acompanhar, o mercado nos deixa para trás”, disse. 
 
Já Lucas Bove relembrou que é mackenzista e também falou diretamente aos alunos presentes. “Quero deixar o convite para que vocês voltem a essa casa de leis. Queremos ter essa aproximação, pois a classe política ficou distante das pessoas por muito tempo. Isso está mudando, graças à internet e às redes sociais, mas é importante manter essa proximidade com a sociedade”, destacou. 
 
A aproximação entre Alesp e a FDir foi um dos principais tópicos defendidos pelo diretor da FDir, Gianpaolo Poggio Smanio, que convidou os deputados para futuras palestras na Instituição. “É muito importante mostrar para nossos alunos a força da democracia do Brasil e de São Paulo, para que eles vejam e entendam a importância da democracia em nossa sociedade”, afirmou.
 
Smanio foi o responsável por receber a placa comemorativa entregue pelos deputados. Ele disse estar muito honrado em ser o diretor da unidade acadêmica em uma data tão significativa e destacou a importância daqueles que o antecederam. “A gente não pode deixar de reconhecer o legado de quem esteve à frente do Mackenzie no passado. Hoje damos continuidade a esse trabalho feito há 70 anos. Isso é Mackenzie”, afirmou. 
 
O capelão do Mackenzie, José Carlos Piacente, representando a Chanceleria do Mackenzie, destacou a importância da palavra consciência. “Aos elogios deste mundo, eu prefiro os aplausos da consciência. Nós chegamos até aqui, pois sabemos que temos a nossa consciência pura, limpa, pois fizemos o nosso melhor, e ela nos faz recordar da nossa história”, apontou. 
 
O diretor de Educação, José Paulo Fernandes Júnior, representante da Diretoria Executiva do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), apontou a importância da gratidão. “O nosso curso de Direito é uma referência nacional e internacional. A nossa instituição sempre quebrou paradigmas, com o enfoque dos valores e da formação integral dos cidadãos. A gratidão é a memória do coração e esse ato ficará para sempre gravado na história da nossa instituição”, declarou. 
 
Além de homenageado, o pró-reitor Felipe Chiarello representou a reitoria da UPM e destacou a presença dos professores da FDir na sede da Alesp. “Eu sempre penso no quanto esse amor e essa sensação de pertencimento, que passa por toda essa história, passa também pelas pessoas que constroem o dia a dia dessa instituição”. 
 
Os alunos presentes no plenário da Alesp acompanharam também uma aula sobre O papel das comissões parlamentares como forma de racionalização do processo legislativo, com o professor Ricardo Libel Waldman.
 
Também estiveram presentes no evento, além das autoridades mencionadas, as mackenzistas: a coordenadora do curso de Direito, Renata da Rocha; a coordenadora de extensão da FDir, Bruna Azzari; e a representante da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, Ana Cláudia Silva Scalquette.