Interdisciplinaridade nas ciências: PPGEAHC completa 25 anos

Programa de Pós-Graduação realiza palestra com membro da CAPES na celebração de aniversário

02.05.2024 - EM Instituto

Comunicação - Marketing Mackenzie


A interdisciplinaridade é um tema cada vez mais central, por isso, a comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), ganhou uma importância ímpar para o fazer científico brasileiro. Considerado um pioneiro na pesquisa interdisciplinar, o programa celebrou o aniversário na última segunda e terça-feira, 29 e 30 de abril, com palestras e mesas de debates, realizados no campus Higienópolis.
 
A celebração contou com uma conferência ministrada pelo coordenador da Câmara 2 - Sociais e Humanidades da Área Interdisciplinar da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Djalma Thürler. Ele aponta que a Interdisciplinaridade é o caminho necessário para a pesquisa brasileira na atualidade. 
 
“Nós estamos conectados com a ideia de que um problema contemporâneo não é mais capaz de ser analisado por uma única área de pesquisa. Então, a área interdisciplinar se debruça sobre pesquisas complexas que demandam mais de um olhar para essa observação”, destacou o professor Thürler. 
 
Ele indica que a Interdisciplinaridade é um caminho inovador. “Esse olhar diverso geralmente gera entendimentos inovadores sobre aquele fenômeno que não está nem em uma nem em outra área. Ele está na junção, na encruzilhada dessas áreas e, por isso, eles geram conhecimento que é inovador”, afirmou. 
 
Thürler ainda apontou o caminho para que a sociedade note que a Interdisciplinaridade seja o caminho para a inovação. “A gente precisa ser mais eficiente na comunicação científica que a gente faz, para que a sociedade sinta que está sendo beneficiada com a pesquisa. Acho que esse é o nosso grande desafio, fazer com que a pessoa saiba que tem um conjunto de atores, docentes e discentes, debruçados sobre resolução de fenômenos que vão facilitar a vida dela”, finalizou o coordenador da CAPES.
 
A coordenadora do PPGEAHC, Rosana Schwatz, comemorou a presença de Thürler e reiterou a importância da Interdisciplinaridade. “A contribuição para a sociedade de uma produção de conhecimento interdisciplinar importante para o século XXI, em que várias questões são necessárias que a Universidade discuta, como diversidade, multiplicidade, interseccionalidade. Então, 25 anos é uma trajetória longa num programa pioneiro na interdisciplinaridade”, disse. 
 
Já o diretor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Lamartine Gaspar de Oliveira, ressaltou o pioneirismo do programa de pós-graduação mackenzista. “O programa, ao longo dos 25 anos, de fato encontrou seu espaço na sociedade, o nosso programa se sobressai a qualquer outro. Eu acredito que alcançaremos mais pessoas, lugares se nós investíssemos na informação de um curso interdisciplinar, de um curso de mestrado e doutorado, diferente de qualquer outro programa”, destacou. 
 
Além da conferência com o coordenador da CAPES, o aniversário do PPGEACH também contou com palestras e mesas-redondas, além de abertura institucional, com a presença de autoridades mackenzistas. Confira a seguir as impressões e comentários:

"O Brasil tem deixado ao largo a educação, a arte e a cultura. Temos sido displicentes. Quando nossa instituição celebra 25 anos desse programa, mostra como mantém a chama do saber e do ensino, estamos chamando a atenção para aquilo que é importante, para aquilo que é a nossa base".
Antônio César de Araújo Freitas, presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)
 
"A importância dessa área do conhecimento no Mackenzie é singular. Mantemos o melhor que podemos à disposição dessa área. Desenvolvemos as pessoas para saberem como desempenhar suas funções e desenvolver as pessoas para que elas sejam as melhores naquilo que fazem".
Milton Flávio Moura, presidente do IPM
 
"É um dia muito especial. Temos um programa que estimula a formação interdisciplinar inovadora, voltada para resolver problemas no campo social. Jamais podemos perder a humanidade no ensino, e introduzir a utilização cada vez mais extensiva da tecnologia precisa estar aliada ao eixo humano". 
Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM
 
Também estiveram presentes, o diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes Júnior; o pró-reitor de Graduação da UPM, Marcos Nepomuceno; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira; e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida.