O senador Marcos Pontes, empolgado com a iniciativa das Olimpíadas do Conhecimento, realizada pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), prestigiou os alunos de maior destaque com convite para participarem de evento no Senado. O astronauta homenageou a educação do Mackenzie na celebração do Dia da Dia da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em 13 de novembro.
Bons exemplos são inspirações para uma vida. O estudante Daniel Camargos definiu a experiência de conhecer o astronauta. "Desde criança, Marcos Pontes sempre foi minha inspiração. Quando a professora nos informou, fiquei muito ansioso, mesmo que ainda faltassem cinco dias". O jovem, que tem 16 anos e está na 1ª série do Ensino Médio, já recebeu a condecoração de ouro em edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Acompanhados pela professora Raíta Lopes, responsável pelo Centro de Treinamento Olímpico (CTO), 18 estudantes medalhistas na última Olimpíada de Astronomia, representaram o CPMB. Todos eles frequentam os últimos anos do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Orgulhosa do desempenho, a aluna Beatriz Vasconcellos, de 17 anos, ficou lisonjeada com o convite. "Foi uma oportunidade única! Nunca imaginei participar de uma reunião com pessoas tão importantes. Foi incrível!". Beatriz, que teve um desempenho exemplar nas Olimpíadas, está na turma da 3ª série do Ensino Médio, e atua como monitora no CTO.
Como foi a cerimônia
A professora Sandra Ferrari, presente na ocasião, comentou que, apesar de viverem na Capital Federal, muitos dos jovens ficaram impactados ao conhecer a Sede do Poder Legislativo brasileiro. “Eles aprenderam sobre o funcionamento do Senado e aproveitaram para conhecer as exposições: como as sessões de quadros com todos os nossos presidentes. Foi uma revisão do conteúdo apresentado em sala e que agora estava à frente deles. Mencionaram ‘esse aqui o professor disse na aula’, linkando os conteúdos”, relembrou a professora Sandra.
A cerimônia, que contou com a participação de autoridades no setor da educação profissionalizante, foi acompanhada atentamente pelos discentes, que ficaram satisfeitos com a dinâmica das apresentações e mostraram grande interesse pelo que estava sendo debatido e pelos feitos daqueles que receberam honrarias naquela manhã. “Os adolescentes levaram camisetas e capacetes da NASA para serem autografados por Pontes. Para eles, que se destacaram nas Olimpíadas, era como se estivessem encontrando um herói”, comentou Sandra.
Seguir os sonhos mesmo diante das dificuldades
A oportunidade de conhecer o primeiro e único astronauta brasileiro foi também um dos motivos que mais animou os mackenzistas. Além disso, eles se surpreenderam com o fato do Senador ser um dos maiores incentivadores da realização de olimpíadas de conhecimento nas escolas brasileiras.
Isso pôde ser percebido no convite enviado ao Colégio, no qual Marcos Pontes reconheceu: "O ensino profissionalizante muda vidas. Fiz um curso de eletricista no SENAI quando tinha 14 anos e aquele curso me deu meu primeiro emprego, literalmente me tirando da periferia para lutar, por meio da educação, pelos meus sonhos de vida. Nós podemos ajudar milhões de jovens por todo o Brasil a também mudarem de vida pela educação profissionalizante."
O aluno Daniel Camargos abriu o coração ao expressar a desesperança que sente ao pensar no cenário de desvalorização e falta de investimentos em que se encontra a Astronomia no Brasil, tanto como profissão quanto como área de ensino. "Quem se profissionaliza como astrônomo aqui, o faz por paixão ao conhecimento e o desejo de compreender sobre o funcionamento do Universo. Os salários são baixos, e o descaso com a profissão é grande. Isso é muito triste!", reconheceu ele.
Na celebração, Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), esteve presente, proporcionando um panorama da instituição por meio de informações e números. Durante esse momento, enfatizou a necessidade de expandir a oferta de cursos gratuitos em todo o Brasil, semelhante às Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. Também, destacou a viabilidade de diversificar a modalidade por meio da integração com a rede básica de ensino. "Este deveria ser o trabalho do futuro, já que a exploração espacial será para nós o que foram as Grandes Navegações para os europeus na metade do último milênio. Até porque o conteúdo das escolas não aprofunda a temática, muito menos desperta o interesse", afirmou Daniel.
Como funciona o CTO
A monitoria voluntária no Centro de Treinamento Olímpico (CTO) é uma iniciativa da professora Raíta Lopes que, atualmente, se expandiu para diversas disciplinas. Durante o projeto, os alunos permanecem no Mackenzie no horário contrário às aulas, pelo menos dois dias por semana. Nesse período, eles auxiliam os estudantes que enfrentam maiores dificuldades ao longo da formação. Ainda recebem apoio, os jovens que cursam a mesma série ou séries anteriores, proporcionando revisão de conteúdos, análise de atividades e reforço para o conteúdo dos vestibulares.