26.02.2024 - EM

Coordenação


Com a chegada do século XXI, as relações de trabalho se tornaram cada vez mais diversas. Com pessoas de todas as idades e vivências, um dos diferenciais das empresas e marcas eficazes é saber como lidar com as diferenças geracionais e aproveitar a situação para o seu crescimento e de seus profissionais. Neste artigo, explicamos quais são as gerações presentes no mercado, quais são os principais conflitos, além de maneiras de lidar com as diferenças geracionais no dia a dia. 

Gerações

Para compreender como a diferença de idade pode impactar o ambiente corporativo, é importante entender quais são os termos que definem as gerações. 

●    Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960 - atualmente com 60 a 80 anos;
●    Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 - atualmente com 40 a 60 anos;
●    Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 - atualmente com 25 a 40 anos;
●    Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 - atualmente com 10 a 25 anos.

Desafios

Existem diversas situações que se não tratadas podem acarretar divergências. Um dos cenários mais comuns é quando se trata de resolução de conflitos: enquanto a geração X almeja a maneira mais segura e eficiente de solucionar um gap, os millennials e a geração Z tendem a buscar jeitos inovadores e não convencionais. 

O embate de ideias também se dá em outros campos, e se expande para além do dia a dia. Um estudo recente da revista americana Intelligent mostra que 4 a cada 10 empresas evitam a contratação de jovens recém-formados, ou da geração Z. As questões relatadas que impedem a contratação de jovens são, em sua maioria, roupas inadequadas, falta de comunicação e falta de costume durante a entrevista de emprego. 

Já uma pesquisa da empresa Ernst & Young, em conjunto com agência Maturi de 2022, mostrou que, dentre 200 empresas brasileiras entrevistadas, o quadro de funcionários acima de 50 anos é de apenas 6% a 10%. Segundo a empresa, o preconceito com idosos e um aumento de demandas profissionais impedem, frequentemente, a contratação de pessoas da terceira idade. 

Adequação

Para permitir que os colaboradores sintam-se pertencentes à organização, adotar uma política que permite a adequação de tecnologias e práticas do trabalho diário tende a ser uma maneira eficiente de contornar conflitos geracionais. Enquanto boomers não estão acostumados a utilizar o celular e redes sociais para o trabalho, a geração Z cresceu em meio ao boom de tecnologia do século XX. Utilizar a tecnologia de forma inteligente, adequando-a para cada situação e geração, é um passo importante para adequação.  

Convivência

Em meios institucionais, é inevitável sentir as diferenças geracionais durante as interações do dia a dia. Para suavizar tal questão e aprimorar a convivência entre os colaboradores, realizar workshops, treinamentos e experiências profissionais fora do ambiente do trabalho (como confraternizações e encontros comemorativos) estimula os funcionários a criarem vínculos e a ter descontração de forma adequada.  

Comunicação

Embora não seja fácil, existem maneiras de superar as diferenças de idade e aprimorar as relações de trabalho. O incentivo de uma comunicação eficaz, que valoriza todos os colaboradores, realizada de forma personalizada e individualizada é o caminho. 

Tão importante quanto uma melhor comunicação entre líder e colaboradores, é o incentivo à transparência. Enquanto boomers associam o sucesso com um longo tempo de contrato em uma empresa, a geração Z entende que o sucesso é um processo de desenvolvimento pessoal. Com diversas gerações em um único ambiente, a clareza a respeito das expectativas diárias, com alinhamentos e planejamentos a curto e longo prazo tende a amenizar conflitos geracionais.